sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

QUANTO TEMPO LEVA PRA PERDER CONDICIOMENTO FÍSICO?



A sensação e a certeza é a mesma para todos os corredores que param de correr, seja por preguicite aguda, seja por uma lesão ou qualquer outro motivo: o nosso corpo começa a ficar redondo e perder condicionamento físico quase que imediatamente...e por que não dizer... no dia seguinte. Podemos passar a vida inteira nos matando nos treinos, deixando de lado aquele pudim de leite que só nossa mãe sabe fazer, mas quando paramos de correr...tudo que conquistamos nos treinos foi por água abaixo.


O legal é que não é bem assim. Aliás, Graças à Deus, porque se assim fosse, eu estaria numa camisa de força...rs...já que estou há 22 dias sem correr. Ficamos destreinados bem mais lentamente do que pensamos..bem, mas bem mais mesmo. Obrigada Senhor! É bem verdade que muitos elementos do condiciomento físico diminui, mas nada que depois não dê para recuperar.


Vejamos (no meu caso...quase 4 semanas sem treinar...) só pra ver o estraguinho que isso fará ou está fazendo...rs...


Meu VO2 máximo diminuirá até 10%, devido à redução do volume de sangue. Por que? Porque uma das adaptações dos exercícios de resistência é a elevação no volume sanguíneo e quando paramos de treinar, essa adaptação é perdida realtivamente rápido. Quando o volume sanguíneo diminui, menos sangue retorna ao seu coração para ser bombeado e a cada batida. Isso significa que o volume de sangue bombeado a cada batida do coração diminui. Dessa forma, sua frequência cardíaca aumenta para correr no mesmo ritmo que antes...


Outros efeitos do destreinamwento incluem perda da flexibilidade, diminuição do ritmo limiar de lactato, e grande redução na concentração de glicog~enio nos músculos e atividade aeróbica das enzimas. O interessante e ao mesmo tempo horrível, é que quanto mais em forma voce está, maiores devrerão ser as perdas....Tipo assim....me lasquei....rs....


Agora olha a situação: Depois de algumas semanas sem treinar, a performance diminui em torno de 3-5%. Assim, um corredor que faz os 10k para 40 minutos pode esperar uma performance em torno de 1 a 2 minutos mais lenta..isso depois de 3 semanas parado...Tá eu vou para a 4 semana. Alguém pode por favor, me dizer alguma coisa boa....rs....


No entanto quando voltamos a correr, depois de algum tempo parado, podemos 4esperar que o nosso condicionamento físico retorne na mesma taxa com a qual foi perdido. É claro que se voc~e teve uma lesão... o retorno é um poquinho mais difícil. Durante a primeira corrida depois da volta, provavelmente nos sentiremos como se nunca tivéssemos corrido na vida. Levará algumas corridas para que as várias partes do corpo se readapte..talvez na terceira ou quarta corrida, nos sentimos quase normais.... Após 1 semana correndo, o volume sanguíneo aumentará, e você está recuperando os outros fatores do condicionamento físico que o permitirão readquirir o nível anterior de performance na corrida....


Eita quanta facilidade....rs...Mal posso esperar para ver o meu volume sanguíneo aumentando, aumentando...já que agora o que vejo é um corpinho sem sangue nenhum...poprque depois de 22 dias sem correr...o sangue não diminuiu deve ter é secado....kkkkkkkkkkkkk.....
fonte: Copacabana runners

9 comentários:

Felipe de Souto disse...

Lú!!! Massa seu post...noto uma lijeira diferença do último post...senti um pouco mais de energia positiva...estou errado? Bom, espero que seja isso mesmo!!!

Bom fim de semana!

Felipe de Souto

Jorge disse...

É amiga Lu, realmente quando paramos o condicionamento vai embora mesmo e inclusive alguns corredores até engorda, mas espero que vc melhore logo e estou na torcida por vc menina vc é guerreira e vc está fazendo falta nas corridas, tenha paciência que tudo dará certo.

PS: Obrigado pela msg e pelos elogios, pois correr, falar e filmar é fácil, pois basta treinar não tem mistério amiga, se eu consigo é claro que todos conseguem também, muito obrigado pelo apoio, pois tudo isso eu devo a Deus e aos amigo(a)s como vc que sempre estão me apoiando, outra coisa que observei na sua msg e inclusive de outras que tenho recebido por email e quando estou na corridas, pois vcs dizem que sou corredor de elite, pois não sou amiga quem dera se fosse, pois sou corredor amador que nem vcs, posso até correr um pouco mais do que vcs, mais sou corredor amador, caso algum dia eu chegue neste nível (ELITE) ou não eu nunca, jamais vou esquecer dos meus amigo(a)s, fique sabendo que cada um de vcs são especiais para mim...Inclusive já que vc tocou neste assunto eu estou bolando um post sobre este assunto...Mais valeu amiga.

Bom final de semana, que Deus vos abençoe amiga.

Um Ultra abraço

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Bons Km disse...

Lu, faltou dizer, que depois que todo esse periodo de recuperação, você vai voltar usper motivada e que seu condicionamento vai melhorar mais do que antes disso. E que você será mais consciente de como evitar uma nova lesão...
Fica tranquila, as coisas vão melhorar...
Estamos torcendo...
Bjinhos
Ju

Avicor disse...

Ola amiga corredora também adoro essa modalidade ., gostei muito do seu blog muito bem organizado e informativo !!
retribua a visita e faça uma visitinha em meu blog : www.avicor.blogspot.com

Avicor

www.avicor.blogspot.com

Avicor disse...

AHHH ja ia me esquecendo Feliz aniversario !!
que vc consiga tudo que almejou !!!

Avicor

www.avicor.blogspot.com

Manú disse...

Lucy!!!!!!!!!!!
Estou torcendo por você!!!
Logo logo você estará de volta!!
Manú

Vascão disse...

oiii
adorei essa matéria
e feliz aniversário !
bjs

Fabiana disse...

Luciane parabéns e muitos e muitos kms e estou torcendo pela sua recuperação total!

Bons Kms
Fabi =)

Diego da Costa disse...

Olá Lu!

Feliz aniversário! Desejo tudo de bom. E pelo pouco que pude te conhecer através do seu blog tenho certeza que em breve vc estará de volta as corridas e ainda melhor que nuca.

Um grande abraço!!!