quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ARREGASSE AS MANGAS: ESTABEÇA SUAS METAS PARA 2011



Pronto. 2011 já chegou, acabou a história de dedinho pra cima...Agora a hora é de esquecer aquela corrida maldita que te fez pensar em parar, aquele resultado que não veio, aquele recorde pessoal que não foi quebrado. Tudo ficou pra trás.

É bem verdade que tudo que não deu certo no ano passado nos impulsiona a fazer melhor nesse ano, mas isso não quer dizer que temos que guardar no fundo da memória tudo isso. Muito pelo contrário. A hora é de traçar novas metas para a corrida.

Pra tudo na vida é preciso estabecer metas e na corrida não poderia ser diferente. Desde aquele atleta de ponta até aquele que começou a correr hoje, é preciso traçar um objetivo. Um tempo a ser percorrido determinada distãncia, uma distãncia jamais percorrida..não importa.. o que devemos ter em mente é um objetivo.

A meta é importante para todos, até para definir o tipo de treino, ou você é daqueles que acha que tanto para 5km como para uma ultra o treino é o mesmo? Então. Se não temos uma meta, ficamos perdidos, e acabamos até por perder o estíumulo, já que o fato de colocar o T~enis e percorrer um caminho sem um propósito fica sem razão. Quem nunca quis diminuir 2 segundos correndo daqui até aquela pedra? 2 segundos...Minha gente...2 segundos tem gostinho de 2 minutos pra quem não sabe...rs...

Se você corre por prazer ainda assim precisa de uma meta. será emgarecer? Será poder dobrar a distância percorrida...você é quem sabe. As metas são pessoais. Mas querem um conselho? Para aqueles que pensam em diminuuir tempo (principalmente os iniciantes), muita calma nessa hora.

O caminho para diminuir o tempo não está em participar de provas toda semana, como muitos amigos meus fazem. Muito pelo contrário. O corpo tem um desgaste tão grande que seu rendimento não vai aumentar e sim cair, pois não há tempo entre uma prova e outra para recuperação. Aliás, o que você pode conseguir com isso é uma lesão e vamos combinar, lesão é tudo que um corredor não deseja...aliás corram agora mesmo e batam na primiera madeira que acharem...rs...

Em 2009 corri 25 provas no ano...Havia meses em que eu participava de 3 provas. Diminuí meu tempo? Sim, porém ganhei uma lesão no piriforme e uma bursite. Ano passado, optei por apenas correr 11 provas e tudo correu bem. Cheguei bem perto do meu recorde pessoal, ganhei 8 pódios, não me machuquei...e não me arrependí de ter corrido menos provas, até porque tive tempo de treinar mais de forma correta.

Também não pense que se você traçar uma meta ela será alcançada facilmente. muitasz vezes sem são alcançadas mesmo...mas e daí? É uam meta não é? E metas servem para serem perseguidas..um desafio, uma motivação e não uma obrigação. Campeões muitas vezes tem metas porém não alcançam de maneira satisfatória. Valmir Nunes Ultramaratonista, teve que desistir de uma ultra lá em Esparta por cãimbras. Imaginem uma pessoa que treina em média 50 km diários por meses, ter que desistir por cãimbras? Pode parecer frustrante num primeiro momento, mas é uma forma de impulsioná-lo para um outra oportunidade.

Isso já aconteceu comigo tantas vezes. Treinei forte, me sentia preparada e no dia da prova...um fiasco. Vem mesmo na cabeça aquele tipo de frase: " Mas que bosta de prova foi essa que eu fiz?" Mas é assim mesmo. Metas requerem disciplina, determinação e principalmente paciência. Ninguém melhora do dia pra noite, a não ser Usain Bolt...rs...

Pois bem, 2011 acabou de começar. Pense com calma e escolha provas que lhe favoreça, percursos bacanas. Nada de sair correndo qualquer pedreira por aí. Quem quer resultado tem que saber escolher e abrir mão de algumas provas. Nem adianta falar que vai correr pra treinar. A gente sabe que o ritmo que a gente impõe na prova é bem diferente de treinos. Ademais pra que correr o risco de se machucar em uma prova que não vai valer nada pra você?

Este ano a minha meta, muito mais do que pódios que eu sempre digo, é uma consequência, será quebrar o meu recorde pessoal nos 10km que é de 0:46:05. Também correrei um circuito de 10km em dupla. É a 1a vez que correrei essa distãncia em provas. Isso certamente me ajudará a ganhar mais velocidade nas de 10km, já que a prioridade serão tiros de 500 metros. Correrei meias maratonas e voltarei à Meia de São Paulo, onde corri no ano de 2009 com uma lesão no nervo fibulotalar..Ano passado fiquei com medo dessa prova. Em 2011 ela voltará ao meu calendário como uma maneira de superação. Sem pretensões, apenas diversão saudável.

Dia 23 de janeiro, meu aniversário, correrei a 1a prova do ano, os 10km Jovem Pan. Também não será uma prova para tempo, mas sim, para apagar a velinha correndo....Nunca tive a oportunidade de correr no meu aniversário e este ano completarei os 3.4...da melhor maneira...

De toda forma, tracem metas, tenham objetivos. É muito bom. Com certeza você acertará seu alvo!




Nenhum comentário: