sexta-feira, 30 de outubro de 2009

NOTÍCIAS DO MUNDO....






Infelizmente começo com mais uma notícia de dopping no atletismo.. Coisa feia. Dessa vez, a safadinha que acabou se dando muito mau foi a chinesa Wang, que acabou envergonhando um dos países que mais apóia o atletismo.


Campeã dos Jogos Nacionais da China em 22 de outubro nos 100 metros rasos, Wang Jing frustrou fãs, organizadores e competidores apenas quatro dias depois. Nesta segunda-feira, foi divulgado o resultado positivo de um exame antidoping realizada pela atleta.


A amostra de urina de Wang coletada na semana passada mostrou níveis elevados de testosterona, o hormônio masculino, conforme revelou o porta-voz dos Jogos, Sun Yuanfu. Com a notícia, a chinesa acabou expulsa da competição, na qual disputaria ainda a final dos 200 m rasos.


Aos 21 anos, Wang é considerada uma das esportistas mais promissoras de seu país, tendo disputado a final dos 200 m no Mundial juvenil de 2006. Nas Olimpíadas de Pequim, no ano passado, ela chegou a competir nos 100 m, porém acabou eliminada ainda na primeira fase.

Como a jovem evitou pedir a contraprova do exame, o doping está confirmado, e em casos assim a suspensão comum internacionalmente é de dois anos. Contudo, o vice-diretor do Centro de Atletismo da China, Shen Chunde, estuda bani-la do esporte, respeitando a postura de tolerância zero que a entidade costuma adotar. De qualquer forma, ela terá o direito de apelar caso a decisão mais drástica possível seja confirmada.



SÃO SILVESTRINHA JÁ ABRIU SUAS INSCRIÇÕES









Estão abertas a partir desta quinta-feira as inscrições para a Corrida São Silvestrinha 2009. Versão infanto-juvenil da prova de rua mais tradicional do Brasil, a São Silvestrinha chega à sua 16ª edição marcada para ser disputada no dia 27 de dezembro, em São Paulo.
Neste ano, as inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela Internet, através do site oficial da prova (www.saosilvestrinha.com.br). A inscrição custa R$ 20,00 e pode ser feita até o dia 20 de dezembro, ou quando o número máximo de 1.800 inscritos for atingido.
A idade mínima e máxima respectivamente para participação na Corrida de São Silvestrinha é de 6 a 15 anos, completos até a data de cadastro/inscrição do atleta, que também será considerada para efeitos de classificação por faixa etária.
Palco da prova nos últimos anos, o Conjunto de Atletismo "Constâncio Vaz Guimarães", no Ibirapuera, estará em reforma em dezembro. Caso, o início das obras se confirme, a competição será realizada, pela primeira vez, na pista de atletismo do Estádio do Pacaembu. O local definitivo será divulgado até o dia 10 de dezembro no site oficial da prova.


PISTA DO ÍCARO DE CASTRO MELO É REABERTA AOS ATLETAS DO CENTRO DE EXCELÊNCIA



Enquanto aguarda o final do processo de licitação para o início das obras de reforma do Estádio Ícaro de Castro Melo, o Governo do Estado de São Paulo liberou a pista de atletismo do local para uso dos atletas do Centro de Excelência, projeto do próprio governo em parceria com a Federação Paulista de Atletismo (FPA). Com isso, cerca de cem alunos terão a estrutura do complexo para o treinamento de base, visando a temporada 2010.


O coordenador voluntário do núcleo Ibirapuera do Centro de Excelência, Nélio Moura, treinador da campeã olímpica do salto em distância Maurren Maggi, comentou a reabertura da pista. "É muito importante para nossas metas em 2010. Iniciamos um trabalho de base para a próxima temporada e o uso da pista será essencial. Também nos dá mais tempo para encontrar um bom local de treino durante o tempo em que a pista for reformada", afirmou.


Segundo o técnico, o investimento trará benefícios enormes para o atletismo brasileiro. "Perderemos o principal palco de eventos do atletismo paulista por alguns meses, mas, em breve, teremos um complexo avançado, moderno, de ponta. Além disso, cidades como Sertãozinho e Praia Grande possuem pistas de qualidade e podem suprir esta necessidade no período", analisou.


O coordenador ainda prevê uma grande evolução no projeto. "Vários talentos saíram daqui. A própria Maurren, Jadel, Aurélio Miguel, entre outros. O programa sempre esteve em evolução e será ainda melhor a partir de agora", acredita.



POR RIO-2016, MARÍLSON PLANEJA COMPETIR MENOS EM 2010




Principal maratonista brasileiro, Marílson Gomes dos Santos terá 39 anos na Olimpíada do Rio de Janeiro. Apesar da idade avançada, ela já estabeleceu a meta de competir diante de seus torcedores. Pensando nisso, o atleta pretende disputar menos provas em 2010.


"Ainda não tenho nenhuma prova marcada para 2010. O ano que vem será bem mais tranquilo. Por isso, talvez eu corra menos e descanse mais, até pensando nessa intenção de chegar no Rio-2016 em condições de competir", disse o atleta em teleconferência com jornalistas brasileiros na tarde desta quinta-feira.


Ao mesmo tempo em que fala abertamente sobre o desejo de competir, Marílson lembra que a meta está condicionada ao seu estado físico nos próximos anos. "Depende muito de como eu vou reagir daqui para frente. Ainda tem um longo tempo até os Jogos do Rio de Janeiro e até lá tem que ir analisando como vou evoluir", explicou.


Nos Jogos Olímpicos de Pequim, realizados no ano passado, o brasileiro decepcionou e não conseguiu sequer completar a prova. No Brasil, ele garante que os atletas encontrarão condições mais favoráveis em relação à corrida disputada na capital chinesa.


"No Rio de Janeiro, depende muito do dia da competição. Já corri com climas bons e em condições inadequadas para provas de fundo. Mas mesmo com calor e umidade, com certeza não vai se comparar a Pequim, onde as condições eram totalmente inadequadas", analisa.


Com a realização dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro, ele espera que o investimento em seu esporte leve ao surgimento de novos atletas. "Tem que existir centros de treinamento para os atletas de fundo. Há muitas crianças que não têm incentivo e oportunidade", declarou.


O Pan-Americano de Guadalajara-2011 e os Jogos Olímpicos de Londres-2012 também estão na mira de Marílson. O brasileiro pode abdicar dos 5 e 10 mil metros para se dedicar apenas à maratona. "A expectativa em Londres é chegar em boas condições e brigar por medalha", avisou.


fonte: gazeta esportiva

Nenhum comentário: