quarta-feira, 27 de maio de 2009

ORGANIZAÇÕES DESORGANIZADAS?
Quando escolhemos uma prova para correr, pagamos a inscrição, desejamos que seja perfeita: com água de sobra durante e após a prova, uma camiseta bacana e com a nossa numeração disponível, um percurso legal, uma medalha finisher que possa se tornar nossa predileta (de metal preferivelmente), largada no horário marcado e assim vai.. correto? Correto. Mas é sempre assim, tudo perfeito? Claro que não, aliás, infelizmente cada vez mais as organizações falham. É bem verdade que toda organização é sucetível de falhas, mas também é verdade que muitas delas poderiam ser evitadas num piscar de olhos.
Já participei de diversas provas e poucas delas eu poderia dizer de boca cheia que foram perfeitas. Não dá... é muita gente e sempre....digo, sempre mesmo, alguém achará algum defeito, mesmo que ele não exista.
Um exemplo que chega a ser engraçado é os 10km A Tribuna. Agora com essa coisa de placas marcando o quanto o atleta quer fazer, a organização da prova acha que pode obrigar o corredor a se posicionar em determinada placa. Uma amiga minha que faz tempo para 45 estava na placa de 40. Um staff chegou dizendo que ela não pdoeria ficar ali, já que seu tempo ( e aqui vale dizer que ele não sabia qual o tempo dela). O que minha amiga fez? Deu uma resposta atravessada: ""Não, eu vou ficara qui, porque eu corro pra 40, dá licença?"...Mais tarde, o que vimos, eram caminhantes largando na placa de 40 atrapalhando todo mundo que realmente queria correr nesse tempo...Organizados né?
Neste sábado, como sabem, participei de uma prova em Mongaguá. A falha já começou na entrega das camissetas, onde eu pedi "P" e receí "G". Quanto a isso tudo bem, pois acabei dando para meu marido, mas achei outras falhinhas e óbviamente mandei um e-mail para o organizador da prova. Achei interessante transcrever o e-mail na íntegra para vocês, de modo que tirem suas conclusões, cabendo dizer que obtive a autorização do organizador para tanto. Segue o e-mail: (em preto o que eu mandei, em vermelho a resposta do organizador, em roxo, minha réplica..)
Boa tarde... Meu nome é Luciane Casanova de Almeida, participei da 2a etapa do Circuito Mongaguá de Corridas que aconteceu no último dia 23, ficando em 6º lugar no geral e 1º em minha categoria, qual seja 30-34. No entanto, tenho algumas observações a fazer, já que tenho um blog de corridas (lucy-justrun.blogspot.com) e como postarei sobre tais assuntos, para não deixar de ser justa resolvi em primeiro lugar falar com vocês. Vejamos. Quando eu me inscrevi para a prova, optei pela camisa tamanho "P". Tenho 1,52...No entanto, quando retirei o kit, percebí que a camisa era "G". Ao indagar a mocinha que entrega o kit sobre se tinha camisa "P", a resposta dada foi que agora só tinha "G".Como assim agora? Então teve "P" em algum momento? E se teve, por que eu não recebi? È bem verdade que acredito, o Washington disse que resolveria ou pelo menos tentaria resolver o problema se eu tivesse um pouco de paciência para esperar. No entanto, não resolveu, mas também eu não achei que fosse necessário levar adiante esse probleminha, já que dei a camisa para meu marido...

