segunda-feira, 4 de maio de 2009

ESSA FOI MUITO BOA....

Gente, essa foi muito boa mesmo. Estava eu e meu pai passeando pelo shopping nesse domingo, quando ao avistarmos a loja de tênis KALLAN (não é uma loja especializada em tênis esportivos, mas ainda assim, é uma loja que vende só sapatos), meu pai e eu resolvemos testar o vendedor. Segue abaixo o extraordinário diálogo:


- Você tem Nimbus?

- Oi?

- Nimbus, tênis...?

- Nimbus? Que marca é?

- Asics.

Pausa.

- Um momentinho... (momento para que o vendedor perguntasse a outro sobre o "estranho Nimbus".

- Não, só temos esses modelos da vitrine (2 deles eram Asics).

- Algum é para supinação?

- Oi?

- Supinação. Agum desses modelos é para pés supinados?

- Só com pinos?

- Não, supinados...

- Supinados?

- Deixa eu ver...Assim, pés meio tortos...entende? rs....

- Ahhhhhhhh... (olhando surpreso como se tivesse ouvido um segredo muito, mas muito importante que salvaria toda a humanidade)...Não, não temos....Você vai encontrar isso em lojas especializadas...

- Ok, obrigada...

E assim, um vendedor continuou a olhar para o outro com uma cara de dar dó....ou se peguntando: Mas Nimbus, não é marca de vassoura do Harry Potter?????

Bom antes mesmo que alguém me crucifique achando que isso não foi uma piada e sim uma tentativa de humilhar o vendedor, tenho que dizer: Isso é um absurdo!
Em que pese, como eu disse, a Kallan não seja uma loja voltada exclusivamente para tênis esportivos, ela trabalha no ramo de calçados há anos e deveria sim, contratar pessoas com um mínimo de conhecimento.

Assim é em todas as profissões. Sou uma advogada e sei o que falo quando me procuram. Se fosse uma médica, teria a obrigação de dignosticar e receitar a solução do problema, uma professora, tem a obrigação de saber regras ortográficas e um vendedor de tênis a obrigação de saber o que é um calçado para supinação. Pelo Amor de Deus!

Veja bem... somos corredores e tentamos fazer a coisa certa. Não compramos tênis em camelôs, pesquisamos sobre o assunto, e mesmo assim, ao entrarmos numa loja de tênis corremos o risco de sair com qualquer coisa. Imaginem aqueles corredores que acabam de iniciar no esporte. Sem nenhum conhecimento, entram na loja com a intençaõ de comprar um bom tênis e no entanto...são atendidos por um pessoal despreparado que empurram calçados que não condizem com a pisada, que não condizem com o peso do atleta, que não condizem com o que o atleta faz (correr, caminhar, pedalar, ou simplesmente frequentar uma academia). É tudo a mesma coisa então???? Daqui a pouco estão jogando futebol de salão com um kAYANO 15....sei lá...

Na verdade antes de ser engraçada essa conversa, foi deprimente. Não estou generalizando as lojas, muito pelo contrário, já que na semana passada fui até a ESPORTIVA e fui muito bem atendida, sendo que a 1a coisa que o vendedor me perguntou foi exatamente de que tipo era a minha pisada...Me mostrou inclusive como diferenciar tênis para pronação e para supinação....Outro tratamento. É bem verdade que a loja é especializada em artigos esportivos, mas até aí, caímos novamente no que eu disse inicialmente....se você se prontifica a vender tênis para corrida, independente se tem uma linha completa ou não e trabalha com todas as marcas ou não, deve e tem a obrigação de possuir na loja vendedores que realizem esta função de maneira satisfatória.

De toda forma, fica aí, um momento para rir e outro para pensar....(se aquela lojinha da esquina é ou não bacana para comprar um tênis e se terá alguém que conheça do assunto para te ajudar)....

4 comentários:

Fernando Andrade. disse...

