segunda-feira, 30 de julho de 2012

TRISTEZA DO FRIO




Eu sou a rainha da preguiça. Eu curto sim uma caminha quentinha e peno muuuito quando o relógio me chama. No frio então...aff...só Jesus...Confesso que no inverno meus treinos na praia muitas vezes são substituídos por treino hamster ou nem acontecem...rsrs...

E eis que domingo estava lendo o Jornal da Orla e me deparei com uma matéria comportamental sobre o frio...

Lá justificava muitas das coisas que a gente sente no frio. Assim, se nos últimos dias anda batendo aquele desânimo tanto em atividades físicas, como nas sociais, as quais não andam tão prazeirosas, não pense que algo está errado com você.

Na verdade, o normal é culpar a preguiça, mas o problema pode mesmo estar no frio, ou melhor, na redução da luz natural dos dias de inverno, mais cinzentos e curtos.

É a chamada DEPRESSÃO SAZONAL, uma reação fisiológica que tem tempo certo para chegar e para ir embora, graças a Deus...rss..Este tipo de depressão, caracterizada por um estado anormal de tristeza ou redução de energia nos meses mais frios e menos ensolarados do nao, é mais comum em mulheres (tinha que sobrar pra mim...rsrsrs) e mais fortes em países onde o inverno é rigoroso. Mas mesmo em um país tropical como o Brasil, onde a variação na incidência da luz não é tão grande nem as estações do ano tão definidas, os sintomas podem aparecer.

A luz solar influencia o nosso relógio biológico, interferindo nos ciclos de vigílis e sono e também no humor. Isso ocorre devido a uma eação química, como explica o psiquiara Acioly Lacerda. "A baixa luminosidade causa uam quebra na produção da seoonina, um homônio liado ao em esar capaz de reular oscilações de humor. A luz também tem influência sobre a melatonina, hormônio responsável pelo relaxamento e poderoso indutor do sono, que é produzido durante a noite. Período longos de pouca luminosidade aumentam significativamente a secreção diária total de melatonina, o que leva o funcionamento  do indivíduo ao padrão noturno".

Portanto pessoas preguiçosas como eu e que ficam com peso na consciência querendo se matar quando matam um treino por conta do friozinho  e da chuva, muita calma nessa hora.

Aumento do sono, sem que as horas dormidas tenham ação reparadora; aumento do apetite, principalmente por doces ou massas; dificuldade de concentração e na execução de tarefas rotineiras; cansaço e isolamento social são algumas dos sintomas da depressão sazonal. O tratamento costuma combinar pscicoterapia e medicamentos.

Mas tem jeito de previnir essa coisa e a gente conseguir treinar bonitinho, mesmo no frio do Alasca....rsrs...

- ACORDE MOTIVADO: Cad dia traz uma nova oportunidade para vivenciar experiências produtivas...Ao meu ver, pense naquela prova difícil em que matar um treino pode acarretar sofrimento maior...rsrsr

- NÃO CAIA NA TENTAÇÃO DE HIBERNAR: Pense que enquanto você sonha, alguém da sua categoria está treinando lá fora feito doido...

- APROVEITE O SOL: Viu o sol, filhão, abra a janela, caminhe, corra, tire o mofo, faça fotossíntese....srsr

- EXERCITE-SE: Ah, corra, Run baby Run! O corpo precisa de serotonina...e o que melhor que a corrida?????

- USE A CRIATIVIDADE: Vale tudo, trocar a música do celular na hora de dispertar para Eu quero tchu, eu quero tcha; dormir trocado prontinho para correr...vixe...bora o cérebro pra funcionar minha gente...

- CUIDE DO LAR: Mantenha a casa arejada.. isso é essencial até para evitar o surgimento de probloemas respiratórios comuns nessa época do ano. Deixa o sol entrar, deixa a luz bater no chão do quarto e inspire-se para calçar o tênis...

- CONTROLE A VONTADE DE COMER: Putz é bem difícil mesmo, eu sei...Mas pense no verão, pense nos atletas fininhos correndo e você rolando por aí...

- ABUSE DA ÁGUA: O inverno é uma estação em que o ar tende a ficar mais seco. Por isso hidratar-se é fundamental. Eu por incrível que pareça tomo pelo menos uns 2 litros por dia...é hábito...e serve inclusive pra enxugar a barriguinha mulherada....

Portanto, bora saldar o Astro Rei...e se exercitar, lembrando sempre que uma preguicinha também não faz mal a ninguém de vez enquando...

Nenhum comentário: