segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

VOCÊ FOI O ESCOLHIDO...

"Rio 40º, cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos..." Engraçado que sempre que falo do Rio de Janeiro me vem essa música na cabeça. Aliás, vamos combinar, que não há nada mais carioca do que essa música e Fernandinha Abreu ... "garota carioca, swuing, sangue bom..."rs...Ok, então temos aí uma dica de quem foi o escolhido de hoje. Já sabemos que é outro carioca...ah, vai..odeio pistas..deve ser porque nunca fui boa em decifrá-las...rs...Então lá vai hen... O escolhido de hoje é o André Cruz, mais conhecido como Xampa, do blog Um pace de mágica...E sabe que foi uma ótima escolha. É sempre fácil planejarmos o treino de amanhã...fazemos planilhas, traçamos metas, mas e quando temos filhos? A resposta é fácil ué...mandamos a planilha pra casa do caramba e deixamos a critério dos pimpolhos o horário dos treinos. É assim que Xampa treina e por isso achei bacana entrevistá-lo, assim teremos um exemplo e uma grande demonstração de que filhos não são desculpa para o sedentarismo...


1) Quando e por que vc começou a correr?

Eu comecei a correr no final de 2007. Com o nascimento do Gabriel e a vida profissional agitada ficou complicado encontrar tempo para fazer alguma coisa e vi que na corrida eu poderia correr a qualquer hora do dia ou da noite.


2) De onde saiu a idéia d efazer um blog e por que Um pace de mágica?


Eu comecei a acompanhar os blogs pelo O Pulso e lá encontrei comentários e de comentário em comentário fui conhecendo esse mundo dos blogueiros. A decisão de escrever um blog veio por querer dividir as minhas experiências com outras pessoas e nome veio do prazer que tive na primeira prova, a Leblon-Leme 2008, senti que estava vivendo uma mágica, como se fosse um passe de mágica, daí resolvi misturar com a palavra pace.


3) Vc acha que hoje as pessoas começam a correr mais pelo prazer de praticar algo que os afaste do sedentarismo ou pela estética, o culto ao corpo como adoram dizer por aí?


Eu acho que há uma mistura de cada um. Em relaçao ao culto ao corpo a preocupação que há é os meios que as pessoas podem utilizar para terem melhores tempos.


4) Vc tem filhos, como faz para conciliar a corrida, o trabalho e a família?


Eu tenho um filho de um 1,10 anos e corro antes do trabalho, o que quer dizer acordar as 5 hrs para correr. Mas, confesso que já me acostumei e acho a melhor hora para correr, ainda mais no Rio, uma cidade muito quente. Mas, a minha esposa nao me apoia tanto, mas isso ainda vai melhorar.






5) Vc se considera um "chato".. daqueles que no meio de uma roda de amigos não perde a portunidade de tentar convencer o máximo d epessoas possível sobre os benefícios da corrida?


Eu sou assim. Já fui até recriminado, mas tb, tenho um amigo que conhece a marca de todos os tenis e eu falei: Meu irmão, tem que colocar esses tenis para fritar no asfalto e o cara não gostou muito.


6) Voltando ao assunto de filhos. Cada vez mais cedo os pais estão tentando fazer com que os filhos comecem a correr. Prova disso é o crescente número de corridas para crianças pelo Brasil. Na sua opinião, o esporte para crianças deve ser encarado com disciplina desde pequenos ou apenas como brincadeira? Por que?


O esporte, como todas as atividades, deve ser encarado como diversão. Acho o esporte fundamental na evolução de uma criança, inclusive, pq as deixa ocupadas e a mente vazia é a casa do diabo. Os pais que exigem resultado dos filhos estão se projetando através deles.


7) Vc espera que o Gabriel siga seus passos?


Espero que ele siga os passos do esporte e que tenha uma vida saudável. Mas, principalmente, que curta o que está fazendo, seja remo, natação, corrida, basquete, volley .....


8) O que mais te deixa "p" numa prova?

O desrespeito das pessoas com os outros e a falta de água.


9) Vc tem algum ritual pré/pós prova? Qual?


Eu participei de poucas provas para dizer que tenho um ritual. Mas, gosto de alongar bem e aquecer.







10) Quais seu objetivos em relação à corrida? Pretende partir para um biathlon?


Antes de tudo, o meu objetivo é a saúde e agora é correr mais e mais rápido, mas com acompanhamento para melhorar corretamente. Sim, pretendo correr e nadar. Comecei a nadar por um pedido médico e vi que misturar tudo será um grande barato. Também tenho vontade de participar de um triathlon, mas confesso que o custo das bikes e a rotina de treinos nelas me deixa um pouco preocupado ainda.


