quinta-feira, 29 de abril de 2010


OS TRÊS "Ps"


Hoje pela manhã, ao ligar a Tv para meu filho assistir, estava passando no canal Discovery Kids uma musiquinha cantada pelo cachorrinho Doki. A tal musiquinha falava sobre os 3 "ps" (letra p): Persistir,praticar e participar.


Na hora liguei os 3 "ps" à corrida. Muitas vezes a gente treina e se decepciona um pouco no dia da prova. Nos lamentamos e nos martirizamos tentando descobrir onde erramos.


No entanto, a música, apesar de infantil, nos remete ao espírito da corrida. E chega ser até bem óbvio não é mesmo? Persistência, prática e participação são a chave para ótimos resultados.


Geralmente com quem está começando a correr, talvez esses conselhos sejam mais eficazes. Muitas vezes, o atleta inicia o treinamento e nas primeiras semanas almeja emegrecer, estar melhor condicionado, estar rodando determinda distãncia abaixo daquele tempoe no entanto, nada acontece. E não acontece, por umúncio motivo: nenhum campeão é feito do dia para a noite. É necessário muito treino, muita dedicação, muitos dias focado naquilo que se esperaalcançar. Nessa horaé que muitos desistem, pois sobir na balança e ver que nada aocnteceu, olhar no relógio e ver que nada mudou já Éum grande otivo para parar e sair espalhando por aí que correu e não adiantou nada.


Gente, é assim mesmo. Persistam. Uma boa opção é praticar a corrida em diversos terrenos, em dias e horários diferentes até se habituar com o esporte. Leva tempo. O corpo sedentárioprecisa de tempo para se acostumar a uma carga de esforço que ele não vinha fazendo. Praticar a corridade 5 a 6 vezes por semana, ajudará a queimar muitas calorias, se condicionar melhor e ver os resultados aparecerem mais rápido.


Não adianta persistir em treinamentos, praticar a corrida com frequência e não participar de provas. Não precisa ter medo. Conheço muitas pessoas que adorariam participar deprovas, mas tem medo de ficar por último, de passar vergonha, de não aguentar. Ora, voce só não vai aguentar, se não treinare se largar num ritmo muito acima do seu e quanto a passar vergonha...ah...d´licença...vergonha deveria passar aquele que não faz nada, que fuma, que bebe, que dorme tarde, que acorda tarde...esses sim. Até porque há tantas pessoas numa prova, tantos ritmos diferentes, dificilmente você será o último e se for...parabéns....você conseguiu...não desistiu echegou até o final...
Portanto, acho que dá pra gente alcançar nossos objetivos na corrida priorizando os 3 "ps"...PERSISTIR, PRATICAR E PARTICIPAR.

2 comentários:

Mayumi disse...

É isso aí! Esta é a chave para se conseguir resultado!

Bons Km disse...

Minha filhinha tbm adora o Doki e eu sempre que ouço essa musica tbm levo pra corrida....
Afinal "nem sempre vou ganhar...percistir praticar e participar..."