quinta-feira, 29 de novembro de 2007





Treinar é bom, mas descansar é fundamental




O final do ano tá batendo na nossa porta não é?? Aí, paramos pra pensar quantos quilômetros percorremos durante todo 2007 e é claro, perdemos a conta. Vários dias de treinos, várias provas e quanto aos dias de descanso, dá pra perder a conta, ou dá pra contar no dedo? Essa manhã uma amiga minha me ligou. Estive passando uns treinos iniciais para ela que está começando a engatinhar no universo das corridas, mas cheia de vontade. Todavia, percebi que ela vem cometendo um grande erro: falta de descanso. Ela me disse que que vinha fazendo os treinos que eu lhe falei todos os dias, além de aulas de pump e hidroginástica.. tudo ao mesmo tempo agora! E isso, é mais comum do que pensamos entre nós atletas.
Eu mesma hoje me senti um pouco desgastada. Tá certo que meus treinos diminuíram por causa da gravidez, mas me senti cansada, exausta pra ser mais correta, afinal de contas todos os dias venho caminhando pelo menos 3 horas. E haja fôlego viu???
Então, resolvi escrever sobre esse tema...já que não é raro vermos atletas dia após dia, na ãnsia de bons resultados, esquecer o principal: descansar.
Ressalvado o caso de atletas jovens ou de elite (sob orientação médica), recomenda-se que se corra apenas “dia sim, dia não”, pois o intervalo de 36 a 48 horas é essencial para que o corpo se recupere do treino anterior. A ciência tem provado que a falta de descanso:
a) sobrecarrega o corpo e compromete sistema imunológico (aumentando o risco de infecções respiratórias);
b) afeta as funções cognitivas (dificultando a concentração, gerando ansiedade e afetando o sono);
c) acelera o comprometimento de ligamentos e músculos (facilitando lesões).
Assim, quando se corre muitos dias seguidos, ainda que lentamente, não se propicia o repouso necessário à restauração muscular. É por tais razões que Jeff Galloway, conhecido técnico nos EUA, observa que o descanso é tão importante para o sucesso quanto os treinos e propõe que ele seja regido por três regras:
1) descansar antes de ficar exausto (se não o fizer a necessidade de descanso será maior);
2) em caso de dúvida, descansar mais (em especial nos dias que antecedem corridas difíceis);
3) não se iludir com “treinos fáceis”(qualquer “corridinha” impede que o corpo se recupere dos treinos fortes).
A escala de descanso deve respeitar as seguintes normas:
1) atletas com até 30 anos: no mínimo um dia por semana;
2) atletas de 31 a 45 anos: dois dias por semana;
3) atletas de 46 a 55 anos: três dias por semana;
4) atletas de 56 a 67 anos: dois dias de descanso para cada dia de treino;
5) atletas de mais de 68 anos: três dias de descanso para cada dia de treino.
Não pense que você poderá entrar em forma e permanecer parado nela. Não pense que ao atingir uma certa distância ou uma determinada velocidade você poderá relaxar e simplesmente aproveitar a paisagem. Há sempre algo novo a aprender, uma novidade a experimentar, um ritmo diferente a desenvolver. Correr é um processo continuo de avaliar onde você esteve ontem, onde está hoje e onde pretende estar amanhã. Mais que em qualquer outro, neste sentido é que um corredor de verdade não pára nunca, todavia, descansando sempre....
FOI A DICA.
Ps.: Ely, essa foi pra vc!

2 comentários:

José Capela disse...

Boa tarde, Luciane...

Concordo inteiramente. O descanso tem de ser encarado como uma forma de treino. Muitos corredores pensam que quanto mais treinarem, melhor estão preparados para as provas. Claro que isto até pode ser verdade, mas quando não existe a recuperação necessária a seguir aos treinos fortes, o cansaço vai lentamente fazer-se sentir no atleta, com custos muito elevados para as suas performances.
Por isso, treinar sim...mas nunca esquecendo o descanso!

Beijos

José Capela

Anônimo disse...

hauhau é por isso que te amo...Com meu treino e 1 semana de esforço se foram para nunca mais voltar 2 kgs...hehe...Confesso que minha vontade era parar de trabalhar para ficar o dia todo na academia e a noite na praia correndo...mas agora vou pensar 2x antes de da uma de louca e sair da academia depois de uma puta aula de pump para ir fazer meu treino...
obrigada por tudo my friend personal amu vc