quinta-feira, 31 de maio de 2012

O PODER DA PANTURRILHA





Pra quem pensa que apenas correr é o suficiente para fortalecer os músculos, está redondamente enganado.  E vou além, não é suficiente também apenas fortalecer a coxa e os joelhos, a coisa é bem mais técnica.

E olha, vou ser bem sincera. Corro há 17 anos, mas foi somente há uns 2 anos que tive a orientação sobre a importância de fortalecer também a panturrilha, mais conhecida como batata da perna. Até então, me limitava a fazer lá meu treininho de coxa, joelho, glúteo, lombar, até panturrilha, mas sem saber a grandeza e importância dessa última.

Geralmente quem exercita  a panturrilha nem sabe ao certo a relação que a mesma tem com a corrida. Elas procuram exercitá-las porque fica bonito na hora de colocar uma mini saia, ou desfilá-las no verão pela praia. Uma panturrilha bem trabalhada...ulalá...!!!!

 A panturrilha impulsiona o sangue dos membros inferiores para os superiores. Quando a panturrilha esta fortalecida o processo de circulação é mais rápido. Este grupo muscular sustenta as pessoas em pé e trabalha muito durante uma caminhada, imagine em uma corrida. A panturrilha é uma das regiões mais utilizadas pelos corredores, é responsável por receber todos os impactos da corrida e por sustentar o joelho.

A panturrilha é responsável pela força inicial e final das pisadas. Durante uma simples caminhada, sentimos apenas metade do peso do corpo, porém durante a corrida sentimos três vezes mais o peso. Para fortalecer a panturrilha é preciso fazer exercícios de alongamento e de sobrecarga. A panturrilha fortalecida ajuda a evitar lesões durante a corrida. Quando a panturrilha esta enfraquecida todo o impacto vai para os joelhos, causando vários danos a essa articulação.

Todos os exercícios feitos para a panturrilha têm biomecanicamente a mesma função, porém a variação das séries estimula o sistema nervoso a fazer uma leitura diferente de cada exercício.
Os exercícios foram executados pela professora e personal Fernanda Mendez, da Academia Cia Athletica. Faça no máximo três exercícios por sessão de treino.

Exercício Repetição


Leg Press 3 x 20 (i = 40´´)

Gêmeos sentado 3 x 20 (i = 40´´)

Gêmeos no step 3 x 15 (i = 30´´)

Gêmeos no bosu 3 x 15 (i = 40´´)

Gêmeos agachado 3 x 20 (i = 30´´)

Mas muita calma nessa hora. Nada de sair fazendo exercícios para a panturrilha a torto e a direita sem qualquer orientação ou objetivo.  Muitas séries e poucas repetições fazem com que a pessoa ganhe massa muscular, já quem quer diminuir o tamanho das panturrilhas ou apenas enrrijecê-las precisa fazer poucas series e muitas repetições.

Um comentário:

HELENA CHRISTINA CLEBSCH VIDAL disse...

Oi, Luciane.
Tbem acho importante o trabalho de fortalecimento. Mas confesso que comecei a fazer a sério (religiosamente uma vez por semana) somente em janeiro deste ano. Por que corredor gosta é de correr, não é mesmo?!
Mas gostei do treino e vou passar para o meu treinador.
Um beijo,

Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com