sexta-feira, 9 de outubro de 2009

(meu filhote João Victor)

Crianças QUEREM BRINQUEDOS, MAS TAMBEM QUEREM CORRER...


12 de outubro é o dia das crianças e nessa onda de comemorações para os pequenos, os organizadores de corridas de rua no Brasil anunciam diversas competições infantis.


Pelo 3º ano, acontecerá aqui na minha cidade, a TRIBUNA ESCOLAR que é uma provinha só para os baixinhos. Como a corrida será no domingo pela manhã, vou levar meu pequeno de 1 ano e meio para tomar gosto pela coisa...rs...E olha que o bichinho tá numa fase...corre de lá pra cá, de cá pra lá numa velocidade...rs...que dá gosto de ver....Ele vai se divertir muito, uma vez que também haverá palhaços, distribuiçäo de pipoca, sorvete e muita brincadeira...


O que tem que ser levado em conta é que diferente de uma corrida para adultos, a disputa dos pimpolhos deve ser mais cuidadosa, tanto na atenção dos organizadores dos eventos quanto o incentivo dos próprios pais. Segundo Cristiano Barbosa, responsável pelo departamento de Corridas de Rua da Federação Paulista de Atletismo, numa prova infantil os pais acabam sendo um grande problema. “Um adulto às vezes espera de uma criança o que ele não consegue fazer nas corridas. Então fala, por exemplo, que se seu filho não ganhar do outro garoto, ele vai levar uma bronca”, conta. Para não acontecer esse tipo de situação, Cristiano enfatiza que a corrida infantil deve ser encarada pelos pais como uma maneira de socialização e não de competição. Renata Gomide, gerente de marketing esportivo do Grupo Pão de Açúcar, confirma que o objetivo dessas provas é a socialização. “Na corrida Pão de Açúcar Kids temos a preocupação de incentivar a participação e não a competição. Por isso todos os participantes recebem medalhas e não fazemos premiação para os primeiros colocados”, explica.


Eu já postei uma vez aqui sobre uma cena que vi na praia. Na ocasião, muitos leitores do blog criticaram o pai...Estava ele e seu filho de aproximadamente 6 anos na praia. Enquanto o filho corria esbaforido, o pai cronometrava o tempo gritando.. Vai, vai, vai... Alguns leitores acharam um absurdo e entenderam como uma pressao psicológica em relação à criança..outros porém, viram como uma forma de incentivo. Na minha humilde opinião, não achei muito legal analisando bem a situação, já que o menino era muito novinho para estar correndo na base do cronometro...Eu quero muuuuuuito que meu filho siga meus passos, todavia, se não quiser (há de querer...rs) vou respeitar. O importante é apoiar na prática do esporte, seja ele qual for, com disciplina, mas de forma que a criança se sinta sempre confortável naquilo que escolher e nunca pressionada pelos anseios dos pais que muitas vezes, frustrados em seus próprios sonhos, depositam nos pequenos, uma carga excessiva de responsabilidade. Já vi pai gritando com o filho assim que ele cruzou a linha de chegada por achar que a criança poderia ter ido melhor. Na boa, o menino é um sério candidato a perder o gosto pelo esporte, pelo menos por aquele que fez com que o pai gritasse com ele daquela forma na frente de todo mundo.


De toda forma, o que desejo é que cada vez mais as crianças entrem e conheçam o mundo dos esportes, em especial da corrida...se assim for, ficarei imensamente feliz...




FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!!

Um comentário:

joaquim adelino disse...

Muito bonito, mamã babada e feliz.
Parabéns e um abraço ao pequenote.