segunda-feira, 11 de julho de 2011

FORÇA NA PANTURRILHA....


 
É por isso que eu sempre digo: para correr não basta apenas um par de tênis e um lugar como muitos dizem por aí. Na verdade você precisaria disso, se a intenção fosse correr lá seus 6 meses até se lesionar. Se conseguisse chegar até os 6 meses, é claro!

Correr exige técnica e também um certo conhecimento. É bem verdade que a gente vai morrer sem saber tudo sobre a corrida, até porque o assunto é bem dinãmico, porém, é bacana a gente saber que temos que fortalecer o corpo para correr. E quando falamos em fortalecimento do corpo, não estamos apenas falando de pernas como muita gente pensa.

As panturrilhas também merecem um tratamento todo especial, exatamente por  ser uma região muito solicitada na corrida. A função da  panturrilha é de impulsionar o retorno venoso do sangue dos membros inferiores para outras partes do corpo. Por isso, quanto mais fortalecido, mais rapidamente a fluência da circulação sangüínea acontece.

Na corrida, a panturrilha trabalha a força inicial e final da passada. Com uma panturrilha bem trabalhada e forte, consequentemente, você irá melhorar tanto a velocidade como a amplitude da passada.

Para evitar lesões, o corredor deve fazer exercícios de alongamento e fortalecimento para resistência muscular, mas deve evitar exercícios de hipertrofia antes de treinamentos longos ou de competições. O fortalecimento da panturrilha evita o estiramento e a contratura muscular. Por isso, deve-se fazer um treino equilibrado antes e depois da corrida.

Também não dá pra sair fazendo todo dia  a torto e à direita. Especialistas, recomendam que seja feito trabalho de reforço muscular pelo menos duas vezes por semana, intercalado com treinos mais fortes.

Todos os exercícios feitos para a panturrilha têm biomecanicamente a mesma função, porém a variação das séries estimula o sistema nervoso a fazer uma leitura diferente de cada exercício. Assim, o atleta ativa outros feixes musculares. Isso garante o desenvolvimento de toda a musculatura da panturrilha.
Abaixo segue uma boa série para as panturrilhas ficarem impecáveis e fazer a gente voar baixo...rs...
Os exercícios foram executados pela professora e personal Fernanda Mendez, da Academia Cia Athletica. Faça no máximo três exercícios por sessão de treino.

Exercício Repetição

Leg Press 3 x 20 (i = 40´´)

Gêmeos sentado 3 x 20 (i = 40´´)

Gêmeos no step 3 x 15 (i = 30´´)

Gêmeos no bosu 3 x 15 (i = 40´´)

Gêmeos agachado 3 x 20 (i = 30´´)

Fica aí a dica...
















5 comentários:

Jorge disse...

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Lu muito boa a matéria, nas duas sessões de musculação que eu faço durante a semana eu faço esse tipo de exercício e tem me ajudado muito nas corridas e principalmente nas Ultramaratonas.

Bons treinos,

Jorge Ultramaratonista
www.jmaratona.com

CORRIDA SEM LIMITES disse...

Parabéns pelo post. Muito interessantes, muitas vezes deixamos de lado certas atividades que são importantes para os corredores.
Bons Km
Cris & Oliveira

CANELAFINA disse...

Muito certo tudo isto, estou reiniciando na academia com este proposito. Estou fora das corridas ha tres semanas por causa de uma lesão agora ja quase curada, faz parte . Por mais que cuidei aconteceu. Um abraçõ eduardo

Marildo Nascimento disse...

Valeu menina...boa dica! Tive problemas na panturrilha em Floripa por não fazer aquecimento e por não trata-las com o devido cuidado...mas graças a Deus tudo superado e a atenção agora está dobrada para elas.
Abração
Marildo Nascimento
www.4corredores.com.br

Alessandro S Silva disse...

Por isso que dizem que a panturrilha é nosso segundo coração.

Boas Corridas!!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/
@alesilvabr