quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


VASO RUIM...SÓ LASCA, NÃO QUEBRA


É a pura verdade: vaso ruim não quebra. Pode dar uma arranhadinha, uma lascadinha, mas quebrar mesmo, duvido. Hoje fui ao médico ver essa dor. Confesso que eu fui o caminho todo pedindo para que não fosse nada de grave.


Chegando lá, segundos depois de apertar as mãos do Dr. Márcio Vuono, comecei: "Ai, ai, Dr. não estou bem...mas já me diagnostiquei...diagnóstico de corredor, o senhor entende? Estou com medo, mas acho que é síndrome do periforme."


Dr. Márcio, deu uma risadinha e respondeu: "Calma, vamos ver, mas você sabe que o diagnóstico para este tipo de lesão é clínico apenas, não dá para saber atrávés de exames". Eu já sabia disso, pois devorei tudo sobre o assunto. Ele me examinou, apertou, aqui, apertou ali. Graças a Deus pouquíssimas vezes senti alguma coisa quando ele apertava.


Em seguida me mandou para a sala de Raio X. E eu nervosa, perguntava tudo pra coitada da mocinha. Ela me mandou prender a respiração quando dissesse JÁ. E eu perguntava: "Mas por que tenho que prender a respiração?". Depois que ela respondeu que seria porque, caso eu respirasse,a foto sairia tremida, eu bem que achei que a minha pergunta foi um tanto quanto primária..mas...já era...rs...


Após, ela me pediu para aguardar. Menos de 5 minutos, o Dr. Márcio me chamou novamente com o resultado na mão. "Olha, tá tudo certinho. Achei que pudesse ter um problema de cálcio, pois quem corre muito sofre com isso, mas não é. A coluna está perfeita e a lombar também. Quanto à dor, não deixa de ser uma inflamação/lesão, mas nada que 10 dias de descanso não curem".


E qual foi a minha pergunta? Um par de tênis a quem adivinhar....rs..."Posso descansar só depois do dia 31, pq vou correr a São Silvestre e tenho uma prova no domingo." Ele riu e antes de dizer que sim, eu poderia, falou algo que fui obrigada a concordar: "Antigamente, paticar esportes, era sinônimo de saúde. Hoje em dia, graças aos atletas que visam resultados, competições e trelélé...não é mais assim...vocês se lesionam cada vez mais". Ah, tudo bem, é para se refletir por alguns momentos, mas pra tudo tem uma consequência não é mesmo? E aqui nem temos que falar em treinar errado. O próprio médico deu um exemplo perfeito: os jogadores de tênis. A grande maioria já teve que operar joelhos, ombros e sei lá mais o que... treinamento errad? Claro que não, Esforço repetitivo. E é claro que n´so corredores também sofremos com esses esforços...não serei a primeira nem a última. O certo é que a partir do dia 1º de janeiro, ficarei d emolho 10 dias e depois voltarei lá para conversar com o Dr. Márcio.


Ufa...que alívio. Ele me disse que eu poderia fazer uma fisioterapia analgésica...que ainda não resolví se irei ou não fazer, mas... é Capaz...tudo para voltar 100%....


Viram? Até que não sou uma má menina...Sei que deveria parar agora, não correr a prova de domingo, nem a São Silvestre, mas é mais forte do que eu...rs...e o Dr. Márcio, bom menino...rs...liberou....e vamo que vamo que 2010 vai ser curto demais pra tanta prova....uhuuuuuuuuuu

Um comentário:

luiz eduardo disse...

Tem toda a razão o Médico. É preciso fazer repouso. O repouso faz parte do treinamento. Li uma materia de uma campeão Queniano .Muitos tentaram imitar o seu treinamento exaustivo mas se dera mal, se esqueceram de dormir bastante. O queniano dorme doze horas por dia. Minha ultima e unica lesão foi no joelho, Fiquei sessenta dias cuidando o danado, sem correr. Dai em diante fiz academia, iniciei a treinar leve e, isto ja faz um ano, treino,descanso,e a dor sumiu.