quarta-feira, 29 de agosto de 2007



3ª CORRIDA TVB CAMPINAS - LUTO ENTRE OS ATLETAS

O domingo foi marcado por alegrias e tristezas. Nesse dia 28 de agosto aconteceu em Campinas a 3a Corrida TVB, na qual reuniu mais de 2.000 atletas com um único intuito: completar os 10km de percurso em meio a muita diversão. Todavia, infelizmente, o domingo também foi marcado por uma triste fatalidade.
Rodrigo Pazinatto de Campos, atleta de apenas 30 anos, logo após passar pela linha de chegada com o tempo de 050:38, teve um desmaio e muito embora o socorro tenha sido rápido, ele não resistiu e faleceu antes mesmo de chegar ao hospital.
Esse caso chegou ao nosso conhecimento, mas tantos outros passam despercebidos pela mídia, a qual deveria falar mais sobre o assunto a fim d que as pessoas façam exames antes de correr, muito embora, segundo o pai de Rodrigo, ele ia ao médico regularmente.
O assunto é sério demais. Não dá pra começar a correr ou praticar qualquer atividade física sem os devidos cuidados. Faça um exame ergoespirométrico antes de iniciar seus treinos – ou se ainda não fez e já treina – para verificar as condições do aparelho cardiovascular, detectar fatores de risco e definir os limiares de treinamento e a faixa exata na qual deve treinar. Caso isso não seja possível, faça um teste ergométrico, que avalia a existência de cardiopatia, para diminuir os possíveis riscos. Se não há como fazer exames ergoespirométricos ou ergométricos, faça, pelo menos, uma avaliação clínica bem detalhada. Nela muitos problemas e riscos podem ser detectados.Em primeiro lugar, indiferente de qual será o tipo de atividade física que você irá praticar, é extremamente necessário que busque através da medicina do esporte, avaliações físicas específicas para obter parâmetros reais de qual é seu nível de aptidão física. Dentre as avaliações indicadas, a mais importante e usual para a prática de atividade física é conhecida como teste Ergoespirométrico ou Avaliação Cardiorrespiratória. Este teste traz, na realidade, informações a respeito da integridade de todos os sistemas envolvidos com o transporte de gases em nosso organismo, ou seja, não envolve apenas os ajustes cardiovasculares e respiratórios, mas, também, ajustes neurológicos, humorais e hematológicos. Na prática, a grande utilidade do teste cardiorrespiratório reside na determinação da capacidade funcional ou da capacidade aeróbia do indivíduo, obtendo valores como o Consumo Máximo de Oxigênio (VO2max) e os Limiares Ventilatórios de Treinamento (Aeróbio e Anaeróbio) dados esses importantes para uma prescrição de treinamento com qualidade. Após ser avaliado por um médico do esporte, o próximo passo a ser dado é procurar um profissional qualificado (Educador Físico) que trabalhando em conjunto com uma equipe multidisciplinar (Médico do esporte, nutricionista e fisioterapeuta) irão o auxiliar em seus treinamentos. Outro tópico que não deve ser esquecido é quanto a aquisição de materiais adequados para a prática de sua atividade física, onde um bom tênis, com sistema de amortecimento, roupas leves que facilitem a transpiração, monitor de freqüência cardíaca, são assessórios indispensáveis para podermos começar.
Aqui fica a DICA e meus pêsames à família de Rodrigo... que descanse em Paz!

Nenhum comentário: