quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O QUE VOCÊ FARIA EM TRINTA E DOIS SEGUNDOS???


Trinta e dois segundos é muito tempo para você? O que você conseguiria fazer nesse tempo? Enquanto você vai pensando, vou falar sobre a 1ª etapa do Circuito das provas que eu participei no domingo lá em Peruíbe dia 15 e que só postei agora, pois essa tecnologia chamada computador deu "pau"...que óóódio.
No Sábado eu estava preocupada, já que como havia dito aqui, uma amiga disse que o percurso era bem difícil, já que a areia de lá era fofa demais e o pessoal que “corria bem” completava em 57 min. Para complicar, São Pedro resolveu dar férias para o meu amigo Sol e deu o ar de sua graça acompanhado de muita chuva. Meu filho João, como há muito tempo não fazia, decidiu que acordaria às 23:30, depois às 0:30...e meu deu o maior sustão, já que para eu correr bem eu teria que estar bem descansada...No entanto, nada como um pai bem presente para embalar o guri e faze-lo entender que a mamãezinha aqui tinha que dormir...rs...A madrugada inteira foi de chuva. Às 05h30min o relógio despertou. Olhei o céu.. Estava chovendo e parecia que continuaria até sabe se lá quando.
Foi o que bastou para que eu ficasse nervosa e me desse dor de barriga. Não sei por que agora tô com essa coisa de ansiedade. Quer dizer, ansiedade eu sempre tive, mas essa coisa de dor de barriga... Toda vez é isso. Dia de prova...dor de barriga.
Meu pai passou aqui, obviamente não deixou de exclamar a frase: “Só tu mesmo para me fazer correr com esse tempo!” e lá fomos nós pegar o Clayton que estava nos esperando para pegar uma caroninha. Apesar do sono, do tempo e do nervosismo, fomos tagarelando daqui até lá. Por sorte encontramos um casal de amigos nossos na estrada, assim fomos seguindo atrás, com a certeza absoluta de que se não fossem eles para nos guiar não chegaríamos lá nem na próxima encarnação.
Menos de 1 hora e meia depois estávamos adentrando Peruíbe. Chegamos lá por volta das 07:20 por aí. Tínhamos tempo de sobra. Encontramos o Manoel, o mais novo membro de nossa equipe Matungos, Pangarés e Amigos. Já tava bom...4 representantes...era o suficiente para dar um show...rs...
A primeira coisa que fiz, foi novamente procurar um banheiro. Eu estava muito nervosa mesmo. Passamos pela mesa dos troféus... o filha da mãe era lindinho...Falei para o Clayton: “É, acho que vale a pena a gente se esforçar viu...eu quero um desse!” Enquanto isso, meninas corriam para lá e para cá num aquecimento frenético sem fim. E passavam correndo, e dali há pouco, pulando e mais um pouco correndo de novo.


Quarteto fantástico no aquecimento....rs...



Apesar do meu nervosismo o senso de humor ainda gritava. “Gente, o negócio é o seguinte.. a gente pode nem ganhar isso aqui, mas vamos colocar medo no pessoal.. vamos fazer pose de elite, vamos falar que hoje o dia ta como a gente quer...!” kkkkkkkkkk...pelo menos se eu não levasse um troféu, a diversão estava garantida.
Peguei o kit (aliás a camisa é muito bonitinha também), coloquei o chip...fotos, fotos e mais fotos...liguei o MP4 e lá fui para a largada.



A operação seria a mesma ...largar o mais forte que eu pudesse.. e dar trabalho....muito trabalho, muito, muito, muito trabalho mesmo às minhas concorrentes que na grande maioria eram de São Paulo, ou seja, corredoras mesmo! Agarrei o escapulário, rezei um Pai Nosso e em seguida ouvi o fuóóóó. Juro por Deus, larguei tão forte, que senti uma quentura imensa subindo pelas pernas em questão de segundos (devia ser o tal ácido láctico). Circuito é sempre assim...o povo sai como louco, mas ali na frente, o ritmo diminui. Diminuiu? Ah tá...claro que não...mas nem o meu. Ao meu lado uma guria querendo fazer o mano a mano logo no primeiro quilômetro. Eu passava, ela passava.. eu passava, ela passava. Aquilo tava me enchendo o saco. Não ia agüentar aquilo os 10km...Numa oportunidade que a passei, ela não me pegou mais. Os primeiros 2,5km foram pelo asfalto... super tranqüilo. Os 2,5km seguintes descemos para a areia. Aí o bicho pegou. A areia estava irregular e sem placas de sinalização. Logo à frente uma valeta enorme. Enquanto a maioria do pessoal pulava, ou entrava lá perto do mar, a boneca aqui foi querer passar pelo meio. Putz grilo...que susto... água pela cintura...Eu podia pular, mas fiquei com medo, já que eu vinha num ritmo forte, pular poderia me fazer distender a coxa, dar uma câimbra, cair de boca, sei lá...Preferi diminuir e me enfiar no meião. Conclusão...diminuí o ritmo, meia molhada, tênis pesado e uma vontade imensa de dar risada, já que aquilo era coisa de louco mesmo. Mais na frente outra valeta...atletas pulando e caindo de boca sem levantar depois...era o fim da linha para eles.



