terça-feira, 21 de setembro de 2010

HOJE TEM GOIABADA? TEM SIM SENHOR! HOJE TEM MARMELADA?TEM SIM SENHOR. E O PALHAÇO QUEM É? É QUEM COLOCOU O CHIP NO PÉ!!!!!

A prova de domingo já não tinha grandes referências. Mesmo estando na 4ª edição, a coisa não engatou nem com reza brava. Na 1ª edição, teve aquele problema que eu disse aqui, onde o cara não teve dinheiro para pagar a premiação oferecida e quase foi linchado... rs...Já na 2ª edição, o povo pagou e sabe se lá porque, não teve corrida e até hoje ninguém recebeu dinheiro de volta. Na 3ª edição, o problema maior foi as trapalhadas do organizador e a demora na premiação e dessa vez...vixe....

Como a prova era aqui na cidade, meu pai passou lá em casa às 08:00hrs. A largada para os caminhantes e 5km seria nesse horário e a dos 10km seria às 09:00. Assim que estacionamos o carro já podíamos ver de longe caminhantes conversando e pessoas com numerais de 5km...ou seja....o atraso foi configurado...rs...

Assim que chegamos fomos direto pegar as camisas. Muita confusão. Algumas pessoas de má fé pegaram camisa G ou GG no dia anterior para depois trocar no dia da prova por M ou P e o invés de trocar, simplesmente pegaram outra...sendo assim, muita gente ficou sem camisa. Eu ainda consegui garantir uma P.. na cor amarela...nem me perguntem o por quê da cor amarela, pois todas as outras eram brancas! Kkkkkkkkkkk....E detalhe, você percebia que foram confeccionadas as pressas, já que as laterais da barra faziam “bicos”....Mas paguei.. levei!

Quando fui ao banheiro ouvi um zum zum zum sobre o percurso. Algumas meninas diziam que era apenas 1 subida no morro do ilha e depois iríamos para ponte Pênsil...ao passo que outras....diziam ser 2 subidas...Quando me inscrevi dizia ser apenas 1 subida com o resto do percurso indo para a PontePênsil. Pode não fazer diferença para a maioria, mas para mim iria fazer sim 1 subida a mais. Primeiro porque eu ainda não estava totalmente recuperada da virose e havia treinado pouco esta semana e segundo porque mais uma subida boa depois de 9km percorridos iria ser pra quebrar geral!

Assim que saí do banheiro falei para o meu pai que iria procurar o Sr. Alexandre. Achei? Achei, mas toda vez que alguém ameaçava chegar perto dele, ele inventava que o celular havia tocado e ficava falando sozinho coisas do tipo: “Sim, ta tudo certo, as ruas foram enterditadas”....Desistí....

Depois dessa notícia, aproveitei pra conversar, me alongar bastante, e até adar uns trotinhos...rs...coisa que eu nunca faço antes de prova. Meu pai
também entrou na onda..






Mas menos de 5 minutos depois, ele mesmo se encarregou de explicar a merda: “Olha pessoal, caminhantes, 5km e 10km vão sair tudo junto ás 09:00.. o percurso mudou vão ser 2 voltas como no ano passado, subindo duas vezes o morro....não temos tempo de interditar as ruas”....

Meu, eu juro, deu vontade de chorar...Na verdade muita gente teve a mesma vontade..rs...principalmente algumas meninas que vieram de São Paulo. Na boa, sair com caminhante e com o pessoal dos 5km...não seria uma boa idéia. Primeiro porque os caminhantes adoram ficar lá na frente atrapalhando quem quer correr e segundo porque os que correm 5km saem feito doidos atropelando todo mundo...é um horror! Mas, vamo lá...

A gente percebia um movimento estranho. Parecia que algo não estava certo. O pórtico de chegada estava do lado inverso de modo que a gente não via o tempo que íamos fazer. O Sr. Alexandre corria de um lado para o outro. 09:00...cadê a largada??? O povo começou a gritar: “Começa, começa” Enquanto alguns idiotas (eu inclusive) esperava atrás da fita, outros mais idiotas ainda, ainda corriam de lá praça fingindo aquecimento...Não tinha condições de dar a largada se eles continuassem de lá praça. Até porque se desse a largada nessas condições, quem estava lá na frente não iria voltar e começaria a correr uns 100 metros a menos do que o pessoal de trás.. e isso dá uma diferença....!!!!!!

Povo aglomerado...e a bandinha do exército não dava o menor sinal de que iria tocar pra dar a largada. Começou a chover...o pessoal começou a gritar novamente pra começar. Eu tava achando tudo muito engraçado, até pelo histórico das 3 edições anteriores. Eu já sabia, desde a inscrição que seeu quisesse mesmo correr essa prova, tinha mais é que rir e não me aborrecer, porque sempre algo acontecia. Eu torcia pra chover e dizia: “Calma gente, é só colocar o pneu de chuva e pronto”....Eu ia ser a primeira a tomar um capote, pois tava com o meu Sprint ea sola dele escorrega na chuva, mas não tava nem aí....

O povo tava nervoso. Então um cheiro horrível tomou conta do ar....A coisa foi tão horrível que uma menina loirinha do meu lado começou a chorar dizendo que estava passando mal...era pum atrás de pum...Na boa, era impossível só um ser humano soltar tanto pum sozinho...com certeza ele estava tendo a ajuda de outros companheiros...Era muuuuuuuuuuuito
fedido...eram puns de revolta! Kkkkkkkkkkkkkkkk....





Então, às 09:10, foi dada a largada. Era braçada de cá, de lá. Eu mesma tomei um tranco tão forte de uma guria...Tive que correr um bom pedaço com os cotovelos levantados...Mas em pouco tempo, até pela avenida ser bem larga, a coisa fluiu. Não tinha placas de marcação em nenhum momento. Assim que avistei o primeiro posto (????????) de água, comecei a rir sozinha. Havia 2 soldadinhos, coitados, com 2caixinhas de água mineral. Meu Deus...Ia passar por ali 1000 pessoal e em cada caixa no máximo havia 100 copos. Tive tanta pena da situação que nem peguei a minha água, pensando ns velhinhos que viriam atrás...eu ainda conseguiria encarar sem água, mas eles...e meu pai....ah.. deixei pra lá.. na volta eu pegava....



Lá perto da divisa de Santos e São Vicente, faríamos a volta....Eu conseguia ver uma dessas fitas que servem para interdtar...então a gente tinha que passar por trás da fita. Teoricamente, pois na prática, o que eu vi, foi o pessoal geral pisando em cima da fita até o chão e cortando um bom pedaço do percurso....Eu não tava acreditando...A brincadeira tava ficando sem graça demais. Assim que cheguei na fita, me deu o minuto de fúria, parti a fita ao meio e ela voou...Eu faço as merdas e depois dou risada sozinha...dois caras que estavam um pouco atrás de mim falaram: “Caracas, a minha cortou a fita”...e cascaram o bico também.

Chega enfim a primeira subida...pra mim foi bem dramática. Eu senti bem na pele a falta do treino na semana que passou., mas ao contrário do ano passado em q eu tive que caminhar um pouco no meio da subida, dessa vez a meta era subir sem parar nenhuma vez. Missão cumprida. Desci feito louca e morrendo de medo de tomar um capote, pois se a gente cai ali no morro, não levanta.. sai rolando fazendo strike....rs....

Lá embaixo, se aproximando do pórtico de chegada, várias meninas falavam: “Não vou agüentar fazer isso de novo, vou para por aqui”....

Parar por aqui tudo bem, mas sem entrar no pórtico, pois como estavam inscritas para os 10km, entrar no pórtico significaria marcar o tempo pela metade. Alguém viu isso? Algum fiscal proibiu as mesmas de entrar? Eu ainda disse um: “Oooooooouuuuuu”...Não dava pra dizer mais do que isso depois de descer um morro e saber que vai ter que subir de novo dali há 4km....Na boa, pelo menos umas 15 fizeram isso de uma vez só....

Quando cheguei novamente lá na divisa, a fita que eu parti de fato não existia mais, só um soldado segurando uma fitinha na mão sinalizando que era pra dar a volta ali....kkkkkkkkkkkkkkkk....bem feito.. se tivesse avisado o pessoal que tava cortando caminho, a fita não seria quebrada e ele não estaria ali naquela posição ridícula...

As pernas não obedeciam, a água era insuficiente para todos os atletas...mas eu tinha que encarar o morro. Era tudo ou nada. Ou eu engolia o morro ou ele me engolia. Eu estava com fome...rs...Foi duro, mas cheguei lá em cima com vontade de descer e acabar com tudo. Terminei a prova em 0:47:50...[ótimo tempo para duas subidas horríveis.

Por volta das 10:30hr todo mundo já tinha terminado a prova. Restava esperar a premiação. Na verdade eu sabia que tinha chances, até porque consegui contar a quantidade de meninas que chegou na minha frente tirando aquelas 15...eu era a 16º...Portanto, tirando as 10 que subiriam na geral, obviamente u pegaria na categoria. Eu tinha que esperar. Mas confesso, mesmo que eu não tivesse chances, eu esperaria porque sabia que alguma coisa ia acontecer.

12:00hrs e nada. Uma nuvem preta se formou sobre nossas cabeças...era um vento, um frio....O organizador Sr. Alexandre simplesmente sumiu. Enquanto isso o pessoal se divertia tirando foto no pódio. Dali a pouco o Sr. Alexandre sobe no palco e solta a pérola: “Gente, muita calma, tem que ter um pouquinho de paciência, estamos apurando o fluxo financeiro....”

Ãããããããããããããã? Que fluxo? Não tem que apurar nada meu querido, dá os prêmios e pronto....todo mundo dizia isso...uma loucura. Ms o que aconteceu? Ele prometeu premiação do 1º ao 10º lugar no geral masculino e feminino, no valor de R$ 400,00....mais a premiação dos deficientes....e mais R$ 100,00 aos 1º colocados de cada categoria por idade masculino e feminino...e óbvio, não conseguiu virar o dinheiro. Depois subiu de novo e disse: “Olha vamos fazer assim, os valores menores eu vou passar um cheque e os maiores, fica pra dia 31, tudo bem?” Na boa gente, no início deu
pena, mas depois....revolta mesmo.

Era tudo feito nas coxas. Os troféus estavam ainda dentro das caixas e sem a etiqueta das categorias. Os cheques estavam em branco....a listagem ainda não sido apurada. Alguns atletas ficaram com dó e se puseram a arrumar os troféus, a etiquetar, a preencher cheques....Sai a listagem.





Atletas ajudando a arrumar os troféus....



Atletas ajudando a organizar a listagem e por ordem na casa


Atleta preenchendo os cheques da premiação....



Fiquei em 4º na categoria, mas em 37º no geral. Imagina, contei exatadas 15 meninas....O povo começou a gritar....”Cade meu nome na lista?” “Aonde que eu fiz esse tempo?” “Esse cara aqui chegou atrás de mim”....Uma doideira sem fim. Eu fiquei revoltada, ainda que não tenha sido prejudicada diretamente..pois na categoria eu era mesmo a 4ª colocada.

Tenho amigos gêmeos que correram e tanto o nome de um quanto do outro não apareceram na listagem. Depois de muito reclamar apenas 1 deles apareceu e a desculpa foi a seguinte: “ Foi distribuído 300 chips sem que os mesmos fossem cadastrados.. o de vocês deve ter sido um deles...”

Na hora de chamar o povo da geral feminina, a 10º colocação foi completada por uma guria de São Paulo que saiu na listagem em 15º lugar, mas que segundo ela teria sido a 10º. Então, ela se pôs na 10º colocação e pronto.



O coitado do organizador (nessa altura era coitado mesmo, porque tava tomando coice de todo lado...) não sabia nem que categoria estava anunciando. Em determinado momento ele diz: “preciso de uma moça bonita aqui pra me ajudar a entregar os troféus”...As meninas se afastavam ou viravam de costas e de quando ele viu uma velhinha, bem velhinha mesmo ali perto do pódio, imediatamente pegou a mesma pelo braço dizendo que ela era muito bonita e que poderia ajudá-lo. Me deu um acesso de riso que eu fiquei com dor na barriga. Era desesperador!.

Quando subi no pódio para receber o meu troféu, subi com o maior carão feio e virei meu troféu de ponta cabeça. Era assim que eu queria aparecer na foto oficial...com o troféu virado.Aquilo ali não era uma zona?Quando o Alexandre me viu de troféu virado, rapidamente o virou pra cima e disse:”Não, troféu virado não!”...Entrou por um o ouvido e saiu por outro...virei novamente...e assim saí na foto....Eu apenas tenho respeito com quem tem comigo e aquilo ali, era um desrespeito geral!

Depois até fiz uma crinha melhor a pedido do Manuelpara tirar uma fotinho com meu papai....rs....mas ainda estava indignada, que fique claro....



Na verdade me senti uma palhaça. Corri meus 10km, peguei o mesmo troféu daquelas que se inscreveram para os 10km, mas correram 5km....não tinha nada a fazer. Era só ver as meninas subindo no pódio....e cada uma pegando seu trofeuzinho falso...Que lástima!

Quando a representante da equipe da EPAS/OSAN resolveu ajudar o cara a anunciar as categorias, ela mesma zoou o plantão. Na categoria 70-99anos, ela anunciou da seguinte forma: “Olha pessoal, vamos dar uma salva de palmas a esse atleta super especial. Ele tem 71 anos e fez os 10km em 41 minutos....É um atleta e tanto hen...tá aqui...41 minutos....faça o meu favor....mas vamos entregar a premiação”....
Agora digam pra mim, é ou não lamentável?????????????

Meu pai acabou pegando o pódio em 10º lugar, mas saiu cuspindo fogo,pois sabia que alguns ali cortaram caminho....E apareceu em quase todas as fotos, conferindo a cara dos caras que chegaram na frente dele....



O fato é que infelizmente no ano que vem esse Sr. Alexandre vai novamente fazer essa prova....Infelizmente muitos irão correr....muitos serão desrespeitados mais uma vez....A corrida virou comércio....simples assim....mas talvez a gente possa reverter a coisa....somos tantos....talvez já tenha começado....mas ainda há um longo caminho....Temos que freiar esses caras que se intitulam organizadores, mas são INCOMPETENTES na acepção da palavra. Não dá pra ter pena não....tem que boicotar!

6 comentários:

Regis..."amocorrer" disse...

Luci,cheguei a fazer inscrição no ultimo dia pois um amigo disse que a prova era show, no dia do vencimento do boleto o pessoal aqui não quis descer enfim ja era quinta e fiquei com medo de minha inscrição não se completar..resumo...achei que ganhei mais ficando por aqui ne?abcs

António Almeida disse...

Pois é Luciane parece que os batoteiros vieram para ficar, por cá também temos essa praga, quanto aos organizadores não nos podemos queixar muito, na maioria temos boas organizações.
Abraço.

Mayumi disse...

Kakakakakka. Estou rindo até agora! Rsrsrsrs. A mocinha loirinha que chorou por causa do mau cheiro, rsrsrs, a moça bonita que virou uma velhinha bonita,,, ai, ai... cada coisa que acontece... rsrsrs.

Unknown disse...

KKKKK!!!! Sem comentários... me diverti muito lendo tudo isso...
Foi o verdadeiro circo de horrores!!

Quando chegaram as caixas com os troféus eu virei para o meu marido e falei: Vou abrir aquelas caixas e começar a arrumar os troféus senão agente não sai daqui hoje...
Só que no final (o meu marido já estava azul de fome e frio louco pra ir embora), o povo já estava vindo brigar comigo porque estava faltando troféu, alguns estavam lascados, uma maluca que não pegou podium veio me pedir um troféu pra levar pra filhinha dela, masculino recebia de feminino etc, etc,etc... Então falei: vamos embora de fininho senão esse povo vai me matar e eu não tenho nada haver com isso tudo... E acabei não vendo o último acontecimento: com toda ventania voou uma táboa do pódium na testa do Val e fez um machucado horroroso no coitado!! E ele é tão legal!!

Espero que no ano que vem essa prova seja apenas uma remota lembrança...

Beijos

Anderson Consenzo disse...

Realmente um verdadeiro circo. O pum de revolta foi o melhor! hahaha
Ainda não participei de uma prova desorganizada como essa, mas deve ser de acabar com qq entusiasmo.

Abraço

Marildo Nascimento disse...

Essa prova suja o nome da rapaziada do litoral que trabalha com corrida...esses caras são realmente ruins e ainda assim conseguem sobreviver numa área tão competitiva...e olha que conseguem recursos do Estado para fazer a prova!
Que loucura!