11) Qual os seus objetivos em relação á corrida?


Para esse ano, quero chegar aos 50 minutos nos 10k e se eu conseguir, vou treinar para provas de 15 e 21.


12) Qual o seu ídolo no atlestismo?


Eu gosto muito da simplicidade das pessoas e o Wanderley parece ser assim. Mas, no fundo no fundo, admiro todos os corredores que se esforçam para participar e correr todos os dias.


13) Em alguma prova, vc já teve vontade de desistir ou desistiu no meio? Qual a sensação?


A última prova, a São Sebastião, estava muito quente e não havia postos suficientes para hidratação.


14) Como vc cuida da sua alimentação?


Eu evito gordura e fritura. E tb procuro fazer uma alimentação balanceada nas refeições diárias, como muita salada, e quando o treino é mais forte procuro me alimentar com mais carboidrato. Tb evito os refrigerantes e reduzi o consumo de cerveja.





15) Pra vc, o que é indipensável após um treino?


Uma bom alongamento, uma boa hidratada e carboidrato na medida.


16) O que o fez se apaixonar pela corrida?


A simplicidade do esporte e a sensação de liberdade.


17) Na sua opinião os quenianos são tecnicamente ou geneticamente melhores que os brasileiros? Ou não...somos soberanos em relação a eles?


A questão deles é cultural, geográfica e genética. A solução para nós é trabalho e trabalho.


18) Já pagou algum mico durante uma prova ou um treino? E já presenciou algum?


Acho que o maior foi na última São Sebastião em que eu fui pegar a água do outro lado, na pista que voltava, mas o calor estava insuportável e foi a solução.


19) Uma prova que vc não morre sem correr.


Acho que a Maratona de NY.


20) Qual conselho vc daria para quem vai começar, ou está começando a correr?


Vá devagar, faça um check-up, compre o tenis correto e escute seu corpo.


Bom, é isso...Tá vendo que exemplo? Vlw Xampa...abração!!!! E quanto ao Rafa...acho que não tem jeito, já que a máxima "Filho de peixe, peixinho é..."...sempre acaba funcionando...pode providenciar o par de tênis para o pimpolho....

7 comentários:

simplifique disse...

Luciane,
valeu pelo convite. Foi muito legal responder as perguntas.
Obrigado mesmo.

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Amiga Luci, vc falando tanto do Rio de Janeiro hein....Olha ve se marque um dia para vc vir correr aqui conosco, venha desfrutar um pouco da cidade maravilhosa, deixa um pouco de correr só em SP.
Parabéns mais uma vez pelo espaço aberto aqui para outros atletas entrevistados. Eu conheço esse corredor o André ele é da mesma equipe que corro, Luci eu e vc perto dele é pinto, o cara é uma girafa grande demais...rsss...Valeu André pela história de vida faço votos que vc consiga as suas metas nas corridas.

Um abraço e bons treinos.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

simplifique disse...

Girafa !??! Pô a maior sacanagem .., risos ..
É ..., 1,96 é girafa para uns e anão para outros. Risos.
Valeu !!!!

tutta disse...

Oi Luciane, muito legal esta entrevista com o Xampa.
Parabéns a você e a ele.

Agora é o seguinte:
Olha, tá rolando uma premiação pela blogosfera, e meu blog foi indicado, e eu resolvi indicar você!

Dá uma passada lá no(www.correndocorridas.blogspot.com) e retire seu selo e siga as regras do prêmio!
Ok?

Bjus.
Ótimos kms pra você.


...tuttA...
ubiratã-Pr.
www.correndocorridas.blogspot.com

Pati Gomes disse...

Oi, Lucy! A escolha dos entrevistados está sendo feita com precisão, o Xampa é gente finíssima!

O interessante é a foto com os "coleguinhas" de basquete: cada menino baixinho...

Ah, indiquei seu blog no "meme" Olha que blog maneiro! Depois dá uma olhada lá no meu blog...

Abraços!

Paulinho Stone disse...

Fala aí Lucy!!
Seguinte, indiquei teu blog para um "meme", o selinho, e o regulamento estão diretos neste link:
http://paulinhostone.blogspot.com/2009/02/olha-que-blog-maneiro.html

Espero que goste de ter sido indicada!!

Grande Abraço!!!
Paulinho Stone
www.paulinhostone.blogspot.com

Marcelo Diniz disse...

lucy eu também indiquei seu blog para o Olha que Blog Maneiro.

Os detalhes estão no meu blog, dá um pulinho lá quando puder. Tem um selo deles, esperando por você!

Valeu!