terça-feira, 1 de fevereiro de 2011


SEJA O ROCKY BALBOA  DAS CORRIDAS



"Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha". (Rocky Balboa)

É com essa frase que eu começo o post de hoje. Ontem estava assistindo ao filme do Rocky VI, que conta a história de Rocky, o lutador, já aposentado e  que decide enfrentar o campeão mundial Mason Dixon. Quase no final do filme, onde ele leva um big knock out do campeão mundial, passa um filminho na cabeça de Rocky onde se lembra de tudo que ele passou até chegar ali. E é exatamente nesse momento que o treinador fala essa frase, a qual na hora, eu tranferí para a corrida.

"Não importa o quanto você é rápido, mas sim, o quanto você aguenta continuar rápido. O quanto ocê pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha".

Me veio na cabeça a largada de uma prova. A gente se prepara, a gente sofre nos treinos e de repente quando ouve o fuóóó, sabe se lá por que, algo acontece e a corrida simplesmente vira um pesadelo que engole todos os nossos anseios depositados naquela corrida.

Ao meu ver, a largada é a fase mais importante da prova. É somente após a largada que você tem a noção exata de como você está, que estratégia usará....Fatoé que a largada pode levar você a vencer a prova, ou simplesmente te afundar na ânsia de querer logo concluir um resultado.

Levei anos para entender a importãncia da largada. No começo, lá atrás há mais de 10 anos, largava tranquiinha. Via aquele batalhão de gente afoita passando por mim e nem ligava. O pensamento era de que eles cansariam mais na frente e eu ali na teoria "devagar e sempre" no maiorestilo "A LEBRE E A TARTARUGA" conseguiria ultrapassá-los. Lêdo engano. De fato muitos cansavam, de fato, alguns eu até alcançava, mas na grande maioria, eu largava a mais recuperar o tempo perdido na largada.

Alguns anos depois, adotei a técnica kamikase, bastante utilizada por mim inda em situações desesperadoras...rs...Dessa vez, ao contrário da primeira, largava muito forte. Não via quase ninguém na frente, salvo o pessoalpunk mesmo...Mas depois...e aqui cabe dizer, não muito depois..quebrava e me arrastava até o final da prova, perdendo cada segundo daquele que eu havia ganho no começo. Isso porque a quantidade de ácido láctico que eu produzia na largada devido ao enorme esforço, fadigavam os meus músculos muito antes do meio da prova e então...a coisa realmente desandava.

Foi um período difíil pra mim, pois eu não entendia direito o por quê eu largava forte e fazia o mesmo tempo de quando eu largava devagar. Desanmei bastante nessa época.

Então, é aí que a frase entra: Não importa o quanto você é rápido, mas sim, o quanto voce consegue continuar sendo. Foi a partir de 2009 que comecei a treinar tiros por conselho de um amigo lá dePortugal (CarlosLopes). O técnico dele me passou uma planilha, (sim, minha planilha é européia...rs...) onde havia muitos tiros. Passei a largar razoavelmente forte e me manter na mesma velocidade até o km 6, onde eu quebrava. Assim permanecí até o meio do ano passado, onde adotei um método meu...rs...cois de doida mesmo..Eu ia até à praia. Percorria 5km bem leves e os últimos 5km muito, muito forte. Claaaaaaaaaro que no começo na volta, muitas vezes eu parava no km 3..mas voltava feliz. A coisa deu certo,pelo menos começou. A partir de então, nomo antes depois do 6km, pois consigo manter a mesma velocidade devido àlargada. Sem afobação, largo, me mantenho naquele ritmo. Esqueço o pessoal que atropela na largada. Deixo eles irem...evou no ritmo que eu achar certo.. gerlamente 4:30...depois é uma questão de administrar.

Quanto a vencer...a frase (pelo menos a minha) não quer dizer ganhar troféu, subir no pódio...mas sim vencer a si mesmo, vencer a vontade de querer parar, vencer a decepção de não fazer o tmpo desejado.

Eu já fiz 3:45 no 1º km, me peguntem se no 2km eu fiz isso? Fiz nada, fiz foi 5:10...Afobação total. Larguem com calma. Analizem se aquele é mesmo um bom dia para testar a sua força, se o clima é ideal. Não dá pra achar que a gente vai bater recorde pessoal em 38ºC de sol. Então pra que largar forte? ão dá pra achar que a retenção de líquido que a gente tem na TPM não vai nos deixar pesadas ..vai sim...Nem todas as provas, devem ser lindas. Não dá pra ser o melhor sempre e nem teria graça em ser. Mas dá pra saber largar direito e então aquela corridinha que a gente se inscreveu só pra rincar vira a maior de todas.

Veja só. Hoje eu fui para a academia. Subí na esteira e colocquei velocidade 10.5 com escala 2. Não me importava o quanto eu iria correr, se 10km ou 1km. Me importava o quanto eu suportaria ficar a,i correndo naquela velocidade. O que aconteceu? Com o tempo facilitando, acabei conseguindo fazer 45 minutos, um tempo que eu  nunca havia conseguido fazer antes nessa velocidade. Mas é uma questão de treinamento. Não adianta ficar ali na velocidade 7,5 por km como eu fazia e correr durante 1 hora e 20...e  no dia da pova querer largar a a 4:30 por km. Não dá pra sofrer só em dia de prova. Quem optar por isso corre o risco de se desistimular rapidamete já que a corrida também tem o cuinho de dar prazer e não só sofrimento....Tem que sofrer em treino. Tem que tentar aguentar no ritmo que deseja correr...´

Passados tantos anos, cá estou eu falando de largada. Como se eu já controlasse as pernas e o impulso após ouvir o fuóó...Como se eu nunca mais tivesse largado afoita e tão logo passsse pelo tapete dissesse: "Mas que bosta foi essa que eu fiz???" Como se eu conseguisse cumprir a promessa de ver alguém pasar por mim na largada e não querer ir atrás até chegar junto.  Tenho tanto pra aprender. Sou um ser em evolução...e muitas vezes, confesso, desevoluindo....rs...Tantas largadas erradas pra fazer...mas uma coisa eu digo....tem que saber resistir....no ritmo inicial ou não, tem que chegar até o final, é assim que se vence...é assim que nos vencemos... 

Um comentário:

Pablo Bravo disse...

Ficou ótima a frase!!!

Abraço