Olá Luci.
Apesar de nos fazer reflectir, não deixa de ter a sua piada aquilo que acabou de nos contar.
empre que se fala de calçado desportivo lembro-me sempre do nosso amigo especialista na matéria Paulo Silva, no seu
http://calcadodesportivo.blogspot.com/.
Beijinho.
FA

Anônimo disse...

Vc.tem razão mas não é engraçado, é triste...De qualquer forma, sua indignação é típica de uma advogada, diria um amigo meu, médico. O que, se vc. permite (para continuarmos no bom humor)lembra uma piada que ele contou, de Advogado vs. Médico. Lá vai:

Advogados não são fáceis, mas médicos, as vezes são piores....

Um advogado, andando pela rua, viu uma placa que dizia:
Clínica Médica: tratamos qualquer doença;resultado garantido ou seu dinheiro de volta em DOBRO.'

O advogado pensou: 'Esses caras tão se achando espertos, vou enganá-los e ainda tirar uma grana.'

Entrou na clínica, pagou a consulta e o médico o recebeu sorridente:

- Pois não, o que o traz até aqui?

- Doutor, estou aqui com um grande problema, perdi meu paladar, não consigo mais sentir o gosto de nada; água, café, feijão, arroz.

E o médico:
- Ah, pois não. Enfermeira, por favor, traga o pote número 13.

E veio o pote cheio de merda; o médico encheu uma colher e enfiou na boca do advogado.

- O que é isso? O senhor me deu merda?!! Tá maluco ???

E o médico imediatamente:
- Pronto, recuperou seu paladar, está curado!

O advogado saiu puto da vida pensando:
'O filho da puta me pegou dessa vez, mas agora tenho que recuperar minha grana. Mas vou planejar uma infalível.'

Dias depois entrou na clínica, pagou novamente a consulta e...

- Ora, ora, o senhor aqui de novo?!

E o advogado:
- Como assim, de novo? Quem é o senhor, quem sou eu? Perdi minha memória.. O que estou fazendo aqui?

O médico sem pestanejar:
- Ah, pois não, enfermeira, o pote número 13.

- O pote 13 de novo não, porra!

- Maravilha, recuperou a memória, está curado!

E o advogado, puto da vida..."Levou meu dinheiro de novo. Não é possível! Dessa vez não vou dar chance."

Uma semana depois lá estava o advogado novamente e...

- Mas vejam só, o senhor novamente! Em que posso ajudá-lo dessa vez?

- Pois é doutor, estou acabado... dessa vez, perdi o tesão! Não tenho mais vontade de comer ninguém. Vejo a Juliana Paes, a Flávia Alessandra, a Ana Paula Arósio e nada. Não tenho mais vontade nenhuma...

O médico pensou um pouco e solicitou:
- Enfermeira, o pote número...

- Se vier com essa porra de pote número 13 mais uma vez vou foder com o senhor, vou foder com essa sua enfermeira filha-da-puta. .. vou foder com todo mundo!...

- Pronto, já recuperou seu tesão! Está curado novamente !!!

Jorge Cerqueira disse...

Luciane vc não é mole hein...kkk...Realmente vc tem razão...Nesse ramo a muitos vendedores inexperientes...Pois isso já aconteceu comigo de eu chegar na loja para comprar um tênis e o cara não saber de nada sobre pisada daí eu acabei não comprando...

Bons treinos.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Mayumi disse...

Oi, Luciane:
Vivendo e aprendendo, não é? Outro dia, entrei numa livraria e me surpreendi com o nível elevado do vendedor/livreiro: conhecia muito sobre os livros expostos na quela área. E cada área tinha um vendedor especialista no assunto! Incrível! Mas para se chegar a este nível, creio que tenha que ter um treinamento, não somente da parte dos funcionários, mas também (principalmente) de quem gerencia isto. Esta área de vendas é muito complexa! Eu não me arrisco a dar palpite! Rsrsrs. Bons treinos!