sexta-feira, 29 de julho de 2011

TOTALMENTE DESINTEGRADA



Há certas horas que me admiro. Essa coisa de tentar a todo custo deixar os problemas pra trás e colocar na cabeça que a gente tem que se gostar...isso é importante. Acho que estou conseguindo me erguer.

Ontem, fui para a academia. O treino era circuito. Eu particularmente amo esse tipo de treino porque além de ser bem dinâmico, a gente sente na hora que a coisa funciona mesmo. Foi pouco mais de 1 hora de treino, alternando série de musculação com descanso de 30 segundos e 3 minutos de step. Eu pingava rios e rios e as pernas davam a impressão de que iam explodir.

Os treinos de Circuito, ou Circuit Trainning como chamam os mais chics...rs... é uma excelente forma de melhorar seu condicionamento físico e melhorar também a sua resistência muscular podendo ser feito na academia ou em casa. Este tipo de exercício é super indicado para auxiliar no emagrecimento e condicionamento cardiovascular, sendo necessário ter muita resistência física.

É claro que a coisa tem que ser feita de maneira gradual. Não pense que vai chegar na academia, e conseguir fazer 1 hora direto...leva um certo tempo... Desta forma iniciantes devem começar com exercícios leves e não exceder o limite físico, prestando atenção ao ritmo do corpo, aumentando o nível de exercício gradualmente.

O bacana é que esse tipo de treino pode ser feito tanto na academia como em casa mesmo com normalmente em torno de 10 e 15 tipos de exercícios diferentes em áreas separadas em cada sessão de circuit training com duração de mais ou menos dois minutos em cada exercício, com uma sessão tendo uma duração média de uma hora.

Pra gente que pratica a corrida é ótimo. A gente sente a resistência física no topo. Só que meu professor me deu uma puxadinha de orelha, pois me viu desintegrando e sem o FREQUENCÍMETRO. Na verdade eu não uso mesmo...Outra coisa bacana é que esse tipo de treinamento proporciona uma boa base de exercícios trabalhando todo o corpo, e pode ser feito em ritmos diferentes, dependendo do condicionamento e nível de fitness dos participantes. Existem vários tipos de circuit training e cada academia pode ter um estilo diferente dependendo da preferência do treinador. Eu criei o meu treino. Alterno séries de braço e perna e esteira inclinada em alta velocidade, bem como bike e step. O tédio passa longe, principalmente para pessoas que assim como eu não tem muita paciência de ficar fazendo musculação.. No circuito é tudo junto e misturado...

Uma coisa bem importante também é o aquecimento...e a corrida aqui é bem vinda (vamos combinar, a corrida é bem vinda sempreeeeeeeee). Uma boa classe de circuit training deve começar com um aquecimento de corrida seguido por uma sessão de alongamento para condicionar o corpo ao treinamento que será realizado. Eu não faço o alongamento, mas como eu sempre digo por aqui.. Façam o que eu digo, não façam o que eu faço.

Vários esportes incorporam o circuito como parte do treinamento, como é o exemplo das aulas de rtes marciais, a fim de trazer bom condicionamento aos praticantes. Além disso, o circuito deixa o corpo em forma  e pode inclusive ser praticado ao ar livre. Você pode por exemplo correr 3 minutos fortes, fazer 2 minutos de polichinelo...correr 3 minutos, fazer 2 minutos de abdominais, correr 3 minutos fortes, pular corda 2 minutos...são tantas possibilidades...Não precisa nem de academia ou aparelhos, simples assim...

No meu caso, eu quero perder peso, afinar e consequentemente correr com mais velocidade. E digo uma coisa: queima muuuuuuuuuuuuuuuuito. Vale a pena viu! Inspire-se!

3 comentários:

CANELAFINA disse...

È muita energia e versatilidade , alternar tantos exercicios numa hora só. E, eu que corro 4 horas sem parar no mesmo ritimo. Isto dai ainda vou experimentar, não sei se vou gostar. Um abração. eduardo

DricaPeixoto disse...

Luuuu, não precisa agradecer :)
Esse esporte que tanto amamos faz isso, integra e aproxima sem nem ao menos nos conhecermos pessoalmente. Por isso gosto tanto de correr!

Marcus,Realengo disse...

Esse é um bom treino, quando termina parece que vc correu 15/20km de tão cansado que fica, mas depois do repouso nos sentimos fortes e prontos para outra. Bons treinos.