segunda-feira, 4 de julho de 2011


PARA QUEM PERDEU...1º EPISÓDIO DE PLANETA EXTREMO: A CORRIDA EM CONDIÇÕES EXTREMAS DE FRIO


Ontem (03/07/11) o Programa exibiu no 1º episódio de Planeta Extremo, uma reportagem sobre um maratona em condições extremas de frio.

O repórter Clayton Conservani e outros atletas enfrentaram tempestades de neve, ventos de até 200 km/h e temperaturas de -30ºC.

Clayton Conservani viajou até a Antártica para conferir de perto o esforço de atletas que participam de duas das provas mais difíceis do mundo: uma maratona de 42 quilômetros e uma corrida de 100 quilômetros no gelo.

Após quatro meses de treinamento ao lado do carioca Bernardo Fonseca que também aceitou participar desse desafio, o repórter e a equipe do Planeta Extremo viajaram para Punta Arenas, no Chile, ponto de partida da maioria das expedições para a Antártica. Os brasileiros integram um grupo de 40 atletas de 16 países que vão disputar as provas.

Entre os participantes, Clayton conheceu corredores com motivos especiais para estarem lá. Uma jovem americana que sobreviveu ao Furacão Katrina que devastou a cidade de Nova Orleans quer servir de exemplo para quem perdeu tudo no desastre. Um maratonista canadense participa de corridas pelo mundo em busca de doações para combater a noma, doença que pode ser fatal em 80% dos casos. Um americano decidiu participar da prova para homenagear o filho que morreu de overdose.

A primeira prova é a maratona de 42 quilômetros. A disputa começa com o dia cinzento e uma temperatura de -15°C. Com o tempo, os participantes sentem na pele as dificuldades da corrida no gelo. Um dos perigos é o frostbite - o congelamento dos tecidos, comum nas extremidades do corpo, como orelhas, nariz e dedos das mãos e dos pés. E após 4h20min31s, o brasileiro Bernardo Fonseca cruza a linha de chegada, vence a maratona e é o novo rei do gelo. Clayton chega em sétimo lugar com 5h12min de prova.

Quase 24 horas depois da primeira prova, chega a hora da corrida de 100 quilômetros. Dos 40 participantes, apenas seis decidem enfrentar o segundo desafio, e o brasileiro Bernardo Fonseca é um deles. Os competidores enfrentam rajadas de vento de 70 km/h e a sensação térmica é de -60°C. Após 12h41min, Bernardo conquista a corrida em tempo recorde. Ele conseguiu vencer a prova dos 100 quilômetros apenas um dia após conquistar a maratona dos 42 quilômetros na Antártica.

 Pra quem quiser assistir ao vídeo, é só clicar aí embaixo...


Amor ao Esporte? Vontade de romper limites, de supera-se? Loucura??? Eu sinceramente acho mesmo ser coisa de louco...E eu aqui com dificuldade em treinar em 7ºC....Faça-me o favor!

 

3 comentários:

CORRIDA SEM LIMITES disse...

Realmente tem que estar muito preparado para enfrentar um aprova com essas dificuldades. Esses são guerreiros.....Quando morávamos no RS, também reclamávamos das condições climáticas, para correr no frio tem que ter muita persistência e gostar da corrida....
Assistimos o episódio e achamos excepcional o relato da prova.
Bons treinos
Cris & Oliveira

Unknown disse...

eii Luciane
ameii seu blog!!!
tbm amo correr
e já to seguindo ;)
vou aproveitar pra deixar o meu blog aki tbm
http://coiisinhasdaluh.blogspot.com/
se puder dá uma passadinha lá e me segue tbm
bjos.

Unknown disse...

Teve ser terrível enfrentar um frio de - 30ºC . a gora no inverno , eu quase não estou conseguindo treinar porque a temperatura esta em torno de 9º C e não sei o que farai se tivesse que correr a uma temperatura tão extrema.
Os atletas que participaram deste desafio estão de parabéns !!!
Um abraço
Fernando Moura
www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com