terça-feira, 23 de outubro de 2007


CORRER NA ESTEIRA OU AO AR LIVRE? EIS A QUESTÃO....

Chegou a hora dos preguiçosos de plantão largarem a esteira das academias e partir para os calçadões, parques, ruas, avenidas, enfim, respirar ar livre, sentir o vento no rosto, tomar o solzinho das 08:00...correr, correr, correr, aproveitar cada minutinho do horário de verão!!!! Eu poderia passar horas falando sobre o prazer da corrida ao ar livre (sou apaixonada, fazer o que?), mas ainda assim, tenho certeza, pairam dúvidas no ar, quanto a correr na esteira ou pelas ruas. será que o resultado é o mesmo? Será que a queima é a mesma? Vamos lá...Correr durante longos minutos sem sequer sair do lugar já não é lá tão atrativo e para quem quer evoluir no pedestrianismo, então...esquece, o ideal mesmo é botar os pés para fora da academia.
“Existe uma melhora na motivação, pois a partir de um determinado estágio de treinamento a permanência na esteira se torna monótona”, afirma Rodrigo Marangon, treinador da Equipe Top Notch, de São Bernardo do Campo, e especialista em treinamento de corrida. Além disso, a performance também pode ser melhorada com a transição. “As corridas ao ar livre aumentam a habilidade na manutenção de ritmo e facilitam a inclusão de exercícios educativos à rotina de treinamento”, diz Rodrigo Lobo, diretor da equipe Way 2 Run Assessoria Esportiva, de São Paulo.
Outro ponto imporante é que o esforço feito no aparelho é relativamente menor e não aproveita todos os movimentos do atleta. “Na esteira, o corredor não realiza o movimento de propulsão do corpo à frente, já que a esteira faz esse trabalho sozinha. Por isso, a musculatura dorsal não é tão acionada quanto na corrida na rua”, explica Marangon.
Outros benefícios apontados pelo treinador são o fortalecimento dos tendões e musculatura das articulações, por causa do aumento do impacto, e a melhora na coordenação, reflexo, agilidade e força, já que o atleta passa a ter contato com tipos diferentes de terreno e isso faz com que o corpo se adapte.
O treinamento nas ruas colabora com a especificidade do exercício, pois reproduz os aspectos encontrados no percurso de uma prova”, diz Rodrigo Lobo. Ou seja, aqueles que gostam ou pretendem participar de corridas de rua não devem abrir mão de se deparar com as adversidades climáticas, variação altimétrica e falta de controle preciso da intensidade, fatores ausentes no treino feito na esteira.
Concordo plenamente. Desde que comecei a correr ao ar livre, minha melhora no tempo foi incrível, até porque correr na esteira passou a ser monótono demais.

Eu sempre falo aqui do psicológico que os atletas, tanto amadores como eu, como os profissionais devem er durante a prova. Por isso, estar motivado é imprescindível para ter bons resultados e uma atividade física prazerosa. Sair da esteira e ir para as ruas, seria ideal aos que iniciaram na corrida há pouco tempo, já que tem forte tendência a desistir da prática nos primeiros meses.
O atleta passa a ter contato maior com a natureza, com os diversos climas, terrenos e com outros praticantes de corrida. Essa troca de experiências também é um benefício para quem pretende continuar correndo. É bem bacana a gente chegar numa prova e conhecer todo mundo, trocar fotos...
Mas também não dá pra sair da esteira hoje e sair pelo mundo achando que é Forest Gump.. Vamos com calma, pois alguns cuidados devem ser tomados:

- Realizar trabalhos musculares antes de fazer a transição;
- Evitar lugares com circulação de veículos no início;
- Não fazer percurso com grandes variações de subidas e descidas no início. Aumentar a dificuldade gradualmente;
- Usar protetor solar, óculos escuros, boné ou viseira para minimizar os males causados pelo contato com o sol.
Outro fator interessante é que a esteira oferece ao praticante uma idéia de que sua performance esta sendo ótima que ele esta correndo muito, quando na verdade a realidade é outra, ele não esta correndo muito talvez esteja até correndo menos do que pensa.Existem muitas vantagens em se preparar em uma esteira, pois o praticante, não enfrenta poluição, transito, violência das ruas, pode correr assistindo seu programa favorito na televisão,o som mais audível de sua musica predileta pode dependendo da esteira usar alguma inclinação por mínima que seja, tem um controle mais rápido dos seus batimentos cardíacos,o relacionamento social é mais fácil entretanto é comum o aumento do nível de ansiedade para terminar a sessão . Em uma academia pode ter a seu lado o acompanhamento continuo de um personal, que é muito importante, terminada a sessão está perto de um vestiário, ou seja tem todo o conforto possível.
De toda forma, a esteira deve ser usada por pessoas que não objetivam performance, quem objetiva performance tem que enfrentar todas as dificuldades de variações do terreno pisos diferenciados, sol chuva, calor frio e um esforço físico maior para chegar na prova arrebentando e tirando de letra....FOI A DICA.

Nenhum comentário: