quarta-feira, 14 de julho de 2010

MAGRELOS, GORDOS, MUSCULOSOS, QUEM LEVA A MELHOR?



Muitas pessoas já me disseram que não correm, porque estão acima do peso...Ah tá...e talvez se corressem não poderiam ficar abaixo???? Outras dizem que não conseguem baixar os tempos também porque estão acima do peso....Há também os que dizem que o cara é mais veloz porque é mais magro ou porque.tem bastante músculo ..Mas eu estava pensando cá com meus botões....será que os musculosos, os magrinhos e os que possuem mais massa tem as mesmas condições em provas?


Eu fiquei pensando nisso,porque quando fiz meu melhor tempo nos 10km, 0:46:05, coincidiu justamente com o período em que eu treinava mais e que consequentemente estava mais magra.


Pois bem...pesquisa feita....


Uma coisa é certa: A dificuldade dos gordinhos em correr é maior, ele vai sofrer um pouco mais para terminar a prova, porém....muita calma nessa hora....


Até os 10 mil o sujeito pode ter uma massa muscular mais avantajada do que o corredor de provas acima disso. Sabe por quê? Porque hoje em dia em provas até 10.000m, os tempos estão tão fortes que parecem provas de meio-fundo. Para se ter uma idéia, peguemos como exemplo um recorde mundial na distância de 10km em pista estabelecido em 26’17", ou seja, o recordista mundial fez em cada volta de 400m, o tempo de 63segundos.


CARACAS!!!!!! Para quem corre, sabe o que é fazer uma volta de 400m para 63s, faz-se força, agora imaginem vocês dar 25 voltas para esse tempo, sem descanso. Resumindo, o cara tem que ter uma certa velocidade e força. Um magricela não tem tanta força assim, aí é preciso massa muscular para agüentar o tranco. Mas vejam bem, massa muscular não quer dizer...gordura e também não quer dizer excesso de músculos.... ai que difícil que tá isso pra entender....rs...


Já um corredor de longa distância, acima de 10.000m, muita massa prejudica o desempenho, pois é um peso a mais para carregar, apesar de que correr uma maratona para 2h04m27s, por exemplo, ou seja, 71s a cada 400m, em média, também não é para qualquer um.


Nas provas que participo vejo gente de todo tipo....desde aqueles mulequinhos magrinhos feito frangos até homens gigantes, cheios de músculos que passa logo de cara a impressão de que tem dificuldade até para andar, quiçá para correr.


Volto a dizer, quando fico mais magra, corro mais. Não adianta eu me alimentar legal, fazer musculação, ser forte, cheia de músculos. Isso atrapalha. Você perde um pouco a mobilidade. Ter um pouco mais de massa muscular ajuda bastante, mas músculos em excesso não, aliás, atrapalha.


Muita gente quer por que quer correr maratonas, provas de 10km, mas se esquecem que não nasceram para isso, pois por mais que malhem, não conseguem ficar fininhos, pois suas constituições físicas não permitem. Aí, se lesionam com facilidade por causa do peso extra que carregam. Os personais training, professores de Educação Física, preparadores deveriam parar de enganar a população ao dizerem que todos tem condições de completar uma maratona. Ter condições, até que tem, mas o preço que se paga é um pouco alto para alguns.


Como eu disse acima, ter massa muscular não quer dizer ser gordo. Quando corremos, nosso principal combustível (fonte energética) é o glicogênio e depois a gordura é queimada. Quem é um pouco gordo ou está acima do peso, dispõe de mais energia a ser queimada , porém o grande inconveniente é o peso extra que acaba se carregando, podendo haver um cansaço prematuro, e sobrecarregar a musculatura e as articulações, levando até a uma lesão.


Por isso geralmente os maratonistas ou fundistas são mais magros, e nem sempre são magros por que simplesmente fecharam a boca ou fizeram algum regime milagroso, e sim o treino que exige muita quilometragem e dedicação e conseqüentemente se acaba emagrecendo de forma natural.


Quando eu engravidei, engordei 13,5kg, Imaginem eu com 1,52 de altura, pesando 47kg atualmente, com 13,5km a mais???? Na primeira semana, após ter o meu filho,perdí de cara 8,5kg...na facilidade, sem fazer nada....Após 2 meses, voltei a treinar. Os 5 quilos que 5 quilos que restavam foi difícil perder. Nessa época tive a oportunidade de ver como quilos a mais dificultam o treinamento. Eu cansava logo, suava muito....apernas pesavam, as costas doíam. Depois fui perdendo naturalmente, com os treinos, sem dieta.


Atualmente estiu tentando entrar na garrafa...rs....Quero enxugar tudo poara a prova dop dia 08 de agosto e em seguida do dia 15, 1 semana depois. Preciso de velocidade....Meus treinos diários são em média de 1 hora e 20 com 30 segundos a mais do tempo que desejo fazer na prova por quilômetro. Tá puxado, porém nessa brincadeirinha, já se foi 1,5kg. Tá secando tudo qui...rs...


Então pra finalizar: magro demais não tem força pra encarar o tranco, gordo, se cansará mais raído e forçará mais as articulações podendo causar lesões, musculosos em excesso perderão a mobilidade durante a prova....o segredo é ser magro, porém com um bom trabalho de musculação, juntamente com boa alimentação, ter boa massa muscular....Tá entendido?????

6 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Muito boa a matéria santista corredora...Vendo a figura dos 3 homens eu me enquadro no mesorfo, mais queria ser o ectomorfo, pois eu vejo as pessoas magérrimas corredoras que correm pacas e na ultra de 24 horas dos fuzileiros ano passado aqui no Rio o 1º e 2º lugar os corredores era tipo franc caldeira...Pois o que vc falou tem razão, quando eu cheguei a pesar 60Kg eu fazia ótimos tempos nos 10k...

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Andrea Pio de Abreu disse...

ótimo texto! Realmente para qualquer corredor, não há como escapar da musculação.
Abço

Thiago Melo disse...

É...ainda estou acima do peso...vou ter que perder muitos kilos ainda para pensar em maratona. Parabéns pela interessante reflexão.
Abraços,
Thiago Melo
http://corredoraprendiz.blogspot.com/

marli disse...

Gostei do seu post, muito interessante, eu sou uma endomorfa, como diz a sua figura postada, tenho troncos largos e sou pesadinha, tenho 1,63 e atualmente estou pesando 82, estou em busca de baixar meu peso para depois baixar meu tempo e tenho visto resultados desde de que comecei a correr... parabéns pelo post me ajudou e muito... Eu não vou desistir!
bons treinos
www.marleemove.blogspot.com

CANELAFINA disse...

Muito interessante. Todos deveriam treinar muito, tanto os gordos e os magros, uma alimentação saudavel é necessária. No final estarão todos magros e saudaveis. Quero dizer com saude.

Corredora Pernambucana disse...

Entendidooo!!
Muito boa a sua pesquisa.
o meio tempo sempre sendo a melhor opção.
Muito bom seu blog.
Grande abraço
Vanessa Torres
Corredora Pernambucana