domingo, 19 de maio de 2013

 
DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA
 
 
Juro pra vocês que eu já havia desistido de entrar na Elite B dos 10km A Tribuna FM, afinal de contas foram 12 anos tentando e, pelo menos nos últimos 2 anos, batendo na trave...segundos me deixaram por mais um ano sentindo o cheiro de suvaco e vendo litros e litros de garrafas de xixi na minha frente.

Mas esse ano tudo foi diferente. No sábado fui ao Centro Esportivo UNILUS pegar o kit. Confesso que éu me achei quando na tela do computador na hora de habilitar o chip apareceu: LUCIANE CASANOVA _ ELITE B...Podem falar que é frescura, mas dá uma sensação de grandeza inexplicável.

No domingo, coloquei o relógio às 07:00 pra despertar. Tava tudo meio no esquema, já que a minha largada, dá licença, da Elie B seria ás 08:20 e sem muvuca. Aí resolvo ter uma dor de barriga. Pronto, atrasei aí 15 minuto. Mas hoje eu tava com sorte...rsrrs...quando eu ia saindo de casa pra pegar o ônibus, um vizinho meu ia saindo de carro e ofereceu carona...tão propício pra quem já estava começando a ficar desesperada...rsrs...E lá fomos nós...

Apesar da dificuldade em achar uma vaguinha e ter chegado faltando 20 minutos pra largada numa prova onde haviam 20.000 pessoas...foi muuuuito tranquilo, pra mim, pois a minha entrada era bem lá frente.

Quando entrei na área da Elite pude constatar a diferença. Nada de aperto, nada de muvuca. Ano passado naquela altura eu estava como sardinha enlatada. em respirar dava direito. E agora podíamos conversar balançando os braços se quiséssemos. Um espetáculo. Todo mundo cheiroso...rsrsrs...

Aí como estamos no Brasil, não é, me surge faltando 5 minutos pra largada, um cara com numeral verde, ou seja, do pelotão amador. Obviamente 2 pessoas da organização pediram para que ele saisse assim que constaram a sua presença e o cara, pasmem, dizendo que não ia sair, pois estava atrasado e não ia dar tempo de ir lá atrás registrar o chip. Aí a galera começou a chamá-lo de folgado, já que ali estava quem suava. Eu particularmente fiquei calada. Não por achar correto o que o cara estava fazendo, porque não era mesmo, era pura folga, mas porque também não compatilhava com a ideia de quem estava ali era porque suou...Eu mesma estava ali fazendo 54 minutos no ano passado. Isso lá é tempo de Elite minha gente? Enfim, o cara insistiu, até que o cara da organização ameaçou anotar o numeral dele a fim de desclassificá-lo. Aí sim, ele saiu e foi para sei lá onde...duvido muito que tenha voltado quase 1km pra trás só pra registrar o chip..enfim...

Rezei, agradecí ao meu Deus e larguei sem grandes pretensões, até porque apesar de ter treinado a semana inteira, não foi suficiente, além dos treinos terem sido noturnos. Reconheço minha dificuldade atual em correr no sol. Encontrei uma menina de Campinas, cujo tempo era de 52 min e ela me disse que apenas queria se manter na Elite B. Opa, achei alguém com os mesmos objetivos que eu...rsrs...Fomos juntas.

O primeiro quilômetro foi decisivo para eu saber que eu estava muito fora de ritmo. Cinco minutos e quinze. Ê...saudade do tempo em que passava o km 1 com 4:25...Enfim, bora lá. No km 2, 10:30..estava mantendo, mas às duras penas. Eu sabia que não ia conseguir mesmo fazer os 50 que estavam na minha cabeça. E a tendência foi só piorar, porque resolví tomar um copo de água no percurso...gelado...a brinquite atacou e a tosse veio que foi uma maravilha...rsrsrrs...

No km 6, o relógio apontava 27min...Eu ainda tinha 4km pela frente e eu não estava nem um pouco confortável. A sensação era que eu estava sem treinar há uns 2 meses. Aí acionei a tecla F*....e fui do jeito que deu. Quando entrei na orla da praia, faltavam 2km para terminar o arrasta arrasta que eu tava. Nem nessa hora eu conseguí impor um ritmo decente. Fechei os 10km com 0:54:03.

Com esse tempo não sei se fico na elite B ainda, mas sabe de uma coisa? Acho que realizei meu sonho. Ainda que eu nunca mais corra na Elite B, eu estive lá, eu sentí o que é aquilo e confesso, curtí! Não fiz o tempo que eu queria, nem o que eu esperava, mas estava feliz, porque hoje, 19 de maio de 2013, ficou marcado na minh cabeça, como o dia que eu fui Elite....e pra mim, isso não tem preço...E aí me veio a música do falecido Chorão: "História, nossas histórias, dias de luta, dias de glória"...Hoje definitivamente foi o meu DIA DE GLÓRIA!



Nenhum comentário: