quarta-feira, 27 de julho de 2011

EXPIRE, INSPIRE, EXPIRE, INSPIRE...JÁ DIZIA A VELHA XUXA...



Acho que já deu pra perceber: Eu amo ter um blog. Apesar d emuitas vezes você ser obrigada a contar seus fracassos, no final das contas na balança, são mais coisas boas do que ruins pra contar. E o que mais gosto é ficar testando coisas, pesquisar e postar aqui.

O assubto de hoje não é nenhuma novidade, mas ainda assim, muitos ainda tem algumas dúvidas.

Ontem, fui para a academia (sim, aos poucos estou voltando). Finalmente conseguí pegar a minha esteira favorita: grande, de frente para o espelho. E Então, sabe se lá por que, me veio aquela música da Xuxa antigona na cabeça: "Inspire, expire, tá na hora de aquecer, coluna bem reta, gosto muito de você..." Tá bom, só dessa vez autorizo um xingamento em coro...rs..Eu mereço mesmo.

E então, comecei a tentar fazer essa coisa de inspire, expire, inspire, expire. Um desastre! Eu respiro pela boca. Não adianta. Podem me falar o que for, mas não dá pra eu fazer aquele esqueminha... inspire,expire...Comgo é só expire, expire, expire...

Há algum tempo atrás, quando estava fazendo um treino pela praia (eu cheguei a postar sobre isso), passei por um senhor que estava vendo uma partida de futebol na areia. Assim que passei do seu lado, ele disse: "Respire pelo nariza.... solte pela boca". Não sei se realmente ele sabia que isso era melhor, ou simplesmente repetiu o que todo mundo fala em qualquer aula de ioga...rs...

Mas na boa, o que é melhor? Respirar pelo nariz, pela boca, tudo ao mesmo tempo agora????

Muitos corredores que iniciam treinamentos ou mesmo já correm há algum tempo tem dúvidas quanto a maneira certa de se respirar durante a corrida.

Certo é que cada um fala uma coisa. O bacana é que existem algumas dicas, pois realmente a forma de respirar pode ajudar em seu rendimento.

As principais dúvidas são: se o correto seria respirar rápido ou profundo e se podemos utilizar a boca e não respirar só pelo nariz.

As duas questões estão diretamente relacionadas à explicação que daremos agora.

Quando respiramos não trocamos todo o ar, ao expirar e inspirar ficamos com um resíduo do ar já usado que chamamos de espaço morto, que seria da cavidade oral e nasal até os brônquios, passando pelas vias respiratórias, então por exemplo, se respirarmos rápido trocando 1 litro de ar a cada inspiração e expiração e se nosso espaço morto tivesse 500ml, estaríamos renovando nosso ar em apenas 500ml, porém se respirarmos profundo trocando 2 litros a cada respirada, nosso espaço morto continuaria com 500ml e conseguiríamos renovar 1,5 litro do ar, melhorando a eficiência da nossa respiração e aumentando a quantidade de oxigênio nos pulmões. Como nosso objetivo é aumentar o volume que respiramos para trocarmos mais gás carbônico por oxigênio, temos que usar todos nossos recursos.

Assim sendo, podemos respirar tanto pela boca como pelo nariz, contudo sabemos que ao inspirarmos (puxar o ar) pelo nariz, o ar é filtrado e aquecido, portanto ele deve ser priorizado, principalmente em regiões poluídas ou com temperaturas baixas e a inspiração pela boca deve apenas ser um complemento do nariz.

Portanto é melhor que se respire profundo e utilizando todas as alternativas, para isso os atletas, às vezes, respiram por etapa inspirando e expirando em 2 ou 3 tempos.

Mas apesar dessas dicas, a respiração pode trazer muito mais informações para seu treinamento ajudando a melhorar seu rendimento, pois sabemos que quando a respiração está muito calma, confortável ou fora de controle, são grandes indicativos de esforço, podendo inclusive fazer seu treino cumprir o objetivo com mais exatidão.

Pra mim o esquema fica mesmo no expire, expire, expire. Todavia, em algumas provas, quando estou muito cansada ou quando aquela dorzinha do lado aparece, eu inspiro com muita força umas 3 ou 4 vezes e ela vai embora...(Dorzinha do lado...é isso..amanhã a gente fala disso...kkkkk)

O ideal mesmo é perguntar para seu professor como pode se auto conhecer através da respiração, com certeza, ele como profissional, lhe dará grandes e preciosas dicas. Se bem que sou muito fã do auto conhecimento... leva tempo, mas quando a gente realmente conhece o corpo...qualquer coisa que nos falem passa a não ser absorvida sem ser peneirada...

2 comentários:

DricaPeixoto disse...

Eu respiro pela boa e pelo nariz, tudo junto e misturado. E não sinto dor nenhuma. A dor só aparece quando faço esforço muito além do que estou treinada ;)

Beijosssss

Marildo Nascimento disse...

Lu bom te ver mais animada...A vida é assim mesmo cheia de sobe e desce... o negócio é ter força para subir e muita força para não descer...sendo assim força!
Um grande abraço e continue firme em seus treinos.
Marildo Nascimento
www.4corredores.com.br