terça-feira, 3 de maio de 2011

ROUPAS ÚMIDAS: MUITO CUIDADO COM ISSO....

Ok...quando a gente treina...logo volta pra casa, toma aquele banhinho esperto, põe uma roupa limpinha e pronto. Pelo menos deveria se assim né...

No entanto, em dias de prova tudo muda, mas não deveria. A gente corre, sua, aí fica lá batendo um papo sobre o resultado, as condições de prova, o tênis novo lançado no mercado...são infinitos os assuntos e a gente lá com a roupa molhadinha....a  meia encharcada, o tênis abafado...O problema é o perigo que a gente corre não colocando uma roupinha limpinha logo após teminar a corrida.

Isso porque roupas também podem causar problemas através da retenção de umidade conforme o atleta transpira. A transpiração amolece a pele, rompendo sua barreira protetora. Roupas úmidas mantêm a umidade em contato com a pele, criando um ambiente propício para a propagação de bactérias e fungos.

 'Pé de atleta', por exemplo, é causado por um fungo conhecido como tricophyton. A área afetada fica vermelha e irritada, com escamação nas bordas. O tricophyton clássico no rosto, tronco ou extremidades se parece com um anel vermelho com escamação e pode ser passado por contato físico, por exemplo, em uma luta livre. Quando o pé é afetado, o principal indício é uma escamação úmida entre o 4o e 5o dedo do pé.




Por outro lado, cândida, que ocorre nas dobras da pele, como a virilha e em baixo dos seios, envolve toda a área numa erupção vermelha e úmida coberta de pústulas minúsculas. Para prevenir isso, é preciso manter essas áreas secas com pós absorventes e usar roupas que ajudam a afastar a umidade da pele. O tratamento com cremes antifungo vendidos sem prescrição médica normalmente é eficaz. O tratamento dos pés deve abranger a distribuição 'moccasin' (toda a pele que seria coberta por um calçado moccasin), e não apenas as partes aparentemente afetadas.

 

Roupas úmidas que não respiram, como o tradicional algodão 100%, também causam infecções bacterianas. Impetigo estafilococos ou estreptococos, que forma uma área vermelha com secreções e uma crosta amarelada, pode ser passado por contato direto da pele. Roupas úmidas e justas e roupas de esportes obstruem os folículos causando foliculite, uma erupção com galos vermelhos pequenos e pústulas.

As meias úmidas causam micose...aí danou-se..porque a micose passa da pele pra unha, da unha pra pele e dói...já ví cada coisa feia....




Eu tenho o costume de levar sempre uma roupa na bolsa pra trocar depois da prova, pois geralmente as premiações demoram um pouco e não é bacana. A mulherada em especial tem que tomar bastante cuidado com isso, pois há muitos problemas ginecológicos causados justamente pelo uso de roupas úmidas por período prolongado. Por isso também visitar o ginecologista de 6 em 6 meses é interessante. Ontem eu fui...e graças a Deus tá tudo perfeito!

A gente tem que parar de limitar a saúde da gente a exames cardíacos. Tudo envolve saúde e tudo tem a ver com esporte...Ir ao dentista por exemplo. A saúde bucal é imprescindível para que possamos seguir na corrida...muita gente não sabe, mas a caríe faz com que o rendimento nas corridas caia...Portanto, é necessário visitar muitos médicos...ginecologista, dentista, hematologista, cardiologista e todos os istas que forem necessários...

Voltando ao assunto da umidade, cabe dizer que tratamento de infecções bacterianas com antibióticos tópicos e/ou orais geralmente requer uma visita a um dermatologista (olha outro ista aí). Por isso vale a pena investir na prevenção que  inclui camadas de tecidos para afastar a umidade da pele,a remoção de roupas que obstruem os poros e um banho assim que possível depois da atividade atlética ou pelo menos a troca da roupa.

Ah, outra coisa....Embora não seja de fato uma infecção, a acne nos ombros, peito e costas, pode ter uma origem semelhante. A combinação de calor, umidade, pressão e fricção das roupas, como almofadas protetoras, pode causar uma acne que é difícil de tratar enquanto as roupas estiverem sendo usadas. Denominada 'acne mecânica', esta erupção pode ser vista na testa e no queixo em conseqüência do uso de um capacete e alça. O uso de um forro de tecido nas áreas de contato, a remoção do artigo e um banho assim que possível depois da atividade ajudarão na prevenção. A utilização de ácido salicílico, ácido alfa hidroxi ou uma solução de peróxido de benzoil é útil.

Como eu sempre digo...tem que correr bem pra correr sempre!

TREINO E CARDÁPIO DE HOJE:

TREINO: 55 MINUTOS DE CORRIDA LEVE
PESO: 48,7KG

CAFÉ DA MANHÃ: 1 fatia de pão com requeijão light e 1 copo de iogurte
LANCHE: 1 banana
ALMOÇO: 1 panqueca de carne moída, 2colheres de arroz, 1 prato de salada de alface, tomate, ovos, cenoura e beterraba
SOBREMESA: 1 caqui
LANCHE: 1 copo de suco de acerola, 3 torradas com requeijão
JANTA: 1 bife grelhado, 1 prato de salada de alface e tomate
SOBREMESA: 1 goiaba
CEIA: 1/2 pote de iogurte natural desnatado batido com 1 taça de gelatina de morango

Um comentário:

Ingrid disse...

Bem interessante tudo isso!
Valeu pelas infos.
Bjão
Ingrid