terça-feira, 20 de outubro de 2009


SUPERAÇÃO...ISSO É TUDO...


Qualquer pessoa pode praticar esporte certo? Certíssimo. Além de saudável, é uma excelente maneira de conhecer novas pessoas e aprender a conviver, a conhecer seus próprios limites. E na corrida também não podia ser diferente, já funciona como um fator de sociabilidade. Quem é que nunca fez uma amizade seja no treininho básico de cada dia, na concentração ou até mesmo no meio de uma prova? Duvido-de-o-dó.




Eu sempre achei o máximo dos máximos ver pessoas com certas limitações físicas dando tudo de si na modalidade escolhida. Fico horas e horas se puder vendo as Paraolimpíadas e juro por Deus, reflito muito quando vejo atletas deficientes lutando com todas as forças para superar-se.




E foi o que aconteceu no domingo, na 5a etapa do Campeonato Santista..um exemplo de superação...aliás, vários exemplos. E eu que estava sentadinha ali na platéia, fiz questão de descer e fotografar tudo de perto e admito, me emocionei muuuuuuito assistindo a premiação.


Num mundo onde todo mundo reclama de tudo, mesmo gozando de uma saúde plena, mesmo tendo 2 braços, duas pernas, olhos pra enxergar as cores da vida, estar presente para ver pessoas com deficiência correr, suar, e chegar seja lá em qual for a posição e comemorar como se fosse a maior vitória de todas o que de fato é mesmo, decididamente é uma coisa sensacional.
Eles virbravam, pulavam, gritavam...era uma festa só. E mais do que eles mesmos, só os familiares e técnicos que sabem o quanto é importante e o quanto é difícil estar ali.




WANDYCK FILGUEIRAS MENDES (o do meio na foto) é um orgulho para nossa equipe. Portador de deficiência física, é sempre alegre, motivador e incansável segundo as palavras de Marildo, também de nossa equipe. No domingo ficou em 4º lugar em sua categoria, com o tempo de 0:59:51...FANTÁSTICO! Lembro de uma passagem de Wandyck, quando participei dos 9km do Centro Histórico de São Paulo. Ele estava comigo. Quando eu lhperguntei se daria pódio, ele respondeu sem titubear: " Não sei, mas o meu grande sonho é o pódio da São Silvestre..já pensou...eu lá..meu Deus do céu.." Caramba, eu estava indo pra concentração e fiquei com aquilo na cabeça. Achei fabulosa a vontade, a força que ele passava falando do seu sonho e da certeza de que poderia realizá-lo.. e disso eu não tenho dúvida nenhuma.

O esporte motiva a vida. A sensação de vitória e de superação, ao final da atividade, independe do resultado. Cada movimento é um desafio para o corpo e para a mente, principalmente para aqueles que sofrem preconceitos todos os dias, são desrespeitados por serem assim...um poquinhos diferente....
A ONG Aventura Especial é uma associação civil de direito privado e caráter social, que tem por objetivo a inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) no ecoturismo e na prática de esportes de aventura. A Ong foi fundada pelo jornalista e esportista Dada Moreira, portador de Ataxia Espinocerebelar (problema neurológico que afeta o equilíbrio, a coordenação motora fina, a fala e a visão), praticante de diversos esportes de aventura.
O maior trunfo da entidade é tentar demonstrar que as deficiências não impedem a prática de esportes radicais. Pelo contrário: a adrenalina, a concentração, o respeito, o contato com a natureza e a sensação de liberdade são fundamentais para a reabilitação e para o bem estar de qualquer um. A prática esportiva desempenha um papel importante em nossas vidas: funciona como fator de desenvolvimento da sociabilidade e das relações inter-pessoais.
Segundo o IBGE, no Brasil há mais de 23 milhões de portadores de algum tipo de deficiência física. Muitos deles dedicam-se às práticas esportivas como forma de se reintegrar socialmente, além de contribuir substancialmente para suas reabilitações física e mental. Devemos nos espelhar nestes exemplos quando, por vezes, não encontramos forças para superar nossos próprios limites.
Pra saber mais sobre a ONG Aventura Especial, acesse
www.aventuraespecial.com.br.

Nenhum comentário: