quinta-feira, 27 de setembro de 2012


UMIDADE BAIXA DO AR...UM VILÃO POSSÍVEL DE VENCER



Eu  andei sumidinha né? Pois é...Pra falar que não era frescura. Estava com uma tosse, aquela que quase me matou durante a última prova, do dia 16, há quase 40 dias. Ela ainda não passou, mas melhorou muuuuito. A temperatura vem caindo e o ar seco que estava do lado da tosse, finalmente parece que resolveu dar um tempo pra mim.
 
 Era uma tosse horrenda minha gente, de tuberculoso mesmo, o que inclusive me fez afastar dos treinos. O corpo cansava demais, a tosse piorava sempre após o treino. Um horror. Em alguns treinos até conseguia sentir uma melhora, mas ao longo do dia a coisa piorava de tal forma, que realmente não dava nem pra falar uma frase inteira sem dar uma terrível tossida.
 
E eu estava vendo minhas fotos, e posts, lá em 20 de junho de 2010, acho eu, eu também corrí uma etapa do Campeonato Santista em que a umidade estava baixa e na ocasião fiquei em 5 lugar, assim como na etapa passada. E sabem o que eu havia dito na época? Que eu conseguiria pegar o pódio de novo com a umidade baixa, somente quando acontecesse um eclipse lunar....rsrsrs...Aconteceu? rsrsrsrsrs....sei não...
 
Mas o fato é que o post além de falar da minha melhora na tosse, vem também pra gente falar um pouco sobre os cuidados que se deve tomar nesses dias de baixa umidade. Eu corri com umidade a 28%...sem condições não é?...
 
Tá, que é difícil correr com o tempo seco, a gente sabe, mas não é impossível.

O problema é que não dá pra prever se no dia da prova estará a umidade do ar baixa ou alta, mas pelo menos à noitinha que antecede o dia da competição nos traz uma prévia. E quando isso acontece, dá sim para tomar alguns cuidados e fazer uma boa prova, muito embora saibamos que correremos com o ar queimando as nossas narinas. Também nem sei se é bom prever essas coisas. Eu pelo menos, já sabia em que condições eu ia correr e isso me atrapalhou um pouco, já que eu tinha a exata noção do que eu iria passar. Muitas vezes é melhor deixar por conta do ELEMENTO SURPRESA.... quando você viu.. pronto... as narinas já estão sangrando, as pernas capengando, o ar faltando, a saliva desaparecendo....kkkkkk...

Aqui o cuidado com a hidratação tem que ser dobrado, já que o suor é evaporado rapidamente ou desviado pelo corpo para suprir as reservar de água. Eu tomo cerca de 500ml antes da prova, mas vi que nos dias em que corri com baixa umidade do ar... isso não foi suficiente, dando a sensação logo na largada de que eu não tinha tomado sequer 1 golinho de água. Agora imaginem o que aocnteceu comigo deixando d etomar água até o km 7 por medo d eingerir água gelada e acabar piorando a tosse....


Aqui, escolher a dedo o que irá vestir no dia da prova também é muito importante e pode fazer uma grande diferença no seu desempenho. O suor, além de eliminar água e sais minerais, tem a função de regular a temperatura corporal. Afinal, não existe nada mais refrescante do que tomar um ventinho com a pele molhada para refrescar. Com o tempo seco, o corpo tende a absorver todo tipo de líquido para se hidratar e a sudorese fica comprometida. Por isso, escolha roupas ainda mais leves para facilitar a regulagem da temperatura do corporal.
Como eu disse, com esse tipo de clima, a hidratação deve ser redobrada e portanto vale utilizar acessórios para facilitar na hora de beber água e isotônico no meio do percurso ou mesmo do treino. Se a prova é longa, use mochilas de hidratação, as quais vem sendo cada vez mais utilizadas pelos corredores. Não se preocupem, que ela não atrapalha, já que são anatômicas e conservam a temperatura do líquido.
Aqui também temos que dar ênfase aqueles atletas que sofrem de problemas respiratórios....(Euuuuuuuuuuuuuuuuu)....Quando o tempo está seco, a tosse aparece de tal forma que me falta ar. Neste caso, algumas atitudes podem também não prejudicá-lo. Uma coisa bem bacana que aliás vi numa revista é Umidecer as narinas com soro fisiológico durante o dia. Hidratar os tecidos do nariz ajuda a evitar o desconforto causado pelo tempo seco. Durante a prova, procure realizar uma respiração correta, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Eu tenho muita dificuldade em fazer isso, pois respiro o tempo todo pela boca, mas é necessário, porque a baixa umidade deixa o ar ainda mais poluído e, como o nariz é um filtro natural do ar que entra no corpo, respirar pela boca faz com que o atleta leve mais sujeira para dentro.

Na verdade o que aocnteceu comigo  que corri com a umidade do ar baixa pode não acontecer com você.

Tenho amigas minhas que correram a prova e fizeram exatamente o tempo que costumavam fazer em temperaturas normais. Isso depende muito de cada um. Então, pelo amor de Deus, nada de ficar desesperado quando tiver uma prova no domingo e no sábado o ar estiver seco... até porque aconteceu comigo, talvez porque a baixinha aqui ainda é frangota...rs....

Um comentário:

ivana. disse...

Ar extremamente seco é muito prejudicial ... Beijos, bom post.