terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

MUSCULAÇÃO E CORRIDA.. ÓTIMOS ALIADOS...EM TERMOS...

Podemos dizer sem medo de errar que a musculação é fundamental para que tenhamos um ótimos desenvolvimento nas corridas, bem como fiquemos afastados das lesões.

E o motivo para tamanha importância da musculação ser inserida nos nossos treinos não requer grandes explicações científicas não...é muito simples: ela permitirá uma boa ação da musculatura durante a atividade, a prevenção de lesões, como eu disse e principalmente uma corrida mais econômica.

Todavia, porém, entretanto, tudo que tem prós, vem seguido com contras...é a lei da vida...rs...O problema aqui e quando e como inseririr a musculação nos treinos.

Durante muitos anos eu corri e fiz musculação d emaneira equivocada. Primeiro porque corria de manhã, fazia musculação e à noite voltava a treinar...Os músculos não tinham tempo de se recuperar e o que parecia estar ajudando...muito pelo contrário estava estagnando a minha performance, já que a fadiga muscular pelo esforço desnecessário dos músculos tanto pela musculação como pela corrida me faziam sentir muito mais cansada do que eu precisaria estar.

Pois bem...Quanto à musculação cabe dizer que para que ser feita deforma mais adequada e aproveitando todo o potencial muscular, é indicado que seja realizado antes do treino de corrida, pois evitará a sua prática com a musculatura fadigada, e de preferência nos dias de treinos regenerativos.

É bem verdade que com essa nossa vida corrida, muitas vezes não temos um horários certo para correr, para fazer musculação e acabamos invertendo as coisas para nos adaptarmos à rotina...Dessa forma, caso não consiga fazer musculação antes da corrida, faça um treino de corrida leve e trabalhe no máximo 30 minutos.

Muito mais importante do que o cuidado em aliar corrida e musculação é mesmo ter consciência de que a musculação é essencial para uma vida longa na corrida. Portanto se você só puder fazer musculação depois da corrida (acho que como a grande maioria aqui), por exemplo, correndo de manhã e fazendo musculação á noite...continue assim.. só não abra mão da musculação...

Houve um período em que eu fui obrigada a largar a musculação devido ao trabalho. Então, só corria (isso não dá pra abrir mão mesmo.. mas nem por Decreto...rs)... Sentia uma diferença gigantesca. Meus joelhos passaram a doer muito, já que na época eu corria no asfalto todos os dias...era pancada atrás de pancada...Sentia tanta dor que muitas vezes corria com lágrimas nos olhos... Assim que voltei para a musculação, as dores sumiram...dei bastante ênfase a essa parte e nunca mais tive problemas com joelhos.

No ano passado também não fixz musculação.. resultado... das 4 lesões que tive ao longo de 17 anos de corrida, 3 foram em, 2009. Mas agora, cmo diz Lulu Santos: "Daqui pra frente, tudo vai ser diferente...." 2010 será caprichadinho...e a musculação com certeza fará parte da minha rotina...




3 comentários:

Anderson Consenzo disse...

Musculação é essencial para quem corre. Mas nada de hipertrofia, é só na resistencia muscular.

Abraço

Dani disse...

Eu preciso voltar pra musculação urgente, ando meio preguiçosa. Mas vou criar juízo!!!
Bjos,
Dani
www.correndoemagrecendo.blogspot.com

fat212 disse...

Olá Luciane;

Comecei a correr a pouco tempo (novembro/2009). Achei seu blog e estou acompanhando tudo.
Li o pronta pra voltar. É sério?!?!? Fico feliz por vc!!!
Vc leu meus pensamentos. Ontem me matriculei nas aulas de pilates, para intercalar com as corridas. Hoje, como iniciante, corro 5km 3x por semana e esse mes vou fazer pilates terça e quinta.

O que vc acha do pilates? Escolhi porque na minha primeira prova me vi comemorando como o corcunda de notre dame... :P

Li que além do fortalecimento ajuda no alongamento...

Me inscrevi um mês para experimentar...

Fico esperando a resposta...

Obrigada e bom retorno...