terça-feira, 26 de junho de 2007

COMO ESCOLHER UM TÊNIS???

Para quem treina e participa de competições, a escolha do tênis deve ser feita com bastante cuidado. Isso porque o tênis tem funções de extrema importância pois, amortece o impacto gerado pela força de reação do solo a cada contato do pé com o chão, bem como estabiliza os movimentos, ou seja, controla os pés, evitando, por exemplo, a exagerada adução ou abdução deles.
Não basta ser bonito, o tênis acima d etudo deve respeitar a morfologia do pé de cada atleta x a forma de pisar, assim, ele servirá para os vários tipos de solo, seja ele duro (asfalto) ou mole ou moderado (grama, areia, borracha), com exceção da corrida de aventura, na qual necessita de um calçado com estruturas mais reforçadas por causa da alternância de ambientes.
O que se deve analisar antes de comprar o seu par de tênis é o peso e modelo adequado para o formato do seu pé e padrão de passada e a morfologia do calçado em relação aos picos de pressão formados durante a corrida. quem utiliza muito o apoio do calcanhar, por exemplo, precis de um modelo com retrope (calcanhar) mais reforçado e também com o design do antepé (bico) mais alto, a fim de corrigir a marcha.
Há diversos tipos de pisadas e o que as diferencia é a maneira como o pé toca o calcanhar e rola pelo chão até impulsionar o corpo com a ponta dos pés. São elas:

* PRONADORES: tendem a começar o movimento mais pela parte interna do calcanhar, apoiar mais a borda interna do pé, e por fim, concentrar o impulso na área do dedão. Geralmente tem pé chato e necessitam de tênis com estabilidade;

* NEUTROS: a pisada começa no calcanhar, o pé percorre o solo de modo mais uniforme e o impulso é dado pelo apoio dos três primeiros dedos;

* SUPINADORES: tendem a apoiar a parte externa do calxcanhar com mais intensidade, o movimento segue pela borda externa do pé e o impulso concentrado nos últimos dedos. Geralmente tem pé cavado e necessitam de tênis com amortecimento.

Há algumas dicas importantes na hora de comprar um bom tênis:

1) experimente o par de tênis antes de comprar;
2) deixe um espaço de meia a 1 polegada (1,27 a 2,54 cm) entre a ponta do dedo maior e o calçado;
3) calce o tênis com as meias que treina ou compete;
4) adquira o tênis conforme o tamanho do pé e não pela numeração marcada;
5) verifique se consegue movimentar todos os dedos dentro do tênis;
6) o calcanhar não deve escorregar quando caminha ou corre.

Agora sim, vc está pronto para escolher o seu par de tênis ideal, garantindo bons treinos e ótimas provas. FOI A DICA.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: