quinta-feira, 1 de março de 2012

MUITA CALMA NESSA HORA

Pois bem...A baixada Santista espera ansiosamente por essa prova. A impressão é que a cidade toda de mobiliza em prol dessa corrida. As praias ficam cheias de gente correndo pra lá e pra cá em todos os horários, e quem não corre começa a caminhar também pra ter os sabe se lá quantos minutos se faz 10km andando de fama.

Sim, os 10km A TRIBUNA FM está chegando. Falta pouco mais de 2 meses para a prova mais esperada da cidade. Provavelmente este ano, deva ir para as ruas cerca de 21.000 pessoas.

Eu particularmente até gosto da prova e já tive 11 partipações. Todavia, devo dizer que esse período me desagrada e me preocupa um pouco. Me desagrada uma vez que a prova que antecede os 10km A Tribuna Fm faz parte do Campeonato Santista. Dessa forma, muita gente acaba se inscrevendo só pra ver como é que está o desempenho. Até aí, tudo bem, não fosse um detalhe: para o Campeonato há limites de vagas, ou seja, essas pessoas geralmente se inscrevem, correm apenas a 1a etapa e acabam tirando a vaga daquele que correria o campeonato inteiro. Ano passado isso já deu o mais bafafá. Muita gente conhecida ficou de fora. Atletas que correm há anos o campeonato e correm pra pódio ficaram de fora. O negócio foi tão violento que até o Prefeito entrou no meio da confusão. Resumo, abriram mais algumas vagas e resolveu-se em parte o problema.

Este ano não será diferente. Mas enfim...Agora  a parte que me preocupa: muita gente na ânsia de participar dos 10k A Tribuna (aqui na cidade quem fica de fora dessa prova sofre bulling regional...rsrsrsrs), começam a treinar sem qualquer acompanhamento. Tênis errado, postura errada, falta de alongamento, excesso de treino são algumas das coisas que a gente mais vê o pessoal fazendo. Tudo pra ganhar a tal medalha bolachão no fim da prova. Geralmente não atletas que correm de fevereiro à maio (mês da prova) e não só se verá novamente no ano que vem.

Acho bacana o incentivo ao esporte ainda mais aqui em Santos onde se há uma orla linda pra correr ou praticar qualquer outra atividade. Porém acho que devriam investir mais em informação, afinal 10km não é correr até a esquina...é muito chão irmão!

Por isso aqui fica um conselho...Muita calma. Nada de sair atropelando todo mundo não. Quem nunca correu e começou agora, não adianta...vai fazer a prova lá na casa de 1 hora e 10, salvo se já estiver vindo treinando de 6 meses pra cá. Ninguém vira corredor da noite para o dia. Lembro bem que na primeira edição dessa prova da qual participei, fiz 1 hora e 2 minutos. Na última, do ano passado, 0:47:15, acho, 1 minuto acima do tempo que eu precisava para entrar na elite B. Mas vejam só...11 anos se passaram. Não diminuí o meu tempo em 2 nem em 6 meses, foram 11 anos!

Então minha gente, bora começar os treinos, com muita responsabilidade, até pelo calorão de 38ºC que vem fazendo por aqui...e boa sorte a todos!

Nenhum comentário: