segunda-feira, 15 de março de 2010

ISTO É ....INCRÍVEL...


Sinceramente..2010 não tá sendo pra mim...mas não tá mesmo. Vocês se lembram daquele programa apresentado pelo Silvio Santos em que ele mostrava coisas bizarras...ISTO È INCRÍVEL? Ah, lembram sim...todo mundo via..tudo bem, porque não tinha mais nada pra ver de melhor, mas que via, via...Pois é...andei pensando e acho que eu me encaixaria nesse programa..sem brincadeira...



Pois bem... na semana passada, postei que tinha começado meus treinos de velocidade, que teria dado 4 tiros de 350metros, lembram? Foi até no dia qem que um senhor de 65 anos me comapnhou no treino todo feliz. Enquanto eu dava o último tiro, senti uma dor nas duas coxas (duasssssssssssss)...Achei que fosse pelo cansaço físico...normal.



Fiz treinos longos e nada. Não sentia nada, simples assim. Corri por mais de 1 hora em ritmo moderado e nada.



Três dias depois, dei 6 tiros de 100 metros. Sentí algo errado. Quando dava os tiros, as duas coxas na parte posterior se repuxavam...Nunca sentí cãimbra na vida, mas acho que deve ser mais ou menos assim...Eu continuei. Após o´treino, ficaram doloridas, mas passou.



Ontem foi dia de tiro de novo. 10 tiros de 100m...A coisa ficou feia. Eu dava os tiros, mas sentpia uma fisgada nas coxas...continuei. Não era possível as duas coxas terem sofrido um estiramento ou uma distensão...



Hoje acordei sem sentir absolutamente nada. Ficou a pulga atrás da orelha...


Tudo bem, acreditar que as duas pernas pudessem sofrer algum tipo de coisa ao mesmo tempo agora é bizarro demais, mas pesquisando sobre a exata dor que sentí, temos 2 vertentes:

DISTENSÃO MUSCULAR

Ocorre por causa do alongamento exagerado das fibras que formam os músculos, acompanhado da ruptura de algumas delas. A dissensão é mais comum nos músculos da perna - especialmente na parte interna da coxa e na panturrilha. O alongamento exagerado é causado quando o músculo é exigido e alongado além de sua capacidade, geralmente como conseqüência de movimentos bruscos. (TIROS, SERÁ??????)

ESTIRAMENTO

O estiramento muscular é uma lesão indireta que caracteriza-se pelo “alongamento” das fibras além dos limites normais, também chamados de fisiológicos. Estão entre as lesões mais freqüentes nos esportes e modificam significativamente os hábitos de treinamento e competição dos praticantes. (AH, EU PODIA JURAR QUE SERIA A MESMA COISA DAÍ DE CIMA)...

Podemos classificar os estiramentos de acordo com as dimensões da lesão em:

· Grau I – é o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares (lesão < 5 do músculo). A dor é localizada em um ponto específico, surge durante a contração muscular contra-resistência e pode ser ausente no repouso. O edema pode estar presente, mas, geralmente, não é notado no exame físico. Ocorrem danos estruturais mínimos, a hemorragia é pequena, a resolução é rápida e a limitação funcional é leve. Apresenta bom prognóstico e a restauração das fibras é relativamente rápida.

· Grau II - O número de fibras lesionadas e a gravidade da lesão são maiores (lesão > 5 e < 50 do músculo). São encontrados os mesmos achados da lesão de primeiro grau, porém com maior intensidade. Acompanha-se de: dor, moderada hemorragia, processo inflamatório local mais exuberante e diminuição maior da função. A resolução é mais lenta.

· Grau III - Esta lesão geralmente ocorre desencadeando uma ruptura completa do músculo ou de grande parte dele (lesão > 50 do músculo), resultando em uma importante perda da função com a presença de um defeito palpável. A dor pode variar de moderada à muito intensa, provocada pela contração muscular passiva. O edema e a hemorragia são grandes. Dependendo da localização do músculo lesionado em relação à pele adjacente, o edema, a equimose e o hematoma podem ser visíveis, localizando-se geralmente em uma posição distal à lesão devido à força da gravidade que desloca o volume de sangue produzido em decorrência da lesão. O defeito muscular pode ser palpável e visível.

Eu nem sou médica nem nada, mas não sei por que estou achando que estirei as duas coxas??? Sinto poucas dores, somente no local, somente quando faço os tiros...estranho...É coisa de vudú, só pode ser...

Quero ir ao médico e não quero. Pra médico tudo é muito simples... repouso.. é tudo repouso...como se essa palavra não significasse nada na vida de um corredor.. aliás,. como se essa palavra não fosse responsável por diversos suicídios de corredores...pw...fala algo diferente!

Na boa, alguém já sentiu isso, por favor, me deem uma luz!!!!! Não tô acreditando que 1 m~es depois d eme curar das lesões, volto à estaca zero...

3 comentários:

Anderson Consenzo disse...

Eu nunca passei por isso, mas sei o qto pode ser chato ficar longe da corrida. Vc faz treino de musculação?

Abraço

Leonardo Nista disse...

Lu, nunca senti essas dores, mas tenho experiencia com joelhos.

Quando eu jogava basquete meu joelho sempre doía nos final de jogos ou treinos forçados. Eu nunca dei atenção para essas dores, só queria saber de jogar.

Por não ter respeitado esse sinal, e não ter procurado um médico, fiquei com ele ferrado pra sempre.
Ontem mesmo ele me fez parar com um treino.

Vai com calma, e se precisar, vai procurar um médico novamente!

bjo

Leonardo Nista
www.corroporcorrer.blogspot.com

Felipe de Souto disse...

Oi Lú!!! Que saudade!!! Você me colocou um medão comk seu comentário no meu BLOG guria!! Caraca, fiquei pensando no pós operatório, caso eu tivesse que operar o negócio!!

Bom, se for lesão cara, poxa, aí vc tem que se benzer...mas no auge na minha inexperiência corrística, eu quando tentei fazer treinos de velocidade, ganhei uma puta dor na coxa...depois disso nunca mais fiz...creio que treinos de velocidade devem ser acompanhados de musculação...sei lá, eu acho que é isso. Espero que não seja nada grave, mas recomendo o médico claro! Mesmo que ele diga para vc dar mais um tempo...aí vale uma segunda opinião...Beijones!
Felipe de Souto