terça-feira, 7 de dezembro de 2010

DEVAGAR E SEMPRE...



Na quarta-feira passada, fui ao Fórum fazer uma audiência de Divórcio. Tão logo o marido de minha cliente chegou, eu ainda não o conhecia, fui recebida com a seguinte frase: "Tudo bem corredora? Você tem um blog não tem? Just Run. Sou seu seguidor. Inclusive já te mandei dois e-mails há algum tempo atrás sobre planilhas". Na boa, eu achei muito estranho...rs...Tudo bem, Santos é realmente um ovo, mas daí a um cliente ser meu seguidor no blog???


Enfim, era mesmo verdade. E então, antes de entrarmos na audiência ficamos conversando sobre? Corridas. Me disse que não conseguia rodar os 10km abaixo dos 50min e acabou me pedindo algumas dicas.


No mesmo dia, todavia em outro Fórum, encontrei Vivian, uma amiga que se formou comigo na faculdade. Disse que virou seguidora do blog, e me pediu dicas para quem estava começando a correr, pois sentia medo de começar e se desistimular.


Ok, o post de hoje é para a Vivian e para todos aqueles que estão começando ou querendo começar a correr.


Eu sempre costumo dizer que começar a correr é bem fácil. Seja porque você está gordinho, seja porque o médico deu o alerta d eperigo com a saúde, seja porque quer impressionar aquele/a ex...rs..Fato é que existem infinitas razões para começar a correr, porém apenas uma para continuar: sentir prazer na corrida.


É bem verdade que sempre somos movidos a novos estímulos e que de certo modo após algum tempo caímos numa monotonia...sim, se, em termos...


Quando comecei a correr, há 17 anos atrás queria apenas manter a forma física, mas fazia aquilo com prazer. Isso é o grande passo. Depois disso é...muita calma nessa hora. Vá a um médico. Faça exames. Tudo certinho...hora de traçar metas. Por que você quer correr? Quer emagrecer? Saiba que terá que correr muito mais do que aqueles que querem apenas manter a forma ou pegar massa. Isso porque sabemos que somente começamos a queimar gordura após 30 minutos de exercícios aeróbios. Aí vem a pergunta: "Mas eu nunca corrí e não consigo correr nem até a esquina, imagina por 30 minutos!"...


Certíssimo. A corrida, como toda atividade requer paciência, disciplina e dedicação para alcançar o objetivo traçado. Isso seja ele qual for. Não dá pra achar que hoje voce começará a correr 30 minutos direto..Pelo amor de Deus! Você fará isso hoje e amanhã não andará nem até a geladeira...E como eu digo...ficar dolorido não quer dizer que o treino deu certo..quer dizer que você treinou errado e demais!


Comece devagar. Não há pressa. Que tal alternar caminhada e corrida? Numa série levinha...caminhe 5 minutos em ritmo moderado e corra por 2 minutos em ritmo de trote...Faça isso por 20 minutos 3 vezes na semana. Se depois de 2 semanas, você se sentir bem, tente aumentar o tempo de corrida e ir diminuindo o de caminhada, ou seja, tente caminhar por 3 minutos e correr por 3 minutos.


O ideal é você ir modificando o treino de 15 em 15 dias ou no período em que voC~e estiver se sentindo bem para que consiga correr 10 minutos seguidos e 2 de caminhada...O importante é não ter pressa e não se assustar se quando subir na balança tiver ganhado um pouco de peso. Isso será muito normal, pois os músculos incharão e voc~e estará trocando a gordura por massa. Quando puder aumentar o tempo de corrida seguidamente, aí sim, podemos falar em perder peso.


Outro passo para não se desistimular logo de cara, é variar o percurso. Tente não fazê-lo sempre igual. Faça rotas diferentes, algumas vezes corra na praia, outras na calçada, outras em algum parque da cidade ou mesmo pistas de atletismo...


A corrida é um esporte apaixonante, além de nos trazer tantos benefícios.


Outra coisa bacana é participar de provas de 5km. Em 3 meses você consegue! E nem pense em marcar tempo...Qualquer tempo é tempo! Se fizer 1 hora em 5km, tá ótimo...Não é hora de pensar em ultrapassar ninguém, mesmo porque seu rirmo durante a prova aumentará consideralvente pela euforia...Até porque para se pensar em baixar tempo, o corpo deve estar acostumado aos treinos e sofrerá um pouco mais, já que teremos que incluir treinos de tiro e aqui o post já se direciona para Janderson, o meu cliente...rs.


Eu odiava tiros. Hoje, tenho um amor especial por eles. Costumava fazer os 10km para 53. Após a inclusão de tiros em minha planilha passei aos 48 e tralalá...E não pensem que o sacrifício foi desumano...Bastaram 6 tiros de 350 metros por semana para que a coisa já surtiu efeito. Depois, como todo corredor psicopata, os 48 se tornaram 46 porque passei a fazer tiros curtos e de maior quantidade, ou seja, havia dia que eu fazia 14 tiros de 1 minuto para 1 minuto de descanso. Não dava tempo de descansar, a respiração ainda estava ofegante quando lá estava eu no 2º, 3º...14º....Tudo pacientemente e tudo dependendo do que você quer da corrida. É uma troca...você treina certinho e recebe de presente bons resultados, seja na balança, seja no relógio, seja na saúde...em tudo!


Muitas vezes os tiros podem parecer chatos, mas volto a dizer, varie o treino. Mude o local dos tiros. Às vezes quando me dá a louca, faço tiros em subidas...bem curtinhos...tiros de 100, 200 metros...e desço sussegada...E se sair d ecasa sem vontade...vá mesmo assim. Repito: A corrida exige disciplina para que realmente traga os benefícios esperados.


O bacana dos treinos de tiros é que ´precisamos de pouco tempo. Não tem essa conversa de que não tem tempo pra treinar. Bastam 20 minutinhos bem feitos. Se você fizer 6 tiros de 1 minuto para 2 minutos de descanso..olha aí...18 minutinhos e um super treino...O importante é a qualidade do treino. Priorize mais o treino do que o tempo gasto com ele...Ah, e não esqueça de uma coisa: Quando der tiros, não dê tudo de si logo de cara, caso contrário chegará ao final correndo muito abaixo do esperado. Faça o 1º e o 2º a uns 70% do que você suporta...e a partir de então aumente até o máximo que puder. Sim, é normal sentir as pernas bambas, é normal sentir que não tem ar, mas é importante respeitar o corpo e seus avisos e pisar no freio quando sentir alguma dorzinha estranha, afinal de contas, você não quer começar a correr e ter que ficar de molho por conta de uma lesão não é mesmo????


Essas dicas são simples, masa cho que já dá pra começar, não dá????


7 comentários:

Li disse...

oieee seguindo tb!!

CANELAFINA disse...

Queria ter esta receita ha uns anos atras quando comecei a encarar a corrida com disciplina. Muito bom tudo isto . Gostaria que mais pessoas podem acessar a estas informações. Um abraço. Eduardo

marli disse...

Curti suas dicas, vou segui-las (tiros)... rsrsrs
simbora...
boas energias
www.marlipalugan.blogspot.com

Regina disse...

Ótimo post!!

Regina disse...

Ótimo post!!

Vivian Mendes disse...

Adorei!
Muito obrigada!

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
---ooO--(_)--Ooo-
Para vc ver como nós as vezes somos seguidos e nem percebemos, no domingo passado tava numa corrida e logo após esperando a premiação um corredor chama o meu nome, vc não é o JORGE, respondi sim sou eu, po eu sou de BH e sigo sempre o seu blog, o cara ficou sabendo que eu iria correr uma corrida no RIo e veio de BH correr e me conhecer é mole, para vc ver como correr é bom, além de ganharmos saúde, superarmos, nós fazemos muitas amizades...É Lu to vendo que daqui a pouco vc vai ter que fazer uma nova faculdade de Educação Física e virando técnica de corrida...rsss...Não duvide disso hein...
Parabéns pelas dicas aqui postadas, com certeza ajudará a muitas pessoas que estão iniciando no atletismo...Como são hj em dia muitos blogs a visitar estou desejando desde já a vc e sua família um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo e quem em 2011 vc volte com força total nas corridas.

Um forte abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com