A pose fazendo um sinal de 2..teria sido um presságio?? rs...


Nessa hora eu pensei: Ta vendo, tu não é tão juvenil assim...não pulou.. e ainda está no páreo.. boa menina!” Estava sentindo as pernas pesadas, mas sabia que quando eu subisse para o asfalto novamente, eu poderia descansar e me recuperar. A placa do km 5 nunca mais chegava. Em nenhum momento olhei para trás, queria só ultrapassar qualquer mulher na minha frente...Enfim...o asfalto. Não olhei para o relógio para saber quanto eu tinha feito até o km 5...e não olhei por um simples motivo... eu estava sem relógio...ele quebrou e eu, contando com o relógio do meu pai, nem me preocupei em providenciar outro... o que aconteceu? O relógio do meu pai deu pau no cronômetro. Sem relógio, e sem saber a quantas eu ia, o jeito era correr, correr o mais rápido que eu podia. Eu sabia que estava bem, pois quando eu subia para o asfalto podia ver a quantidade de pessoas que ainda estavam na areia. Dei tudo de mim até o km 7,5, pois sabia que quando descesse de novo para a areia, eu estaria cansada, mas ainda teria grande vantagem. Estava acabando...meu corpo estava avisando. As pernas estavam moles, mas a vontade era tão grande, que eu queria era correr, correr, e ultrapassar. Sim, agora valia ultrapassar até os homens que nem competiam comigo. Quando faltava 1km, passa por mim, 1 menina. Até tentei acompanha-la, apertei o passo, mas não me esforcei tanto para conseguir. Ela estava de camisa abóbora e até o fim, conseguia vê-la à minha frente. Pensei: “Não vou passá-la, ela nem é da minha categoria”. Nem que eu tivesse programado isso eu teria conseguido fazer...no MP4, o hino dos corredores Eye of tiger...até me arrepiei, pois foi ao som dessa maravilha que pisei no último tapete vermelho.
Quando cruzei a linha de chegada, cansada, mas totalmente inteira, olhei para o cronômetro. Marcava: 51:48. Aff.. que horror. Mas que tempo foi esse? O Clayton disse: “Olha, não chegou muita mulher não...acho que deu pra ti”. Será? Me lembrei do que minha amiga havia me dito. Nesse percurso, os tempos são mais altos. Opa, isso já explicaria meus 51 minutinhos no lugar dos 49...
Dali há alguns minutos, foi anunciado no microfone que a primeira colocada no geral tinha feito em 42 e alguma coisa, a 2ª em 43 e a 3ª em 46. Peraí.. nem precisava ter sido aluna exemplar em interpretação de texto para sacar logo...Se a 3ª colocada do geral fez em 46 minutos, ou seja, somente 5 minutos a menos do que eu e o Clayton teria visto que não havia chegado muitas mulheres...então...EU TERIA CHANCES!

...enquanto se esperava o resultado...uma pausinha para palhaçada...eu e Manoel


Esperei meu pai, que fez um bom tempo também (00h57min:58) e o Manuel (01:04). Estava angustiada. O Clayton também estava nervoso, pois voou para 38 min. Sai a lista. O Clayton foi o 1º a verificar. Ele tinha pego em 5º lugar. Era nítida a alegria dele. Eu fiquei muito feliz também: “ Ahhhhhhhhh... mulequiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii”! A categoria dele é muito forte e ficar em quinto significa ser muito bom mesmo!



Tentava chegar para ver meu nome e não conseguia... Uma nanica no meio de um monte de gente que queria ver o seu tempo, o do cara do lado, o do vizinho, o do tio...pelo amor de Deus! Vê o nome e sai da frente! O Clayton tentou chegar na lista. De longe ele me disse: “Acho que foi 2ª hen?” “ Ta louco?” eu respondi. Agora eu queria ver, eu precisava ver...me enfiei debaixo do povo, lancei um: “Dá licença minha gente”, e estava ali, confirmado:
Luciane Casanova de Almeida – 2ªcolocada...Páaaaaaaaaaaaraatuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudoooooooooooooo.... Ahhhhhhhhh... meniiiiiiiiiina.




O Clayton comemorou, o Manuel também...e eu ...putz.. nem acreditava.
Meu pai não conseguiu, dessa vez, ficou em 9º em sua categoria que tenho que dizer...está fortíssima...Os caras de 60-64 anos, estão correndo para 0:45 min. Senti que ele ficou um pouco chateado, mas acontece. Ainda na euforia, o Clayton disse que eu devia ter pego uma boa colocação no geral. Voltei para a lista.. Confirmado: Luciane Casanova de Almeida – 10ª colocada no geral feminino. Pw...eu não estava acreditando. Depois dessa, eu tinha que ver o tempo da menina que ficou em 1ª colocação na minha categoria e para minha surpresa...enquanto eu fiz em 0:51:48, ela fez em 0:51:16...Sim.. apenas 32 segundos, me separaram dela... apenas 32 segundos me tirou do lugar mais alto do pódio. Na hora eu pensei: “A menina de abóbora”. Fiquei com aquilo na cabeça, mas ainda estava feliz o suficiente para ter mais vontade de ter logo meu trofeúzinho lindo nas mãos do que saber quem era a menina. O Clayton foi chamado primeiro... fotos, fotos e mais fotos.


Um pouco depois, veio a minha categoria. Que sensação ímpar! Meu 11º pódio...11 vezes havia subido no lugar mais cobiçado pelos corredores e cada vez era diferente.. cada vez era melhor....e fotos, fotos e mais fotos.



E é claro, eu tinha que olhar para a menina que venceu... sim... era ela...a menina de abóbora. Não fiquei triste, mas eu tinha certeza que, se eu soubesse que ela era da minha categoria, eu chegaria nela... e digo mais...levaria a melhor. Nunca tive tanta vontade de vencer. Eu treinei para isso. Eu quero ser vencedora do Circuito. O importante eu fiz... Pontuei...Marquei meus 33 pontinhos. Que venha Itanhaém, a próxima etapa do Circuito que será em abril. Enquanto isso corro o Campeonato Santista, que para mim, será apenas um treino. O alvo é o Circuito e ter ficado em 2º lugar me deu mais vontade ainda.
A volta foi tranqüila e se antes estávamos tagarelando, dessa vez, a conversa era mais pausada, com direito a piscadelas pestanejantes... rs....Cansados sim, mas felizes.....
De toda forma, acho que já deu tempo para vocês pensarem no que conseguem fazer em 32 segundos...porque eu já posso dizer: Em 32 segundos....eu perdi um 1º lugar no pódio!

PS.: Excepcionalmente, o VOCÊ FOI O ESCOLHIDO não foi postado nesta segunda devido à problemas no meu computador, mas com certeza ele estará de volta na próxima segunda-feira...quer dizer.. depois do carnaval vai...rs....



18 comentários:

Bruno Thomaz disse...

Não sei se te parabenizo pela colocação conquistada ou se lamento a sua falta de "foco" ao deixar de ultrapassar a menina de camiseta abóbora achando que ela não era da sua categoria.

Mas enfim, ainda tem 5 etapas, e tenho certeza que você vai pontuar muito e com reais chances de uma ótima classificação final no Circuito.

Beijao

Unknown disse...

parabéns minha amiga, por estar no pódio..

Paulinho Stone disse...

Bah Lucy, adorei o post, me senti na corrida também, hehehe, parabéns pelo segundo lugar e agora é só focar para ganhar da "Menina de Abobora".

Bom carnaval pra ti, bons treinos!!

Grande Abraço!
Paulinho Stone
http://paulinhostone.blogspot.com/

António Bento disse...

olá Luciane
parabéns pelo resultadão, parabéns pelo post. que excelente descrição!
até breve e muito boas corridas.
AB - Tartaruga

Ricardo Hoffmann disse...

Parabéns pelo belo relato, e pelo excelente resultado. Pela gana que está demonstrando, vai dar trabalho nesse circuito...continue mandando ver!

Mark V disse...

Parabéns! Foi na raça!
"Dá licençaaaa !

Abraço

Jorge Cerqueira disse...

MANDOU BEM HEIN LUCI, PARABÉNS POR MAIS UMA BOA CORRIDA E PÓDIO.
OLHA VC DISSE QUE O PC DEU PAU AI, OLHA VC CONQUISTOU UM POVO CATIVO E VC NÃO PODE DEIXAR O BLOG PARADO, POIS VC TEM A MISSÃO DE NOS INFORMAR NA 2ª FEIRA PASSADA EU VISITEI VÁRIAS VEZES O SEU BLOG PARA VER QUEM ERA O ESCOLHIDO E NADA, ENTÃO DA PRÓXIMA VEZ QUE ACONTECER ISSO DE NOVO VC PROCURE UMA LAN HOUSE É ASSIM QUE FAÇO QUANDO O PC AQUI TÁ RUIM.
PARABÉNS MAIS UMA VEZ E CONTINUE FIRME E FORTE HEIN AMIGA E NÃO ESQUENTE NA PRÓXIMA VEZ O 1º LUGAR VEM COM CERTEZA, PARABÉNS TAMBÉM PELO DIA DO ESPORTISTA.

SE FOR BRINCAR CARNAVAL, BOM CARNAVAL, MAIS BRINQUE COM MODERAÇÃO HEIN.

BOM FINAL DE SEMANA...

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

joaquim adelino disse...

Amiga Luciane
O relato está ótimo como a corrida, foi pena aquela distração da ultrapassagem, mas se ela ganhou temos de lhe dar valor,né? Na próxima tem de estar mais atenta, mas só isso não chega tem de treinar mais e na próxima você vai estar lá e mandar.
Um abraço.

Edson de Almeida disse...

Parabens Lucy,

Você e o Clayton mandaram muito bem, sr. Miguel também fez um excelente tempo, minha idéia é correr o restante das provas deste circuito também, vou falar com o Marildo para agitar o pessoal da equipe.
Um abraço Edson (equipe Matungo,Pangaré e Amigos)

Regis..."amocorrer" disse...

Lu...sensacional, so tenho um palavra pra te dizer...PARABÉNS, mandou mto bem, olha sera que da tempo ainda de eu participar desse circuito??pode ma dar informação sobre o mesmo, grato.Regis

Regis..."amocorrer" disse...

Lu...sensacional, so tenho um palavra pra te dizer...PARABÉNS, mandou mto bem, olha sera que da tempo ainda de eu participar desse circuito??pode ma dar informação sobre o mesmo, grato.Regis

Pati Gomes disse...

Oi, Lu, parabéns!
Independente da ultrapassagem, foi um excelente resultado!
Bom carnaval!

simplifique disse...

Parabéns pelo resultado e pelo post.
Grande e denso, como o resultado.

tutta disse...

Excelente relato Lu.
Até dei uns risos por aqui de como você atravessou aquela valeta.rsrsrs
Mas apesar do "descuido" em deixar a menina da camiseta cor de abóbora te ultrapassar, a prova, o tempo e a colocação foram excepcionais. PARABÉNS.
Correndo assim concerteza você terá grandes chaces de ser a campeã do circuito.
Estou aqui na torcida por você, ok?
Bjaum e bom carnaval pra ti.


...tuttA...
ubiratã-Pr.
www.correndocorridas.blogspot.com

Paulo Sérgio de Araújo disse...

PARABÉNS PELOS RESULTADOS!!!! VIVITE MEU BLOG HEIM...
http://maratona160min.blogspot.com/
BONS TREINO E BOAS PROVAS!!!

Everton Domingues disse...

Em 32 segundos??? Uhhh, já levei esse tempo todo só pra começar a escrever... rsss... mas dá pra fazer muita coisa boa, não só perder o primeiro lugar. Dá pra ganhar tb! Uma nova amizade, por exemplo.
Sou apaixonado por esportes, como jornalista e praticante. Um dia te conto a história mais preciosa da minha vida. Como praticante, redescobri esse amor há pouco tempo com as corridas de rua. Mas ainda só corro provas de 5 e 6km, sou 'juvenil' ainda... rssss
No jornalismo... bem, só vc visitando meus'filhotes', com os links abaixo, pra entender. Sou de Tv, mas 'brinco' de fazer tectec em blogs q criei. Um belo exercicio pra mente. Visita eles, participa das enquetes e vira minha amiga esportiva, Luciane. Vou adorar me juntar a sua turma e vc à minha.
Bjão e saudações esportivas!

Everton Domingues
www.vancouverolimpica.blogspot.com
www.beijingolimpica.blogspot.com
www.londresolmpica.blogspot.com
www.diariodopan2007.blogspot.com

Mayumi disse...

Nossa! Lendo a sua postagem, eu "corri" junto com você! Rsrs. Parabéns pelo pódio! Vai em frente! Eu vou na turma do fundão, mas faço o coro da torcida! Vai, Luuuu!

Anônimo disse...

Lucy, adorei participar desta conquista com vocês!!!
Parabéns pelo pódio!!!
MANÚ