sábado, 14 de janeiro de 2012

LARGA A MÃO DE SER FRECO....



Vamos falar de uma coisa que corredor adoooooooooora...rsrs...Sentir dor. Brincadeira...Costumo dizer que corredor só acha que o treino valeu a pena, quando sente dor...aquela dorzinha gostosa...rsrsrsr que a gente conhece muito bem e ama. Por isso talvez as pessoas não nos entendam...coisa estranha, gostar de sentir dor.. Ok, admitimos: somos meio sadomasoquistas sim...

Porém, tem alguns coleguinhas por ai que andam abusando um pouquinho, justamente por não fazerem parte desse time que curte sentir uma dorzinha (claro, uma dor saudável, diferente).

Fato é que apesar das inúmeras matérias que falam a respeito, muitos corredores insistem em continuar treinando, mesmo quando a dor sai do campo prazer e entra no campo "Vá ao médico urgente". Eu sei e digo por conhecimento de causa. Em 2009 corrí 2 meses lesionada. Sentia dores absurdas, terminei a última etapa chorando literalmente, mas não parei de treinar. Estava lesionada. Fiz questão também de certa vez correr uma meia maratona com muita dor também por conta de uma lesão. E nessa oportunidade fiz uso de que????  Biofenac...

Fato é que dor muscular é bem comum, principalmente após aquele treininho punk ou aquela prova violenta que a gente sentou a lenha e deu uma exagerada básica e desculpável. Porém, ficar tomando coisinhas pra parar a dor, sem nem saber direito o que é...é roubada do malandro e pode inclusive mascarar o problema que inicialmente pode ser bem simples.

Tá ok. É bem difícil a gente treinar duro praquela competição e na semana que antecede a prova, perceber que algo não vai bem. Pow, eu treinei feito condenado pra essa bagaça, vou até o fim. É a primiera coisa que passa pela nossa cabeça. Passa sim, não adianta falar que não.

Meu pai é um desses. Eu felizmente, por conta do meu problema de baixa de plaquetas, não posso tomar qualquer antinflamatório...rsrs...lesão se cura com gelo, fisioterapia e repouso. Dor se cuida com treino regenerativo. Simples assim.

Porém, tem bastante neguinho querendo acelerar o processo de cura e ...danou-se. “Os antiinflamatórios só são recomendados quando a dor seja patológica, e não fisiológica. Essa dor ou inchaço muscular ocorrerá pela falta de condicionamento físico do atleta, que não fez o aquecimento e alongamento corretamente”, diz Marco Azizi, angiologista e médico do esporte da cardiomex-RJ e do Fluminense Football Club.

As dores não surge sem motivo. E nem são obrigatórias para comprovar que a gente treinou bem naquele dia. Geralmente a dor após aquele treino aparece como forma de prevenção mostrando que se deu um exagerada e que talvez venha aí algum problema...ou não...E aí, entra o que eu chamo de "eu mais do que ninguém conheço o meu corpo". A gente sabe ou pelo menos deve saber o que é dor de treino e o que é a dor "lascou". Doeu, passou 48 horas, continuou doendo...Bora pro treino? Nada filho, game over, bora pro médico. Geralmente essas dores pós treino, somem mesmo, mas se persistirem, nada de firula e de macumba, procure o seu médico.

É bom lembrar que os antinflamatórios não podem ser usado a torto e à direita. Ele deve sempre ser usado e indicado por profissionais da área da saúde a partir do momento que uma lesão é detectada. Com o uso do medicamento, os inchaços e dores passarão, deixando mais fácil para que o médico possa traçar um tratamento possível para o paciente.

Existem atletas que usam indiscriminadamente o antiinflamatório. Às vezes, até depois do treino por causa da dor. Mas é preciso entender que a dor excessiva após o treino é resultado de um erro no processo de treinamento e tirar a dor com medicamentos pode mascarar uma lesão mais séria e gerar um estresse no organismo, pois a lesão se potencializa”, explica Renato Romani, médico do esporte e professor do CEMAFE (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte) da Unifesp.

E aí a gente vai até mais além. Tomou remédio que não foi indicado, certeza, pode anotar, vem efeito colateral de presente..aliás, de castigo por você ter sido irresponsável. Aí além da dor, você ainda pode ter alergias, urticárias, edema de glote, náuseas...vale a pena arriscar???? Ainda mais por conta de uma dorzinha que pode passar sozinha???? Nem a pau!!!!

E quando a gente sabe que pode usar antinflamatório e quando a gente deve aguentar a frescura? Quando é constatada uma lesão de grande nível, o antiinflamatório pode ser necessário. Mas não sozinho. O seu uso só será relevante quando aliado a outros tratamentos simultâneos, trazendo uma melhora em um tempo menor.

Um desses aliados dos antiinflamatórios é a fisioterapia, que ajudará no fortalecimento da musculatura e da parte óssea, sendo mais adequada para uma boa recuperação e de uma possível volta mais ligeira ao esporte. Quando lesionei o piriforme, fiquei 2 meses parada. Não pude tomar antinflamatórios e então, tive que usar o plano B...FISIOTERAPIA. E olha, embora, muitos atletas não tenham a paciência de ficar lá, todo dia, aguentando aquele choquinho chato que dá a impressão que de nada adianta, eu fiquei. Fui uma boa menina e digo, valeu muito a pena, pois nunca mais sentí absolutamente nada no local.

Toda vez que se intervém em um processo natural do corpo, é preciso fortalecer a musculatura e os ligamentos. Por isso, a fisioterapia é indispensável”, afirma Romani.

Por isso minha gente, muita calma com esse negócio de tomar antinflamatório. Espera, deixa o corpo funcionar sozinho, se adaptar aos trancos da corrida, até porque o excesso da ingestão dessas drogas só fará com que o corpo não responda quando realmente precisar.

fonte: O2

Um comentário:

Mayumi disse...

Olá, Luciane! Feliz 2012!
Sobre anti-inflamatórios, eu nunca tomei nada. Acho que o meu corpo é bem resistente a dores! E também porque não corro forte (acho) o suficiente para ficar doendo tudo! Rsrsrs.
Bons treinos... sem dores! Bjs.