quarta-feira, 20 de junho de 2007



OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DE CORRER NO FRIO

Que correr é bom, todo mundo sabe. Seja na primavera, verão, outono ou inverno, sempre damos um jeitinho de sair por aí correndo.
Pois bem, mas será que correr no inverno faz bem à saúde? O que eu posso adiantar é que muitas vezes quando o friozinho se aproxima, bate aquela preguiça e a dúvida em correr na praia, na calçada ou na esteira da academia, que vamos combinar, não nos proporciona metade do prazer. Mas hoje, correndo na praia, sob uma temperatura de 18º graus pela orla da praia de shorts e camiseta, ao mesmo tempo via as pessoas pálidas e escondidas dentro de moletons e casacões. Obviamente eu não sentia frio, até porque estava aquecida o suficiente, mas me veio a pergunta: será que é bom correr no inverno? Então resolvi fazer uma pesquisa para sanar minha dúvida, até porque é umas das estações que eu mais gosto pra praticar o esporte. ( na foto ao lado - O Dia do Desafio, estava 13º graus).
De acordo com Dr. Ricardo Munir Nahas, ortopedista, médico do esporte e diretor científico da Sociedade Brasiliera de Medicina do exercício e do Esporte (SBME), a temperatura limite que deve ser tomada por base na hora de praticar exercícios é a corpoal e não a do ambiente. Quando o atleta se protege adequadamente e mantém a temperatura corporal, não há riscos.
Sérgio E. A. Perez, ficiologista e coordenador do laboratório de fisiologia do exercício da Universidade federal de São carlos, esclarece que apenas quando a temperatura atinge índices extremos - abaixo dos -20º graus, o que não aocntece no Brasil, é que se pode trazer algum risco ao praticante, como a possibilidade de congelamento de extremidades do corpo (orelhas e dedos das mãos, por exemplo).
Segundo a revista O2, a temperatura do corpo humano varia entre 36,5ºC e 37ºC. Quando não está bem protegido para enfrentar o frio, o nível cai e a perda de calor para o meio ambiente pode resultar em hipotermia. Isso ocorre quando a temperatura do corpo está abaixo de 35ºC.
Para evitar a hipotermia, a primeira precaução é não permitir que o corpo perda muito calor para o meio ambiente, usando roupas especiais que isolem a temperatura corporal e não sejam muito pesadas. prefira, portanto, as confeccionadas com tecidos respiráveis. Outra dica, é usar várias camadas de roupas que podem ser tiradas gradualemnte para evitar uma queda brusca de temperatura. Em provas muito longas, prefira um casaco velho que possa ser descartado durante o percuros. Se vc estiverparado com roupa suficente para não sentir frio, livre-se de algumas peças antes do início do treino ou da prova. provavelmente, está com roupa demais.
O risco da hipotermia aumenta quando as roupas estão molhadas. Isso acontce porque o tecido perde a capacidade de isolar a temperatura do corpo e a pele úmida também facilita a perda do calor. por isso, é preciso vestir roupas secas logo que o treino ou a prova terminem.
O bom é que nem só de desvantagens vivem os treinos em baixas temperaturas. Como eu disse, eu amo correr com baixas temperaturas, pois além de me sentir melhor, faz com que meu tempo abaixe consideravelmente.
Veja quais são as partes do corpo que exigem mais atenção e saiba como protegê-las na hora do treino:

* TORAX: abriga órgãos vitais. por isso, proteja-se com blusas e casacos leves e quentes;
* CABEÇA E PESCOÇO: Região do corpo muito vascularizada, oq ue facilita a perda do calor. Para se proteger, bonés e gorros são ótimas escolhas;
* MÃOS E PÉS: extremidades do corpo muito sensíveis ao frio. Não dispense as meias e as luvas;
* LÁBIOS: tecido sensível ao frio. use manteiga de cacau ou filtro solar labial fator 30 para evitar rachaduras, bem como o herpes.

Ok, após esta conclusão sobre correr ou não correr no frio, podemos ficar traquilos e continuar a sair correndo pelo mundo...mas lembrem-se, sempre com muito cuidado. FOI A DICA.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: