quinta-feira, 3 de julho de 2008

CORRENDO UMA MEIA MARATONA...
Eu bem me lembro da minha 1a Meia Maratona. Foi na 1a edição da prova na Praia Grande há uns 4 anos atrás mais ou menos. Como era a minha primiera vez, já que só estava acostumada a correr provas de 10km, fiquei um pouco receosa em não conseguir finalizar a prova, muito embora treinasse uma média de 17km diários pela areia, o que hoje considero um exagero.
Meu pai foi junto comigo e como sempre, antes da prova não parava de repetir que eu havia colocado-o numa roubada...rs...È sempre assim, até hoje, mas depois que a prova termina me diz para eu ficar esperta para quando abrir as inscrições da próxima.
Lembro que sgurei muito na prova, tinha medo de forçar demais e acabei fazendo o percurso em 02:08min... o que foi um horror.
Já na 2a edição, conhecendo bem o percurso e nã mais considerando uma prova tão difícil, melhorei meu tempo e terminei em 01:52min. É claro que esse tempo não foi assim uma BRASTEMP, mas foi um grande avanço. Além disso, para mim, simples mortal, terminar abaixo de 2 horas já é uma gramnde vitória, aliás, terminar já é uma grande vitória.
Pois bem..então o que devemos fazer para correr uma Meia maratona, afinal de contas significa correr duas provas de 10km e mais 1 km de lambuja para desaquecer os´músculos ou lascá-los de vez, como preferir...rs.
O primeiro passo para realizar sua primiera meia maartona é ter participado de algumas provas com dstâncias menores como a de 10km, pois essas provas lhes dão além de experiência, estratégia de corrida, condições físicas e psicológicas necessárias para uma meia maratona.
Ter uma estratégia adequada realista para sua primiera meia, é uma boa dica, pois essa distância exige de nosso corpo força e resistência, e é preciso saber dosar a intensidade da corridaao longo da prova, caso contrário você quebra.
Aliás foi o que aconteceu comigos nos 25km de Bertioga, ond eeu saí forte, estava a mais ou menos 4:45 por quilômetro, moral da história, no 17 eu quebrei feio e perdi o 5º lugar no pódio.. é vivendo e aprendendo, minha gente!!!!
As provas de meia te testam o tempo todo.. são praticamente duas batalhas. A primiera para chegar e a segunda para que seu cérebro o deixe a creditar que dá parachegar. É uma loucura! O psicológico da gente entra em confronto direto com todo o corpo, independentemente se treinamos ou não para correr.
Eu mesma estava bem preparada, mas confesso que depois que meu mp3 parou, perdi totalmente o pique e aí o psicológico venceu.
Outra dica suuuuuuuper impotante é a hidartação. Manter regulada a temperatura interna durante a meia maratona é fator vital para completar essa distância, não só com água, mas também é necessário repor os sais mineirais perdidos com o suor. O idela é hidratar-se de 15 a 20 minutos de prova. Eu tenho o hábito de beber água em todo posto durante a prova, nem que seja para segurar o copo até o próximo. Voc~e não tem que sentir sede para beber água, pois se sente, é porque o corpo já está desidratado.
Outro negócio bem bacana é o controle dos treinos. Um diário de treino é uma excelente dica para você ter controlwe de tudo. Relatar o tipo de treino que voc~e realizou anquele dia, a distãncia percorrida, tempo realizado e a frequência cardíaca média. Eu tenho o meu controle na porta da geladeira... marco tudo, até o peso que eu estava naquele dia, se fiz alguma outra atividade, como musculação, spinnign, essas coisas, assim você consegue ter uma base se está melhorando, mantendo ou piorando seu tempo naquela determinada distância ou tipo de solo.
Controlar essas variáveis por exemplo, além de motivá-lo os resultados das suas melhoras ficam mais nítidos.
O importante é treinar bastabnte,...todo mundo consegue correr uma meia maratona, basta querer e se esforçar para isso.
Outra diquinha legal, é se inscrever para correr em dupla, aí você pode correr a metade sozinho e depois continuar com o seu parceiro até onde aguentar, sabendo que pelo menos a sua parte já correru...
E aí, deu para se animar???

4 comentários:

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Bom pelo visto o seu blog já voltou a funcionar né minha amiga, as vezes é bom nós lembrarmos das corridas antigas né, olha vc corre desde cedo parabéns, quando eu comecei acompetir mesmo a 7 anos atras a minha primeira corrida também foi a meia e me lembro que naquele ano eu tinha terminado em 1h55min. Parabéns também por lembrar da sua primeira corrida e por dar dicas para quem vai correr a meia.
Bom final de semana.
Boas passadas
Um abraço,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Ricardo Hoffmann disse...

Muito legal esse post. Estreiei na distância nesse fim de semana, e adorei!

Ian Black, Nike Blogger disse...

Tem uma foto tua, aqui no teu blog, nessa primeira meia maratona que participaste né? Bacana. Porque independente do tempo de prova, tu deves ter boas lembranças dessa corrida. Do contrário, não continuarias correndo até hoje!

Grande abraço.

* MANÚ * disse...

Nossa Lú eram as dicas que eu estava precisando!!!! Desde o começo deste ano decidi correr uma Meia Maratona (afinal já corri a São Silvestre por 2 anos seguidos) e vários amigos meus corredores estão me incentivando a fazê-la. Infelizmente não vou fazer a Meia da Praia Grande em Agosto (não consegui adequar meus treinos com meus compromissos profissionais...). Quem sabe eu consiga fazer a Meia do Rio em Outubro...
Beijão
* MANÚ *