terça-feira, 21 de maio de 2013

Se o seu joelho “range” ao movimentar a perna, cuidado! Pode ser Condromalácia Patelar

 
Ultimamente quando treino ando ouvindo uns rec rec rec no meu joelho...rec rec rec e não lek lek lek minha gente, é bom frisar, caso contrário eu estaria mais preocupada ainda..rsrsrs...
 
Comecei a associar esse barulho ao excesso de treino dessa última semana, uma vez que apesar de eu estar fora do ritmo, dei uma forçadinha na parte da musculação, justamente para fortalecer os joelhos e eu não sentir dores durante a corrida, como eu senti há algumas semanas atrás.
 
Fiquei com isso na cabeça...Tudo bem, os tais barulhos não são frequentes...tipo, eu não ando ao som de rec rec rec, mas alguns movimentos como de agachamento ou ao me sentar, percebo esse barulhinho de ranger...
 
Aí, a boneca aqui vai pesquisar...Acho que na verdade o google foi ao mesmo tempo a melhor e a pior ferramenta de pesquisa já criada. Meu Deus...vc acha tanta coisa boa, mas tanta besteira lá. Se eu fosse acreditar em tudo que eu lí, já estaria na mesa de cirurgia...rsrsrs..Porém, também achei coisas interessantes e que apesar de graças a Deus não se encaixarem no que venho sentindo, vai servir de alerta para aqueles que correm e que acompanham o blog.
 
Pois bem. Achei muita coisa falando de condromalácia patelar...principalmente quando se fala em ranger dos joelhos.  Mas é importante dizer que não precisa se desesperar. Não é qualquer rec rec que é diagnosticado como essa talzinha aí...Tá, tá...chega de encher linguiça e bora falar mais sério sobre o assunto...


Condromalácia patelar é  uma patologia no joelho, também conhecida como síndrome da dor patelo-femural, uma lesão degenerativa na cartilagem da patela, em que ocorre o amolecimento da cartilagem e consequentemente fissuras e erosões.


 
Uma lesão frequente em atletas, principalmente praticantes de modalidades esportivas que exigem grande impacto nos membros inferiores, tais como modalidades praticadas em quadra, é a condromalácia patelar, uma patologia no joelho, também conhecida como síndrome da dor patelo-femural, uma lesão degenerativa na cartilagem da patela, em que ocorre o amolecimento da cartilagem e consequentemente fissuras e erosões.

A condromalácia atinge principalmente as mulheres, devido à biomecânica do corpo feminino e o desequilíbrio da força muscular (mulheres possuem o quadril mais largo, e isso sobrecarrega as articulações ocasionando o desalinhamento da patela).

As principais causas dessa lesão são os traumas diretos como pancadas, o excesso de peso, a falta de alongamento e fortalecimento muscular, desvios esqueléticos e excesso de repetições de exercícios com altas cargas.
 
Os principais sintomas são:

1. Crepitação no joelho (ao esticar e dobrar a perna, pode se sentir e ouvir um barulho como se estivesse triturando a cartilagem);
Travamento no joelho.
2. Dor na parte anterior (“na frente”) do joelho, ao redor e atrás da patela (principalmente ao subir e descer escadas e ao dobrar a perna por um longo período);
3. Inchaço no joelho;
Para se prevenir dessa lesão, é importante fortalecer e alongar a musculatura dos membros inferiores, manter o peso ideal para não sobrecarregar os joelhos, usar calçados apropriados, que possuam um bom sistema de amortecimento, treinar em locais que possuam piso apropriado (caso isso não seja possível, tente alternar os treinos físicos entre quadra, grama e piscina, pois na água o impacto é menor do que na quadra, assim como na grama).


Por isso é importante ficar atento à qualquer tipo de dor. A dor é sempre um alerta de que alguma coisa não vai bem. Nada de achismos de que pode ser dor pós treino, ou dor tardia, ou isso ou aquilo...O ideal é sempre passar pelo médico tão logo alguma coisa seja percebida, até porque o lema aqui é: CORRER BEM, PARA CORRER SEMPRE!

 
Ao persistirem os sintomas procure orientação de um ortopedista especialista em joelho.
 
Fonte: Equipe Atletes
  

2 comentários:

ivana. disse...

Eu tenho, no joelho direito ... Deu uns problemas, mas atualmente está ótimo (faço reforço muscular próprio pra isso, nossa, adiantou muito ...). Beijo.

Thomas disse...

pois é!
eu já fazia aikido (tipo de arte marcial) e começei a correr.

do nada, um dia subindo um morro em uma trilha pesada, veio os TEC TEC e com dor só se eu subir muita escada. Quando corro, fico aquecido e a dor some, mas ao esfriar o corpo ela vem (típico de inflamação).

os ortopedistas (sempre vou em dois médicos) falaram que é síndrome da dor patelo-femural, um estágio ainda reversível da condromalácia.

basicamente é tomar anti-inflamatório se inchar, musculação nas pernas, evitar correr muito se não melhorar em alguns meses (e se piorar, mudar para natação), usar um bom calçado, perder peso se estiver acima (cada passo é 1,5 seu peso, cada trote é 5x seu peso).

E alongar muito.

Alongar no café da manhã, almoço, janta, banho, dormindo, até nos sonhos.

E depois alongar de novo.