segunda-feira, 23 de maio de 2011

QUEM TÁ SENTINDO FRIO, POE O DEDO AQUI....QUE A CASINHA VIA FECHAR...



Verdade seja dita: Tem que amar muuuuuuuuuuuito a corrida, para levantar da cama cedo com frio. Tem muita gente por aí que acha que isso coisa de louco....Na boa, é mesmo, mas eu me orgulho muito de compartilhar dessa loucura com milhares de corredores, afinal não somos poucos que encaram o frio...

Aliás, muito embora alguns especialistas (????) entendam que os treinos no inverno sejam mais para a manutenção do que para velocidade, na minha opinião, é totalmente o contrário. Minhas 2 melhores marcas nos 10km ( 46:05 e 46:38) foram alcançadas justamente em junho e julho, uma vez que é bem melhor e menos cansativo fazer treinos de tiros. Não dá pra comparar correr com 16º a 20C e correr com 36º a 40ºC..O corpo sente... e sente muito. Uma pena, que muitos ainda abandonam de certa forma os treinos no inverno, preferindo ir para a academia que é mais quentinho, porém bem menos empolgante.

É bem verdade que tem gente que sofre muito no inverno, mas estamos falando também de temperaturas boas e não frio de congelar.  Como o ser humano é  homeotérmico, ou seja, mantém a temperatura do corpo constante, é indiferente, do ponto de vista fisiológico, a temperatura ambiente. Mas, na prática, não funciona assim: em ambientes mais frios o corpo tem dificuldade em manter a temperatura e produz menos energia, dificultando a perda de calor. Isso explica o sofrimento de algumas pessoas que ao correrem em temperaturas abaixo de 14ºC tem problemas do tipo:  o corpo não aquece,  sente dores e um desconforto para respirar,  o nariz escorre e até beber água é um sacrifício.

Pelo amor de Deus, é muto bom correr no frio, ganhar velocidade, mas é preciso se ater também a outros fatores para não se prejudicar.

Como eu disse, correr no frio (pra mim)  é mais fácil., mas depende da umidade do ar.  Se estiver muito seco as condições pioram. Hoje eu fiz um treininho de 1 hora e 18 minutos. Fiz na boa, tranquila, aliás bem mais tranquila do que se tivesse correndo 60 minutos em dias normais de sol.  Por´pem, sentí um pouco o nariz ardendo...certamente a umidade estava baixa. e aqui finalmente eu concordo com os especialistas (???) , de fato, os grandes adversários dos atletas são o calor e a umidade relativa do ar.

Ano passado, participei de uma etapa pelo Campeonato Santista em que a umidade do ar estava tão baixa, que era impossível tomar água. Quem tomasse iria tossir e quem tossisse iria tossindo até o fim da prova. Foi horrível. Minha garganta ardia, minhas narinas pareciam que estavam pegando fogo.Fui obrigada a deixar a velocidade de lado e partir para o " o importante é temrinar".

Uma umidade muito baixa torna o ar seco, dificulta a respiração, seca as extremidades, racha os lábios. Já alta umidade relativa do ar dificulta a performance porque atrapalha a evaporação do suor, que é um mecanismo de equilíbrio térmico para o corpo. A umidade ideal para a realização da corrida é entre 50% e 60%.

Se for correr no inverno, no friozão mesmo....tem que tomar cuidado.... Em um clima muito frio pode acontecer a hipotermia, que é uma causa rara de colapso em atletas, mas pode ocorrer quando se permanece muito tempo em ambiente frio e úmido (a hipotermia é grave quando a temperatura corporal cai e chega a menos de 32°C).

Há cerca de 2 anos atrás, quando participei do Desafio da mata Atlânctica, que acontece em julho, presenciei uma conhecida minha sofrendo de hipotermia. Como choveu, ficamos todos ensopados. Alguns se agasalharam, porém esta conhecida ficou esperando a premiação com aquela roupa no corpo. De repente,todo mundo correu, ela tremia, estava roxa, desmaiou...Foi o maior sustão.

Eu tenho o costume de correr de short e top, mas em tempos mais frios, coloco uma calça de suplex, uma camisa de manga longa e vamo lá....se precisar, me agasalho mais. E em dias de provas, sempre levo uma roupa qentinha para usar depois da prova.

De toda forma, uma coisa é certa....dá pra realizar vários treinos bala durante o frio. Nada de manutenção...velocidade mesmo, tiros, tempos run...e por aí vai. Sempre se hidratando. E tem que treinar mesmo, a não ser que a gente não participe  nenhuma prova durante o inverno...E aqui mais uma vez eu concordo com os especilalistas (?????) : se vai correr no frio, treine no frio...o corpo precisa em média de 6 a 8dias para se adequar às temperaturas.... Não é a toa que atletas de Elite chegam dias antes ao lugar de prova para se adaptar às temperaturas. Imagine Zeferina correndo em Curitiba????

Tem que se aaptar e digo mais. Todo corredor tem que estar apto a correr em quaisquer circustâncias...frio, calor, vento, chuva, afinal de contas o dia da prova pode ser uma enorme caixinha de surpresa não é mesmo????

Bora correr no frio que ninguém vai virar pinguim...rs...

Nenhum comentário: