sexta-feira, 15 de janeiro de 2010



FISIOTERAPIA : PÂNICO DOS CORREDORES


Tá bom...você sentiu uma dorzinha durante os treinos. No começo achou que era apenas do esforço que fez. Nos dias seguintes a mesma coisa. Resolveu ir ao médico. Ups..o pior acontece: foi constatata uma lesão. Pronto.. a única coisa que te vem a cabeça é: e agora? qto tempo eu vou ter que ficar sem correr? O problema não é que você terá apenas que ficar sem correr, também terá que passar por algumas sessões de fisioterapia...Fisioterapia? Ah.. não....
A grande maioria dos corredores passou por isso algum dia, ou certamente irá passar. Ao longo dos meus 15 anos de corrida, apenas tive 4 lesões, sendo 3 delas esse ano...rs...Em todas elas, exceto a atual, a cura veio somente com 2 semanas de repouso absoluto, muito embora o médico tenha me receitado em todos os casos sessões de fisioterpaia, as quais eu sempre acreditei... fosse pura balela de médico para ganhar dinheiro.

Confesso que ainda resisto à idéia de cura com a fisioterapia, mas, com a minha 1a sessão ontem.. talvez... e eu disse, talvez, eu mude de idéia. Ontem a sessão foi apenas de analgesia. Uns choquezinhos que aumentavam de acordo com o tempo. Foram 35 minutos. Quando a fisioterapeuta me disse: "Olha, vou aumentando até você sentir um pequeno incôomodo. A intenção não é que você sinta dor, mas sim um incômodo leve. Alguns sentem como se fossem agulhadas, outros como beliscões".

Pronto.. e logo eu que detesto sentir qualquer tipo de dor, exceto o parto normal de meu filho, o qual fiz questão de sentir, ouvir, que posso sentir agulhadas já me apavorou.
Obviamente não senti nada de dor...e até relaxei um pouco na sessão, não fosse por ela me dizer que a volta mesmo, talvez somente em março. Mas me confortou um pouco mais dizendo que Paulo Miashiro, conhecido como Shiro que faz triathon também teve a Síndrome do Periforme e hoje tá aí... no auge...menos mal né.. e sorte a dele...
No entanto, quis me aprofundar no assunto...e falar da fisioterapia...o que eu ainda não tinha postado...Então.. vamos lá...começando a falar sobre o por quê da lesão...ou seja.. por que a gente tá lá no maior treinão e no auge... ela aparece?
A lesão é caracterizada por uma alteração ou deformidade tecidual diferente do estado normal do tecido, que pode atingir vários níveis de tecidos, assim como os mais variados tipos de células. As lesões ocorrem em função de um desequilíbrio fisiológico ou mecânico, por trauma direto ou indireto, por uso excessivo de um determinado gesto motor, ou até por gestual motor realizado de forma incorreta.
No meu caso, foi exatamente pelo excesso de esforço no glúteo, que aparceu justamente quando mudei de planilha e aumentei a passada...resumindo.. lascou a minha vida...
Tá bom...ela apareceu...o jeito é tratar...e aqui entra a fisioterapia exercendo um papel de suma importância...fazendo com que o atleta volte à atividade com segurança, o mais breve. E o mais breve pra gente muitas vezes não aguneta as 10 sessões, mas temos que ser fortes!

Quando ocorrem lesões, atenção do fisioterapeuta esportivo transfere-se da prevenção para o tratamento e a reabilitação. No cenário da medicina esportiva o fisioterapeuta assume, geralmente, a responsabilidade primária pela criação, implementação e supervisão do programa de reabilitação para o individuo lesado.

As decisões sobre quando e como alterar ou avançar no programa de reabilitação devem basear-se no processo de recuperação da lesão. O fisioterapeuta, responsável pela supervisão do programa de tratamento e reabilitação, precisa ter a mais completa compreensão da lesão, inclusive como ela ocorreu, quais as principais estruturas anatômicas afetadas, o grau ou classificação do trauma e o estágio ou fase de recuperação da lesão. Assim como também deve ter compreensão profunda da seqüência e da duração das diversas fases da recuperação e deve saber que determinados eventos fisiológicos precisam ocorrer durante cada uma delas.

Assim que cheguei ao consultório para iniciar minahs sessões, um questionário me foi apresnetado. A fisioterapeuta perguntou onde exatamente doía, há quanto tempo eu sentia essa dor, quais as atividades que eu fazia, o diagnóstico exato dado pelo meu médico e se eu seria disciplinada, ou seja, ficaria sem correr durante o tratamento, caso contrário, nada daria certo.

O objetivo principal do fisioterapeuta é possibilitar que o individuo possa retornar as atividades normais, com segurança e rapidez. E para que isso aconteça é necessário passar por vários componentes básicos do programa de reabilitação. Esses componentes também podem ser considerados como objetivos a curto prazo, e devem incluir: prestar os primeiros socorros adequados e imediatamente após a lesão para limitar ou controlar o edema; reduzir ou minimizar a dor; restaurar a amplitude total de movimento; restaurar e aumentar a força, resistência e potencia muscular; restabelecer o controle neuromuscular; melhorar o equilíbrio; manter a capacidade cardiorespiratória; e incorporar progressões funcionais adequadas.

É bem verdade que águentar as 10 sessões sem gritar de raiva é bem verdade...mas convenhamos que se a gente foi parar nas mãos de um fisioterapueta é porque erramos em alguma coisa...seja no uso de um tênis, seja por excesso de treino...e então, o que nos resta fazer é deixá-lo fazer seu trabalaho certinho...e cooperarmos até o final para que consigamos fazer o que mais queremos: correr.

A melhora, ou a restauração, da amplitude de movimento é um objetivo importante em qualquer programa de reabilitação. O atleta com amplitude de movimento restrita tem, provavelmente, suas capacidades de desempenho diminuídas. A falta de flexibilidade também pode resultar em padrões de movimento descoordenados ou inadequados. Não adianta a gente abreviar o tratamento achando que já tá tudo certo e algumas semanas depois, a dor voltar...

O desenvolvimento da força, resistência e potencia muscular é um componente essencial de qualquer programa de treinamento e condicionamento físico para atletas e praticantes de atividades físicas. Do ponto de vista do fisioterapeuta esportivo que supervisiona o programa de reabilitação, recuperar e, em muitos casos, melhorar os níveis de força, resistência e potência é primordial não só para conquistar um nível de condicionamento ótimo, mas também para fazer com que o indivíduo volte a um nível funcional após a lesão.

A teoria é uma graça... mas a prática ainda saberei se realmente funciona mesmo...Está sendo bem complicado eu ficar afstada das corridas. Esperava correr os 25km em março e tenho certeza que não conseguirei...ê vidinha mais ou menos....
Agradeço a todos que estão torcendo pela minha recuperação....

4 comentários:

Anderson Consenzo disse...

Passei por isso que vc ta passando entre setembro e outubro do ano passado. As sessões eu tirei de letra, mas ficar longe da corrida foi dificil. A cabeça deu uma vacilada e fiquei meio deprê, mas agora isso é passado e estou muito animado para 2010

Abraço

Bons Km disse...

Aguenta firma, logo logo isso passa...
ótimo post...
Bjinhos
Ju

Rodrigo disse...

Tive duas lesões correndo e posso dizer que fisio ajuda mesmo. O alcance do tratamento dos aparelhos é muito maior que uma simples massagem ou uma bolsa por exemplo. Apenas leve seu mp3. Por que é muito chato ficar parado durante uma sessão de fisio. :)

Alessandra disse...

estou passando por isso decobri um problema sério na coluna e to fazendo fisio entrei em estado de choque quando descobri e tive que parar de correr mais Deus sabe o que faz estou me cuidando pra logo logo voltas para as ruas Deus te Abençõe colega...