quarta-feira, 31 de março de 2010




VIRE UM ULTRAMARATONISTA NA PÁSCOA



Para muitos, ele é considerado uma verdadeira tentação, para outros também. Com a chegada da Páscoa, a qual é comemorada com a troca dos chocolates, é hora de pensar em estratégias a fim de que a boa forma não seja prejudicada com a ingestão dessas delícias.

Felizmente (ou não) fui abençoada. Não curto chocolates. Não posso dizer que não coma..mas não curto. Vou à festas, como sim uns brigadeirinhos, mas não fico contando os minutos para que a bandeja passe novamente por mim. Minha perdição são as massas e salgados (esfiha, pizza, lazanha, macarrão de todo tipo, pão de queijo, ai, nem me fale...)





Ah, pra não acharem que sou tão abençoada, eu gosto de confetes de chocolate. Dia desses tive que fazer umaS lembrancinhas para o aniversário do meu filho e comprei um saco de confetes para colocar em tubinhos. Sobrou a metade de um sacão...Caí na besteira de deixar na gaveta do escritório...Não susseguei enquanto não vi o final...que mancada!

Mas, para aqueles que não vivem sem o chocolate e já estão em desespero porque sabem que vão ganhar chocolate de Deus e o mundo e comer pelos próximos 6 meses pelo menos uma lasquinha, o bom é saber que a gente corre minha gente e a corrida, vamos combinar é porreta demais pra queimar tanto chocolate e tanta Colomba ao mesmo tempo agora...rs...

Como eu disse, dá pra comer chocolate, mas também não dá pra abusar....Conheço gente que ficou todo empipocado por causa do chocolate...intoxicação alimentar...aff...Olha só, é facinho: Cerca de 100g de chocolate fornecem aproximadamente 600kcal. Para “queimar” essa energia, você deve percorrer a distância aproximada de 10km, caminhando ou correndo. Nos dois tipos de atividade você vai gastar a mesma quantidade de calorias. A diferença é que, se fizer caminhada, você deve demorar mais tempo para completar a distância. Para garantir principalmente a queima de gordura como fonte de energia do exercício, corra ou caminhe de forma moderada (de 50% a 60% de sua freqüência cardíaca máxima ou sem se sentir muito ofegante).

O problema todo é que se a gente levar em consideração que geralmente ganhamos ovos de 500g de nossos pais e avós e tios...na pior das hipóteses, teremos uns 4 ovos...2kg de chocolate, certo? Se para queimar 100g de chocolate eu preciso correr a enorme distãncia de 10k (eu acho muito pra só 100g de chocolate), para queimar os 4 ovos, a gente tem que virar ultramaratonista, pois teremos que correr 200km.. é isso mesmo???? Tô bege....rs....Sei que essa pequena informação poderá acarretar um surto de suicídios, principalmente na ala feminina, mas.. a intenção foi boa...rs....

E aqui devo dizer, o chocolate tem muitas qualidades: pode funcionar como calmante...é..tem pesquisa sobre isso...alivia a ansiedade em mulheres com TPM, o chocolate possui vitaminas A, B, C, D e os minerais potássio, sódio, ferro e flúor. Além disso, pode aumentar o nível do hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a serotonina, tornando-se eficaz no combate à depressão e à ansiedade. Também tem aquela história da feniletilamina, também conhecida como "hormônio da paixão". Cientistas explicam que, quando estamos apaixonados, aumenta a produção de feniletilamina pelo organismo. Por isso, quando algumas pessoas passam por um processo de desilusão amorosa, muitos recorrem ao chocolate numa tentativa inconsciente de "compensar" a quantidade desse hormônio.

E se o chocolate for amargo...vixe...tem tantas qualidades que eu acabaria convencendo vocês a virarem ultramaratonistas....o chocolate amargo, feito do cacau puro e sem a adição das gorduras do leite, contém alto teor de flavonóides, antioxidantes que reduzem os riscos das doenças cardiovasculares. Além disso, o cacau contém uma quantidade considerável de ácido oléico, o mesmo no azeite de oliva. "As gorduras monoinsaturadas são "gorduras do bem" e devem representar cerca de 10% do valor calórico total da alimentação diária. Elas protegem as artérias, elevam o bom colesterol (HDL) e diminuem o colesterol ruim (LDL)".

Mas é melhor parar por aí, afinal de contas, somos atletas, o ano acabou d ecomeçar..o calendário de provas já está prontinho e se entupir de chocolate pode acabar mal, principalmente se começarmos a falar do nosso intestino, né?....rs...Tem que correr e correr muito pelo que eu falei..rs...ou então...e aqui, fico com esta opção...coma seu chocolate tranquilamente, sem culpa, moderadamente...Não precisa comer tudo de vez. Eu sei que muitas vezes a gente se vê obrigada a abrir o ovo porque ganhamos da mãe: "Abri filho, deixa a mamãe provar se é bom"..."Netinho lindo da vovó, faz tanto tempo que você não vem aqui...vovó preparou um café muito gostosinho, tem colomba, bolo de chocolate...ah, e como eu sabia que você vinha, deixei uns bombons na bomboniere.. pode comer que são todos seus, vovó tem diabete, e aqui o médico falou que o vô também tem que evitar doces..."...Pw...vai dizer que vocês tem coragem de despedaçar o corção da velhinha? rs...

Brincadeiras à parte...não se privem do prazer do chocolate, masAPRECIEM COM MODERAÇÃO...Ah, para aqueles que quiserem o telefone do Valmir Nunes (Ultramaratonista) ...rs...estamos aí....

3 comentários:

Felipe de Souto disse...

oi Lú!!

O melhor Post! Adorei o tema: Chocolate...pelo visto terei que me tornar um ultramaratonista, igual ao Jorge, para queimar os acúmulos deste feriado de páscoa...acho que vai levar bastante tempo, ficarei afastado do mundo corrístico por algum tempo. Desejo a você e familia uma feliz páscoa, em seu verdadeiro significado.
Beijos
Felipe de Souto

Jorge disse...

Realmente chocolate é uma tentação, ainda bem que corro longas distâncias, para mim não é problema...rsss...
Valeu corredora...Boa Páscoa e boa preparação para o campeonato paulista.

Bjs

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Mayumi disse...

OI, sou eu de novo! Rsrs. Boa Páscoa pra vc e sua família!
Eu adoro chocolate, mas... sou alérgica a eles! Fico toda pipocada se como chocolate! Só posso comer dos mais puros, do tipo 70% cacau! Mas, não pretendo comer por estes dias, não! Ainda mais com esta informação de que teria que correr uma ultra! Rsrsrs. Fico com vc: massas, lasanha, esfihinhas... sem exageros!
Bons treinos!