OI LUCIANE. DAVA PARA RESOLVER O PROBLEMA DA CAMISETA, PORÉM, VOCÊ NÃO VOLTOU A ME PROCURAR DEPOIS DA PROVA, APESAR DE QUE A OBRIGAÇÃO, ERA TERMOS NA ENTREGA DO KIT A SUA CAMISETA. FIZEMOS UMA ESTIMATIVA E PEDIDO DE TAMANHOS P, CONFORME PEDIDOS, MAS ULTRAPASSOU COM AS INSCRIÇÕES DOS ÚLTIMOS DIAS E FICAMOS COM UM DEFICT DE MAIS OU MENOS 15 CAMISETAS QUE DEVERIAM SER P. PEDIMOS DESCULPAS E NA PRÓXIMA ESPERO NÃO REPETIR ESTE ERRO.
Quanto a isso, volto a dizer, acontece. Nem procurei ninguém depois, por realmente achar isso "um pouco" sem relevância....Até porque, como dito, a camisa já foi redirecionada e a pessoa ficou feliz...rs...
Aqui vai uma sugestão. Em nenhuma corrida, premiam-se atletas por categoria nos 5k. (CONHEÇO VÁRIAS PROVAS QUE PREMIAM OS CORREDORES DE 5 KM. VOCE ACHA QUE QUEM CORRE 5 KM NÃO MERECE O MESMO TRATAMENTO DOS QUE CORREM 10 KM?) Acredito que você tenha concluído de forma equivocada, prefiro assim acreditar...De maneira alguma acho que quem corre 5 não merece o mesmo tratamento dos que correm 10k.. Aliás, em nenhum momento eu disse isso. Talvez assim poderia ficar entendido, caso eu falasse que não mereceriam medalhas finisher... camisa... ou coisa do tipo. Não quero dizer também que não merecem troféus, merecem.. qualquer tipo de competição merece o devido respeito, se assim não fosse pra que premiar os 100m não é??? No máximo os 5 primeiros colocados no geral dessa distância. Vcs optaram por premiar..ok. (QUEM SE INSCREVE, LÊ O REGULAMENTO E JÁ FICA SABENDO QUE A PREMIAÇÃO É GRANDE). Também concordo, porém, aquilo não se pode chamar de grande, mas sim, de imensa. Mas por que então, não fazem a largada às 16:00? Assim, aproximadamente às 16:30, estarão chegando, o pessoal dos 10k estará largando, sem ninguém atrapalhar ninguém e a premiação seria mais rápida, já que poderiam premiar os 5k enquanto acontecia a prova dos 10k. (PARA QUEM FICA ABORRECIDO E ACHA TARDE DEMAIS, MEIA HORA NÃO FAZ DIFERENÇA). Faz diferença a partir do momento em que você sai de casa às 14:00, corre ás 16:30, espera até ás 18:00 para começar a premiação... é muito tempo....
SEGUNDO: JÁ FIZEMOS EM UMA OPORTUNIDADE ESSE ESQUEMA, MAS HOUVE TAMBÉM RECLAMAÇÕES, POIS ÀS VEZES O MARIDO CORRE 10K, A ESPOSA CORRE 5K, OU O PAI CORRE 5K E A FILHA CORRE 10K, E UM NÃO TEM A OPORTUNIDADE DE VER O OUTRO NO PÓDIUM, NEM FOTOGRAFAR E NEM APLAUDIR O SEU PRÓXIMO)...
Acho bacana essa coisa de fotografar, de aplaudir...mas priorizo acima de tudo o bom senso...São 14 categorias de 5k e 12 de 10k salvo engano...é estressante. E aqui, não falo apenas em meu nome, mas com certeza da grande maioria que estava ali...
Digo isso porque achei extremamente desagradável e desrespeitoso fazer com que ficássemos a espera tanto tempo, ouvindo e ouvindo premiações de 5k e 10k juntos.Além disso, ao meu lado, muito gente reclamava desse problema, e dizia que não ira mais participar da próxima etapa, o que é uma pena, já que a gente sempre espera aumentar o número de atletas e nunca diminuir...pensem nisso.. é a penas uma opinião. (PELA EXPERIENCIA DE CORRER E ORGANIZAR A MAIS DE 20 ANOS, PREFIRO OUVIR OPINIÕES DESAGRADÁVEIS DE EXCESSO DE PREMIAÇÃO, DO QUE FALTA DE PREMIAÇÃO. NÃO DÁ PARA AGRADAR A TODOS). Bom, falta de premiação é inconcebível, não há nem o que se argumentar...
Por último e não menos importante do que os dois primeiros assuntos, percebi que a medalha dessa etapa se referia à 4a etapa do circuito do ano passado. Gente, tudo bem...pode ter havido um engano, o que eu não acredito, já que meu pai, também recebeu esta medalha...mas vamos combinar... nós corremos a 2a etapa e não a 4a...qdo vemos a medalha, lembramos daquela prova. Não faz sentido correr uma prova e ganhar medalha de outra. Se sobrou.. ótimo...mas não temos culpa disso. É uma questão de organização.Reconheço a dificuldade de organizar uma prova. Sou corredora há mais de 15 anos, mas também acho que a partir do momento em que se propõe a organizar, que seja feita de forma responsável.(DESCULPE, MAS NÃO VOU RESPONDER CONSTRUTIVAMENTE A ESTA INDAGAÇÃO. PEÇO APENAS QUE OLHE NOVAMENTE A SUA MEDALHA E VEJA QUE O ANO INDICADO NÃO É 2008 E SIM 2009. FOI UMA FALHA DA FÁBRICA QUE PASSOU DESPERCEBIDO POR NÓS. TEMOS EM ARQUIVO, MAIS DE 6 MIL MEDALHAS NÃO UTILIZADAS POR SOBRA E NUNCA NECESSITAMOS UTILIZAR UMA SÓ COMO RESTO PARA PREMIAÇÃO. VEJA A SUA MEDALHA). .
Bom, aqui, realmente devo me desculpar. Na verdade consta apenas 4 etapa o que me remeteu à 4a etapa passada. No entanto, foi uma grande falha, seja de quem fabricou, como da organização. Não participamos da 4a etapa correto????
Ah, por último, vi um episódio que aconteceu bem na minha frente. Quando deveríamos pegar a última fita, simplesmente um atleta, voltou. Obviamente ele não pegou a fita, mas no entanto recebeu a medalha. Não acho que deveriam premiar aqueles que cortam caminho. Se pegamos 3 fitas, deveríamso devolvê-las na entrega da medalha, como prova de que realmente terminamos o percurso. Ele não terminou de maneira correta, mas recebeu a mesma medalha do que aqueles que sofreram e terminaram. Não achei justo, mas...vai da consciência de cada um...
(COM CERTEZA VAI DA CONSCIÊNCIA DE CADA UM. É LAMENTÁVEL ESSE TIPO DE FRAUDE, ASSIM COMO ROUBAR TROFÉU DA MESA DE PREMIAÇÃO, COMO OCORREU NESTA ETAPA NOVAMENTE, AGORA FORAM 3 TROFÉUS. UM OUTRO SENHOR NOS TRAPACEOU LEVANDO DUAS CAMISETAS, DISSE QUE HAVIA PEDIDO M, QUERIA G E QUANDO FOI TROCAR COM OUTRA PESSOA DISSE QUE ERAM DUAS CAMISETAS. PERCEBEMOS SOMENTE DEPOIS QUE ELE SAIU DA MESA. VOCÊ SABE COMO É EXTREMAMENTE DIFÍCIL LIDAR COM OS CORREDORES. EU TAMBÉM SOU 1, MAS CONSCIENTE).
Acontece. e sempre vai acontecer
.
De toda forma, são críticas construtivas. É claro que não gostaria de ver esses problemas repetidos na próxima etapa, caso eu participe, pois confesso que fiquei um pouco decepcionada, mas...fica aí algumas dicas...(OBRIGADO PELAS CONSTRUTIVAS).
Aqui, novamente eu possa ter interpretado de forma equivocada, mas senti que você não gostou de minhas "críticas....todas.....construitivas). Mais uma vez repito... corro há 15 anos. Sempre há falhas... Sempre há reclamações. Reclamaram do troféu da Meia Maratona Internacional de São Paulo desse ano...é assim...Mas sempre é possível melhorar. Eu estou aqui como atleta e consumidora e vc como atleta e fornecedor. É uma relação muito difícil, porém necessária e obrigatória.
Só pedirei autorização para poder publicar esse e-mail em meu blog, tudo bem?
atenciosamente Luciane
OI LUCIANE,

NÃO FIQUEI ABORRECIDO NÃO. ESTOU ACOSTUMADO E SEI QUE A GRANDE MAIORIA QUE ENTRA EM CONTATO CONOSCO, QUER VER A PROVA CADA VEZ MELHOR. AUTORIZO SIM, A PUBLICAÇÃO NA INTEGRA DE TUDO O QUE ESCREVI E TODOS OS COMENTÁRIOS QUE QUEIRA FAZER. VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!! rsrsrsr

CADA CORREDOR QUE PARTICIPA TEM UM SENTIMENTO DIFERENTE COM RELAÇÃO AO QUE VÊ. AS VEZES ME SURPREENDE QUANDO EM ALGUM CASO, SEJA QUAL FOR, ERRAMOS FEIO E O CARA AINDA ELOGIA. OUTROS PORÉM, SE DIRIGEM ATÉ A PROVA PARA DESABAFAR COMO O TORCEDOR DE FUTEBOL QUE VAI PARA A ARQUIBANCADA PARA DESPEJAR EM CIMA DA ARBITRAGEM OU DA TORCIDA ADVERSÁRIA, POR FAVOR NÃO É O SEU CASO, QUE ME PARECE MUITO EDUCADA E SENSATA, MAS LEMBRE-SE QUE QUE ESTE TIPO DE CORREDOR TAMBÉM EXISTE. A PRÓXIMA ETAPA COMO SERÁ DOMINGO PELA MANHÃ, TALVEZ A TURMA ESTEJA MAIS RELAXADA E SE TIVER SOL, COM CERTEZA NÃO TERÃO PRESSA DE VOLTAR PARA CASA...rsrsrsr.

VALEU, OBRIGADO NOVAMENTE. BOA SORTE.

WASHINGTON LUIZ
Bom, como podem ver... é complciado até reclamar....rs....Mas eu reclamo mesmo e reclamo porque como eu disse, é uma relação de consumidor-fornecedor de serviços. Se se propõem a fazer que façam direito. No entanto, no exemplo acima, depois de algum tempo, armas foram baixadas e pareceu-me que o organizador entendeu que as críticas foram feitas com o intuito de fazer com que os problemas não voltem a acontecer.. pelo menos os mesmos não é?
Lidar com o público é sempre muito difícil e é justamente por esse motivo que deve-se tentar buscar a perfeição evitando-se assim as terríveis "CRÌTICAS".
Há quem diga que não adianta reclamar da organização e continuar participando de provas organizadas por aquela, mas confesso que gosto de dar novas chances, até porque como dito e repitido várias vezes ao longo dos anos...errar faz parte, agora insistir no erro...
O problema é que não pagamos barato por uma inscrição e sendo assim, exigimos um mínimo não é mesmo... tá bom.. o máximo dos organizadores.
Deve mesmo ser um estress organizar uma prova, mas acredito que um estress compensador, já que surgem corridas a rodo todos os dias...então...entende-se que todo aborrecimento aind avale a pena...portanto...não deixem passar batido nada não.. reclame mesmo, bote a boca no trombone...com muito respeito, é claro...porque acima de tudo somos corredores com classe...rs....

3 comentários:

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Luciane vc está certissima em relatar tudo o que aconteceu nessa corrida, pois certa vez falei com alguns amigos Blogueiros que nós somos COBAIAS no bom sentido, pois nós corremos e postamos tudo o que aconteceu no nossos blogs e com isso ajuda outros corredores que acessam o nosso blog e daí eles vão ver se a prova foi boa ou não e se vale participar também.
Mais os erros acontecidos nessa prova e em outras provas é CULPA de todos os corredores, pois digo isso pq o corredor brasileiro muitos deles não tem educação, vc mesmo citou aqui um exemplo da menina que era para entrar na baia dos 45 minutos e entrou na baia dos 40 minutos. Também fico p...da vida...quando vou numa corrida e um monte de velhinhos e caminhantes ficam na largada atrapalhando quem vai correr...Pois pelo que eu li, lá fora os corredores respeitam os staffs e entram nas baias certas...Também nós corredores somos culpados, pois sofremos em algumas corridas e noutro ano estamos correndo a mesma prova se todos fossem unidos essas bagunça das organizações iriam acabar...Mais os corredores brasileiros não são unidos né...

Um abraço e bons treinos.

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Fabiana disse...

Tem que reclamar mesmo,participei de uma prova em maio que paguei R$ 60 de inscrição e eles não abriram o portão no horário e veio a CET com o caderninho...rs Graças a Deus que ficou tudo resolvido,mas imagine levar uma multa e alguns pontos na carteira pq a "organização" se atrasou pra abrir o portão!? Atrasou 40 minutos pouco não!?Um absurdo!!

Bons Kms

Fabi

Regina disse...

Oi!
Me explica esse negócio de pegar a fita. Que fita é essa? Pra que serve?
Regina