quinta-feira, 19 de agosto de 2010


CORREDORES POLUÍDOS....




É inegável dizer que a gente corre em qualquer situação.. faça sol, chuva, frio, neve...mesmo sabendo que podemos sofrer alguns probleminhas de saúde em certas ocasiões. Tem gente que ama correr na chuva e aqui eu me enquadro, assumindo o risco de resfriados, gripes...Por outro lado, há quem já curta o sol, sentir litros e litros de suor abandonando o corpo e dando espaço à desidratação...

Todavia, o que vemos hoje em dia, até elo crescimento das cidades, é algo muito grave...Quando corremos trabalhamos o pulmão.. buscamos o máximo de ar possível e aí....pronto..ficamos reféns dos poluentes...

Quano eu comecei a correr, optei pela praia. Até tentei o asfalto, mas a quantidade de fumaça que eu respirava quando eu corria, me faziam ficar com os olhos vermelhos como se tivesse acabado de fumar uma "bomba"..rs...Não fosse pela cofiança que meus pais tinham em mim...rs...Saía de casa, voltava dali há 2 horas, cheia de larica e com os olhos vermlhos....dei muita sorte em numa dessas ocasiões nunca ter encontrado médicos me esperando atrás da porta de casa com sossega leão...rs...

A partir de então, até pela inite, passei a correr pela praia...pelo menos lá, não sentia o acúmulo de gás carbônico no ar emitido pelos carros e ônibus...Foi melhor.

O problema é que muitos corredores, infelizmente não tem opções como praias e parques e então o bicho pega mesmo. Na verdade, devido ao grande volume de ar que respiramos durante a corrida, os corredores urbanos estão expostos a quantidades muito maiores de poluição de ar do que os sedentários...

É preciso ficar muito atento. Segundo o site da Cobacabana runners, prticularmente durante o Verão, o corredor urbano prudente deve checar diariamente a qualidade do ar. Episódios de poluição são freqüentemente causados por inversão de térmica, na qual o ar mais quente poluído fica preso entres duas camadas de ar mais frio. As camadas de inversão impedem que os poluentes se dispersem na atmosfera superior. O Verão também é uma época de prudência porque exercitar-se no calor aumenta os efeitos nocivos da poluição do ar. Embora o mecanismo ainda não seja bem entendido, calor e poluição juntos causam maior redução nas funções pulmonares e na performance da corrida do que poluição sem calor.

Os tipos mais comuns de poluentes no ar que afetam a performance na corrida de longa distância são ozônio, monóxido de carbono e dióxido de enxofre. A resposta do organismo à poluição está relacionada à concentração de poluentes e ao quanto foi inalado. Há um elevado grau de variação individual na resposta à poluição, e corredores com asma deve procurar aconselhamento médico. Vamos examinar os 3 vilões mais comuns no ar.

Ozônio (O3) é formado quando a luz solar reage com emissões de automóveis. Evidência científica indica que correr com concentração de ozônio maior que 0,16 ppm (partes por milhão) prejudica as funções pulmonares e a performance na corrida. Correr com concentração de ozônio moderada pode ocasionar tosse, aperto no peito e falta de ar.

Monóxido de carbono (CO), o poluente mais comum no ar das cidades, é formado pela queima de petróleo, gasolina, carvão e madeira. Uma vez que sua fonte principal é as emissões de automóveis, a exposição ao monóxido de carbono é particularmente alta perto de vias com muito tráfego. O monóxido de carbono liga-se à hemoglobina nas células vermelhas, o que reduz a quantidade de oxigênio transportado para os músculos. Evidência científica indica que correr com concentrações de monóxido de carbono maiores que 25 partes por milhão pode reduzir seu VO2 máximo e prejudicar sua performance na corrida.

Dióxido de enxofre (SO2) é produzido por refinarias, metalúrgicas e outras indústrias. Correr com concentrações de dióxido de enxofre maiores que 0,5 ppm pode causar broncoconstrição, respiração difícil e aperto no peito em asmáticos.

Sabe-se pouco sobre efeitos crônicos do exercício físico em ambiente poluído. Lawrence Folinsbee, Ph.D., que estudou a poluição e exercícios físicos durante 15 anos, reconhece que é preciso mais pesquisas para determinar a relação entre a função pulmonar e exposição habitual de atletas à poluição do ar. Porém, Dr. Folinsbee adverte que corredores que treinam regularmente no ar poluído podem sofrer alterações a longo prazo na função pulmonar.

A melhor estratégia para lidar com a poluição é evitá-la. Da mesma forma que não se deve correr ao meio-dia no Verão tropical, corredores urbanos devem ter o hábito de levar em consideração as condições do ambiente. Leia o jornal, escute o rádio ou procure na internet informações sobre a qualidade do ar na localidade onde vive.

Vocêslembram do maratonista O recordista mundial Haile Gebrselassie? Em 2008 chocou o povo dizendo que havia desistido de correr as Olimpíadas de 2008 por conta da poluição em Pequim. Muitos acharam frescurite do cara, mas ele tinha razão sim...Ele sofria de asma e optou apenas pela prova de 10.000 deixando a maratona pra quem sabe outra vez numa cidadezinha menos poluída...

Na época o atleta chegou a apelar á China, para que lidasse com o problema, dizendo que a poluição seria "um perigo para os atletas afetando seriamente suas performances". Isso é ter responsabilidade. Isso é cuidar da saúde...

Como minimizar sua exposição à poluição do ar:

1. Corra de manhã quando os níveis de poluição e calor são menores.
2. Evite correr ao lado de ruas movimentadas, particularmente durante a hora do rush à tarde.
3. Diminua a intensidade do seu treinamento. Correr mais devagar permite que você respire pelo nariz, o que remove o dióxido de enxofre e alguns outros poluentes do ar.
4. Se você tiver que competir com ar poluído, diminua o aquecimento para minimizar a exposição antes da corrida.
5. Treine dentro de casa ou na academia se a poluição do ar for perigosamente alta.
6. Se não tiver a opção de treinar dentro de casa ou na academia, pule o treinamento em dias de muita poluição.
7. Tome antioxidantes como vitaminas E e C. Há evidências preliminares que antioxidantes ajudam a reduzir os efeitos danosos da poluição.


Correr é a melhor forma de melhorar seu condicionamento físico e saúde mental. Porém, se você mora em um ambiente que tem níveis potencialmente perigosos de poluição, faça um favor à sua saúde ao minimizar a exposição durante episódios de muita poluição. Com algum planejamento e bom senso você pode aproveitar sua corrida onde quer que more.


fonte: copacabana runners.

2 comentários:

CANELAFINA disse...

E o que dizer para nossos amigos corredores do Brasil central. Parem de correr. Pois lá ta pegando fogo no campo e as cidades estão super poluidas. Òtimo o texto é realmente coisa importante que deve constar do nosso planejamento de corridas, as condições do ar.Daqui uns dias vamos ver nos blogs de corrida um espaço como temos com as condições climaticas, só que será para nos alertar sobre as condições do ar.
Ou não duvido que tenhamos um edia que correr com uma máscara para filtrar o ar.

Mayumi disse...

É... poluição é um caso sério... boas informações!