segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

GATINHO OU LEÃO?

Eu sempre costumo dizer que por mais que o treino seja básico, você sempre acaba aprendendo alguma coisa com ele. Esta semana, correndo na praia, um corredor emparelhou comigo e me perguntou se poderia me acompanhar correndo. Percebendo o interesse única e exclusivamente pela corrida (sim, pois hoje em dia, muitos homens começama a correr porque dizem que dá pra pegar muita mulher...aff), fomos correndo juntos e conversando. Ele me disse então que era maratonista, que inclusive havia corrido o Campeonato Santista, porém não conseguiu ficar entre os 5 de sua categoria, enfim...Em determinado momento, lhe falei sobre o meu problema "mor" que seria largar forte demais e não conseguir sustentar aquele ritmo até final, fazendo com que eu perdesse 2 minutos preciosos no meu tempo.


O corredor então me falou: "Olhe, meu treinador sempre disse aos seus atletas: "Larguem feito gatinhos e cheguem como leões, mas nunca, nunca mesmo, larguem feito leões e cheguem como gatinhos"". SENSACIONAL! E naquele momento eu adotei essa frase como um mantra. "Você não é uma gatinha, é uma leoa"...rs...


Pois bem e por que mesmo estou falando disso? Ora bolas, caçarolas, porque sei que muitos corredores passam pelo mesmo problema que eu. Largam forte, seja pela adrenalina do fuóó da largada, seja para sair do aglomerado de gente que muitas vezes atrapalha mesmo, não importa, o que importa é que no final das contas, chega num ritmo longe daquele que começou.

Quem não sonha em fazer um split negativo? Ou seja, quem não sonha em conseguir manter o ritmo e até, quem sabe, fazer a segunda parte da corrida mais rápido, chegando com sobra para delírio da galera? rs...Meu sonho....que preciso trabalhar muito ainda...

Aí, a gente pergunta: "Tá, mas como a gente consegue essa maravilhosa proeza?" Teoricamente falando é bem simples, podendo optar por 2 caminhos:


ADMINISTRAR O RITMO, procurar encontrar o ritmo mais compatível com seu condicionamento, de forma que mesmo que a saída na prova seja um pouco forte, logo se busque chegar ao ritmo desejado, ficando nesse patamar por algum tempo, só aumentando o ritmo nos quilômetros finais. É aqui que eu me estrepo toda. Largo a 4min/por quilômetro, permaneço nesse ritmo até o 3km e depois disso, passo a 4:30, tempo este que mantenho até o 6km e depois terminando a porva de 10k em 46:35, dá pra ver o estrago né? Se eu largasse a 4:30 e mantivesse esse tempo até 0 km 8 e depois sim, descesse para 4 por quilômetro, fecharia a prova em 44 minutos, não seria o máximo?


Um outro caminho é TREINAR A RESISTÊNCIA realizando treinos específicos que promovam o desenvolvimento da resistência muscular e, juntamente com isso, ensinar o corredor a correr forte na segunda metade da competição. Eu nunca treinei com planilhas e por esse motivos, talvez, meu tempo fosse altíssimo (55min). No começo desse ano, seguindo uma planilha visando o aumento da minha resistência, consegui saltar dos 55 min para 46/46:30... o que ainda está bem longe do objetivo já que almejo os 45 min...


A planilha não tinha segredos, somente muitos treinos progressivos. Um exemplo? Corro 20 minutinhos em ritmo tranquilinho + 40 minutos em ritmo progressivo, ou seja, aumentando o ritmo de 10 em dez minutos consideravelmente até que ao final dos 40 sinta-me realmente fadigada. Em, outras ocasiões, além desse treinamento, ainda termino a sessão com 4 tiros de 30 segundos, testando assim, a minha capacidade de permanecer em um ritmo forte por um deteminado tempo.

No entanto, ainda assim, não consigo me controlar na largada. Domingo é dia de prova. Alguns sabem, estou lesionada, mas vou correr, contrariando tudo que este blog prioriza, ou seja, responsabilidade nos treinos, bem como visitas periódicas ao médico ou quando sentir qualquer dor. É o fim de um Circuito em que me dediquei ao máximo...ao máximo mesmo, motivo pelo qual não é à toa que estou na 1a colocação em minha categoria e 3a colocação na geral. Tudo acabará e é lá que eu pretendo mais uma vez, tentar administrar essa coisa de largar forte...Na minha opinião, aliás, no meu caso, é mais psicológico mesmo, já que, como eu disse, conheço todas as meninas da minha categroia e logo na largada ver qualquer uma delas passando por mim, faz com que, naturalmente e sem que eu perceba ou sinta acabe aumentando o meu ritmo. Faz parte.

De toda forma, vou tentar chegar como Leoa...rs...mesmo não estando 100%...E gatinha? ah... só se for, devido à minha combinação.. short rosa, top rosa, boné rosa...rs...GATINHA!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..........

3 comentários:

RuiRuim disse...

boa sorte! (e um monitor que controle o teu tempo m/km? acho que te resolvia esse problema na boa)

Anderson Consenzo disse...

Luciane,

Acredito que só a experiencia dê ao corredor a noção de ritmo, e a partir daí, encontrar o melhor ritmo pra se fazer cada prova.

Abraço,
Anderson (endorfinado.blogspot.com)

Mayumi disse...

Fala, leoa! Obrigada pela dica! Realmente, largar como uma gatinha (tem sentido: vc está cheirosa, toda sequinha, a roupa nos trinques) e chegar como uma leoa (sim, toda suada e querendo um banho daqueles! Rsrsrs.). Boa semana!