terça-feira, 5 de junho de 2007

O PERIGO DE TREINAR E COMPETIR EXCESSIVAMENTE

Só quem corre e ama este esporte, pode entender o quanto é difícil sabermos que haverá uma prova e não poderemos participar, ou pelo menos, não deveríamos. Hoje, resolvi falar um pouquinho sobre os treinos e as competições excessivas, por um úncio motivo: Olhei o calendáio de corridas e percebi que haviam mitas corridas próximas uma das outras. Um dia desses, eu estava reclamando para o meu professor de musculação, devido a umas dores estranhas que vinha sentindo um pouco abaixo da coluna. É claro que eu já havia percebido que sempre que eu realizava exercícios com caneleira, ou seja, todos os dias, a dor aumentava um pouco. Foi aí que ele diagnosticou: OVERTRAINING. O que é isso afinal? Vamos lá. Quem nunca ouviu dizer que tudo em excesso é ruim, não faz bem??? Pois é, eu também, mas não segui a frase ao pé da letra. Ocorre que o nosso corpo precisa de descanso para se recuperar de todo esforço realizado, seja num treino, ou numa prova, até para que se evite lesões, e até uma queda no sistema imunológico. Quantas vezes ficamos gripados alé do tempo normal???? Comigo já aconteceu várias vezes. Isso porque???? Muito treino, pouco descanso. Além disso, também há um outro problema: a queda do rendimento. Uma vez li uma entrevista da carla Moreno, onde ela diz que os melhores tempos que ela realizou, geralmente vem depois de um período de 3 dias de descanso. Um erro muito comum é fazer uam prova por mês. Se um corredor participar de provas de 10km todo mês e fizer treinos leves uma semana antes e uma semana depois, ao longo de um ano, ele cabará treinando 26 semanas, ao invés de 52. Isso significa que além de mperder quantidade e qualidade em longo prazo, esse corredor, passará a ver as competições como se fossem treinos. Não adianta treinar foret todos os dias, isso realmente não fara de você um campeão. melhor mesmo, é escolher as provas que quer correr e em quais quer realmente bons resultados. Ou uma coisa ou outra. Certo é que o descanso faz parte do treino. falo isso por mim. Quantas vezes fico 3 ou 4 dias sem correr, por qualquer motivo, e quando volto, acho que vou estar cansada, que me rendimento estará prejudicado, mas não, corro como se estivesse treinando forte há muito tempo. Por isso, mesmo que a vontade de treinar seja irresistível, que o fato de não correr pelo menos até a esquina já te cause tristeza, devemos lembrar, que o descanso faz parte do treino e que alguns deles levam até 48 horas para serem absorvidos e recuperados. FOI A DICA.
Posted by Picasa

Um comentário:

Nete disse...

Só quem é corredor entende o que vc.falou. Realmente cada ano que passa o calendário de corridas aumenta. Temos várias a cada fim de semana e fica difícil escolher.Tudo que é exagerado não faz bem, mas vai falar isso para um corredor?