quinta-feira, 13 de janeiro de 2011



VOCÊ TEM MEDO DE QUE?






A corrida é mesmo fascinante. Acho engraçado. Já vi tantos blogs nascerem e tantos serem abandonados.Alguns por falta de tempo,outros por falta de assunto. O engraçado é que o JUST RUN! Irá fazer em maio 4 anos de vida e tem tanto ainda pra falar. As coisas surgem...não é preciso procurar assunto.. a corrida nos abre um leque incrível de assuntos...

O canal Multishow reprisa o Programa Altas Horas, apresentado por Serginho Grusman. Só assim mesmo pra eu assistir, pois sou do dia...rs...aliás, todo corredor é do dia, já que a maioria acorda cedo para treinar ou trabalhar.. Pois bem. Estava lá sendo entrevistado o lutador de MMA (vale tudo) Minotauro. Como apreciadora da luta de vale tudo, fiquei lá assistindo a entrevista e de repente alguém da platéia pergunta: “Alguma vez, você já sentiu medo do seu adversário?” E a resposta do lutador não poderia ser diferente: “Não, do adversário nunca, tenho medo do resultado”.

Pronto. Já fiquei pensando e pude transferir essa frase para a corrida e consequentemente fazer um post bem legal sobre isso. Eu confesso: Já senti medo das minhas adversárias. E durante muitos anos. Mas a partir de 2009 tudo mudou.

Na 1ª etapa do Circuito das Praias 2009, assim que pisei na concentração vi de longe Josefa, uma corredora da minha categoria da equipe Semes/Cubatão. Como eu sempre digo, aqui em Santos, sabemos exatamente quem é da nossa categoria. Eu sei nome, sobrenome, idade...rs... coisa de psicopata...Assim que avistei a guria, disse para o meu marido: “O 1º lugar é dela, agora eu tenho que correr atrás do 2º”. Disse isso pois desde que comecei a competir, lá em 2000, ele sempre chegou na minha frente. Me acostumei com isso, simples assim. Largamos.

Assim que cheguei, comemorei com meus amigos e meu marido,pois sabia que tinha feito uma prova bacana, deixando as meninas para trás. Lembro bem daquele dia: “Conseguí, o 2º lugar é meu!” Alguns minutos depois, tive a chance de ver Josefa chegando. Não era possível, mas aconteceu. Quando saiu o resultado, realmente eu havia ficado em 1º lugar.

Desde então,passei a acreditar em mim e não sentir medo de minhas adversárias. Na verdade nem as considero como adversárias, passaram a ser amigas...chego a torcer por elas em certas provas, reconhecendo que fizeram ótimos resultados., com exceção de algumas que não respeitam a ética esportista....

E então, nas 6 etapas do Circuito, em 5 cheguei em 1º lugar e Josefa em 2º., com exceção da última etapa em que lesionei o piriforme e cheguei 20 segundos atrás dela chorando e gemendo de dor. Nessa etapa, tudo já estava definido, eu terminaria mesmo em 1º lugar, e o que eu queria era simplesmente superar a dor que eu sentia. Superei.

A partir de então, nunca mais tive medo de nenhuma corredora. Seja ela quem for. Claro que ainda continuo fazendo pesquisas antes das provas para saber os úlimos resultados, mas medo...nunca mais. Tenho medo do meu resultado. Uma coisa comigo mesma que ainda tenho que superar. Medo de treinar e não conseguir fazer o tempo esperado, medo de sofrer na prova.. sinto mesmo e não tenho vergonha de admitir. Talvez esse seja o motivo de meus posts cheios de emoção quando consigo ultrapassar alguém faltando alguns metros, ou quando sofro em demasia, vomito, faço zig zag de tanto cansaço. Mais do que o pódio,é o resultado que eu procuro.

O engraçado,é que desde a 1ª etapa lá em 2009, sempre corro com as mesmas frases na cabeça. Para muitos parece pretensão, mas para mim, ainda é uma forma de não sentir medo novamente de ninguém, mas tentar a todo custo superar meus próprios limites quando eu estou totalmente desacreditada do que eu posso fazer.




“Não me entrego sem lutar,

Tenho ainda coração,

Não aprendi a me render

Que caia o inimigo então”

(Trecho da música Metal contra as Nuvens de Renato Russo)



“Hoje pode ser meu dia,

Pode até ser o seu

A diferença é que eu vou embora,

Mas eu levo o que é meu”

(Trecho da Música Tropa de Elite de Tihuana)


Talvez muitos de vocês achem que essas músicas sejam voltadas muito pra vencer a qualquer custo. No entanto de maneira nenhuma eu penso nisso. Penso sim, em fazer sempre uma ótima prova e fico muito puta quando isso não acontece. Mas vamos combinar, quem de voces não fica puto da vida quando treina pesado e não faz o esperado? A sensação de frustração não está ligada ao fato de eu ter ou não passado determinada corredora, mas sim ao fato de eu ter me preparado duramente para uma determinada prova e de repente não me sentir bem no dia, ou mesmo quebrar faltando poucos quilômetros como já aconteceu comigo algumas vezes. Essas músicas me empurram de forma que eu consigo me concentrar no que eu estou fazendo e pensando que se eu treinei eu vou levar...não um troféu, mas um bom resultado...o pódio, já disse, é uam conseqüência de um bom resultado.

Já fiz provas em que eu pulei de alegria e não ganhei o pódio. Hoje, pra mim, o mais importante é o resultado. Nada de medo de fulana ou de beltrana... como diz a música,m pode ser meu dia,pode até ser o seu, mas eu vou embora fazendo o meu melhor...Ano passado, corri 11 provas, levei 8 pódios, mas não quebrei meu recorde pessoal. Não foi um ano que me deixou completamente feliz...eu queria me superar, mas apenas conseguí superar pessoas...e isso, na boa...pouco me importa agora.

Mas ainda preciso trabalhar muito a minha cabeça em relação às competições. Me cobrar menos, deixar rolar. Eu falo mas não consigo mesmo sabendo que esse é o correto. Das vezes em que fui desencanada para as provas, foram as vezes em que tive os melhores resultados e que mais se aproximaram de meu recorde pessoal. Mas não.. quero chegar, quero mostrar que eu treinei e às vezes me lasco. Esse ano vou conseguir arrumar esse lado meu descompesado...rs...pelo menos eu vou tentar....rs...daria um ótimo post....Luciane Evolution...kkkkkkkkk


Mas e você, tem medo de quê????

Um comentário:

Alessandro disse...

Realmente a continuidade, seja de blogs, programas de exercícios, dietas, etc, é a parte mais complicada do ser humano. Continuidade significa comprometimento. Também comecei um blog e espero daqui há quatro anos estar com ele no ar, assim como o seu. Parabéns!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/