terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

ORA, BOLHAS....

Corredor que é corredor não tem lá o melhor pé do mundo né? Eu mesma não tenho, mas também não me envergonho por isso não, até porque com o esforço físico que os coitadinhos fazem diariamente até que eles não são tão feios assim. Hoje, fazendo meu treininho, após parar para tomar uma chuveirada, ouvi dois corredores conversando. Um deles ao tirar o tênis mostrava ao outro uma bolha gigantesca. Juro que fiquei com dó dele.. ou do pé dele, sei lá...Aí, vim pra casa com o tema de hoje: bolhas.

Quando o calçado se encontra mal adequado, muitas vezes quando é novo, ou apenas quando o formato não é adequado ao formato dos nossos pés, podem produzir-se rapidamente zonas de atrito intenso, não dando ao corpo tempo suficiente para accionar a defesa da queratina. Como a produção de queratina é lenta e gradual, em caso de pressão aguda e repetida, forma-se uma bolha de protecção da derme, a parte mais importante da pele. Sentindo o risco iminente, o sistema de defesa do corpo produz um colchão de água, cedida pelas células da derme, deslocando a epiderme da sua base, na tentativa de de preservar as células germinadoras e toda a estrutura vascular e neurológica presente.

Muitas vezes perante uma bolha as reações são muito variadas, desde os que se convencem que aquela bolha sempre esteve ali toda a vida, passando pelos que acham que as bolhas são inevitáveis, até aos que culpam as meias pelas bolhas, ou ainda afirmam são provocadas por calçado demasiado folgado...No geral, as pessoas tentam aliviar os sintomas (comprando almofadas e protectores para os calos ou as bolhas, ou rebentando as bolhas, atitude pouco aconselhavél, aplicando calicidas, ou visitando um pedicure)No entanto, enquanto existir uma causa, e não for eliminada o problema continuará a existir, por mais que se cuide da bolha, se não se calçar calçado adequado o problema persistirá.

Esse modelo é a RUN 900 LIGHT ...custa R$ 49,90 o par

Uma diquinha minha, é passar babosa na bolha. No dia seguinte, a danada está sequinha e nem chega a ficar grande, cheia de água...

Há no mercado, inclusive eu vi na Decathon para vender, meias próprias que prometem evitar as bolhas nos pés. O preços vão de R$ 6,90 a R$ 49,00...Se eviam mesmo eu mesma não sei, mas se depois que eu pagasse R$ 49,00 ela ainda estivessem nos meus pés...aff...


Lembre-se disso a próxima vez que lhe surgir alguma bolha. Combatam a causa e não os efeitos, utilizem calçado correctamente acomodado, hidratem os pés corretamente, afinal de contas não precisamos ter pés horríveis vai....

Esse modelo é a RUN 100 ANTEBACTERIANA

R$ 6,90 o par.

Nenhum comentário: