quarta-feira, 14 de outubro de 2009

E QUANDO BATE A DOR DE BARRIGA?


Bom, eu vou me menifestar sobre isso de alegre, pois todo mundo que acompanha o meu blog sabe que sempre no dia da prova, antes de começar, tenho que ir umas 3 vezes ao banheiro. Isso já é lei. Na verdade isso já faz parte do ritual. Se não vou ao banheiro pelo menos 3 vezes, fico mais nervosa, achando que pode acontecer durante a prova.

No entanto, dada a largada, nunca senti exatamente nada. Já indaguei médicos sobre esse meu probleminha e a resposta foi sempre a mesma, o que aliás concordo plenamente ... pura ansiedade.

Mas e nos casos em que acontece durante a prova? Opa a resposta é mais simples do que parece...

A diarréia durante ou após a corrida ocorre devido uma estimulação excessiva do sistema nervoso simpático. E se juntarmos este fato a uma alimentação rica em alimentos laxativos a chance de ocorrer uma diarréia durante a corrida aumenta bastante. Para evitar este contratempo, é bom evitar alimentos muito ricos em fibras (um ou dois dias antes da corrida): frutas laxativas (mamão, laranja, ameixa), verduras, grãos (feijão, ervilha).

Outros alimentos que podem causar diarréia são os alimentos que causam fermentação: açúcar, refrigerantes, doces, leite, massas recheadas, bebidas alcoólicas.

No dia anterior à corrida evite os alimentos citados acima e também alimentos muito gordurosos (frituras, queijos amarelos). No dia da corrida tome um café da manhã com suco de limão, maracujá ou goiaba (a água de coco também é uma opção), coma uma goiaba ou uma banana-maçã e biscoitos de polvilho. Durante a corrida evite tomar suco de frutas para se hidratar, dê preferência à bebidas isotônicas ou carboidratos em gel que você já tenha utilizado anteriormente e sabe que não te causa nenhum mal estar. Não invente de fazer testes com algum produto que um amigo disse que é bom....Bom pra ele, pode não ser pra voce..principalmente em véspera e dia de prova.

Mas não pensem que isso só acontece com amadores não...O corredor etíope Kenenisa Bekele não só participou de uma prova de 12 quilômetros com dor de barriga, mas ganhou a prova...rs...



Outra hipótese para as terríveis dores de barriga, é o que chamamos de flato. O flato se dá exatamente pelo aumento excessivo e pouco gradativo da velocidade. Geralmente acontece com iniciantes. Tente começar a correr de forma gradativa, sem exageros e se começar a sentir dores, caminhe um pouco e só então, quando se sentir onfortável retome os treinos...

Há de se observar caso a caso e por isso é importante sempre consultar um médico tão logo as dores sejam contínuas certo?


fonte; web run


ps. Gente, estou louca para contar como foi a prova de domingo, onde corri pela 5a wetapa do Circuito das Provas, valendo a definição do circutio antes das 6 etapas...mas esqueci a máquina em casa...Amanhã eu posto e já adianto...foi a corrida mais eletrizante que eu já participei em toda a minha vida!!!!!

Nenhum comentário: