quinta-feira, 13 de maio de 2010

ESTEIRAS...ODIADAS...AMADAS (???)





Há quem diga que corredor que é corredor não corre em esteiras, que isso é coisa pra velho ou iniciante. Bom, devo concordar em termos. Que a esteira é uma ótima saída para iniciantes, ah, isso é mesmo, pois na esteira , o chão corre pela gente, ao contrário do asfalto, onde já temos que fazer um esforço para sair do lugar. Agora, dizer que é coisa de velho, ah, eu descordo...tem tantos idosos que correm como gente grande, rodam os 10k abaixo de 41 min... É bem verdade que nas academias, a esteira é sim a queridinha dos mais velhos, mas também não é só porque vc decide subir numa que já pode ser chamado de velhote...pára...

Eu nunca gostei de esteiras, mas confesso que já treinei muito nelas. Em dias de muita chuva, em se tratando de recuperação de lesões.. foi pra elas que eu corri...


Na minha opinião elassó servem pra isso mesmo...mais nada...quer dizer, para treinos de subida também. Colocar a esteira no grau máximo de inclinação e ficar lá por pelo menos 30 minutos, já transformou aqueles 30 em pelo menos 60 em comparação a correr no asfalto. Em época de rpova de subida, eu particularmente corro na esteira muitas vezes, pois os morros que ficam perto da minha casa, assim como a grande maioria ficam desertos e perigosos. Ano passado, uma amiga minha corria por um desses morros sozinha às 08:00 da manhã. De repente 2 homens armados surgiram do nada. Levaram tudo: GPS, boné, tênis, óculos e até pediram que tirassem o short, é mole? Por sorte de mau fizeram a ela...desse dia em diante ela nunca mais correu lá...


Nada me atrai nas esteiras: são chatas, monótonas, exigem mior concentração, afinal de contas, uma titubiada e elas te arremessam lá para a parte de musculação....rs...Há alguns anos atrás, eu estava pedaando numa bike ergométrica que ficava logo atrás de uma esteira. De repente, nem sei como isso aocnteceu, pois foi muito rápido, uma menina saiu rolando da esteira e teve fratura exposta no joelho. Caracs, eu nunca tinha visto uma coisa assim tão de perto...foi horrível....


Além disso, a maioria das academias trabalham com tempo em esteira. Não pode ficar mais de 30 minutos, salvo se não tiver ninguém esperando. E quando vc vê alguém esperando, já dá vpontade de desligar e ir fazer outra coisa, porque a pessoa fica ali olhando pr tua cara tipo perguntando: E aí, vi demorar muito?


Hoje por exemplo...eu fui para a academia, somente para fazer a parte aeróbica. Pedal, step e esteira. Apenas 2 das 4 esteiras tem inclinação...Estav eu esperando alguém sair, e quando isso enfim acontece, a cidadã que estava na esteira, pára, fica se alongando na esteira, arruma o tênis...tudo isso em cima da esteira e eu que me lasque....Sorte é que a professora pediu para que ela se alongasse em outro lugar....


Outra coisa que me tira do sério...o pessoal caminhar na esteira. Ficam horas e horas se deixar. Caramba, a academia fica há 2 quadras da praia.. caminha na praia.. Esteira é pra correr...e como caminhar nem cansa, aí é que o pessoal se desliga da vida mesmovendo televisão. A minha tolerãncia é zero pra isso....


O fato é que tem diferença entre correr na esteira e na rua....A principal diferença entre as duas formas de correr é o impacto que costuma ser reduzido na esteira em até 10% do peso corporal. Na rua o esforço pode ser diminuído à medida que a pessoa passa a dominar a biomecânica do movimento e as resistências naturais: a do atrito com o solo, a pisada transferindo a força das pernas para o vôo, mantendo a aceleração, a pisada da aterrisagem e a do ar, incluindo aí o vento que nunca sopra o tempo todo na mesma direção. Isso sem contar com o tempo, temperatura e umidade relativa do ar. Mesmo assim, estima-se que o impacto no asfalto seja em torno de duas a duas vezes e meia o peso corporal. Como na esteira é o chão que se movimenta, o corredor é obrigado a se manter em movimento constante e uniforme. Na rua, a perda do ritmo é mais fácil por diversos motivos entre eles o cansaço, dores e mudança constante de tipo de piso e obstáculos.

Ah, lembrei de pelo menos uma coisa boa em correr em esteiras...ufa.... Se voce conseguir ficar em frente ao espelho, dá pra ver correndo se sua postura está correta, se suas passadas estão largas, se seus braços estão se movimentando certinho...eu pelo menos costumo correr em esteira observando esss coisas...


A freqüência cardíaca pode ser maior ou menor na esteira, mas é difícil estabelecer um percentual comparativo com a corrida na rua, mesmo porque não existem estudos fidedignos nessa área. As variáveis são muitas e complexas para cada indivíduo. Por isso não dá também para afirmar que correr na esteira por "x" tempo equivale a "y" na rua.

Ah, tem gente que ama esteira. Vocês devem saber que há competições realizadas em esteiras...querem um exemplo bem atual? o do soldado Mike Buss.



Na boa, é não ter o que fazer...rs...Em sete dias, Mike Buss, um ex-soldado do exército britânico de 35 anos, correu 753,1 km para chegar... em ....lugar nenhum. Quer dizer, fisicamente ele permaneceu em apenas um local. Mas, apesar de ter corrido em uma esteira, o cara agora está no Livro dos Recordes, pois bateu a marca anterior de 753,1 km, atingida pelo também ex-soldado Lee Chamberlain. O psicopata...rs...só pode ser.... correu o equivalente a três maratonas por dia. Ele podia dormir apenas duas horas por dia e tirava intervalos curtos para comer e receber massagem.
O ex-soldado queimou cerca de 11 mil calorias por dia e perdeu 3,6 kg na aventura. Além disso, Buss manteve sua velocidade entre 5,9 km/h e 9,6 km/h.

Buss contou como se sentiu ao final da ultramaratona em uma esteira. "Eu perdi duas unhas do pé, minhas pernas e a sola do meu pé doem, mas eu me sinto muito bem". Ah, pára!!!!!

Bom, eu já disse que odeio correr em esteiras....mas sei que existem muitos adeptos...No enatnto como todo corredor é meu amigo do peito...rs...é bom dar algumas dicas de cuidados na esteira né... vamos lá então....


- ao parar, não descer imediatamente quando terminar o exercício. É normal as pessoas se sentirem meio tontas porque o equipamento reduzindo o impacto em até 30% faz com que os órgãos sensoriais comandados pelo labirinto trabalhem com uma informação como se o indivíduo pesasse menos. Além disso, nesse momento, é quando o corpo reorganiza o aporte sangüíneo e isso pode provocar uma tonteira momentânea sem maiores complicações. Portanto, acabou o treino, reduza a velocidade aos poucos (algumas esteiras já fazem isso automaticamente ao se desligar), vá caminhando e continue depois que sair da esteira, por alguns minutos, até voltar "ao normal".


De toda forma, vale lembar bom lembrar... A esteira PODE ser muito boa para alguns, coisa e tal, mas para os corredores ela deve ser usada como opção de treinamento. Correr diariamente em esteiras como forma de treinamento para provas, pode acostumar a pessoa, deixando o corredor menos atento quando voltar para a rua. Ao ar livre, as irregularidades do piso desenvolvem um mecanismo reflexo contra as torções, e a segurança das esteiras pode diminuir essa sensibilidade.

Além do mais, especula-se que na esteira os músculos posteriores de coxa sejam um pouco menos exigidos e mais enfatizados os anteriores tais como o quadríceps e também os flexores do quadril. Portanto, até para equilibrar a ação dos músculos posteriores e anteriores de coxa, o ideal, para quem tem também problemas de falta de tempo e/ou local adequado, é treinar durante a semana na esteira e no fim de semana aproveitar a natureza.

Treinamentos específicos calcados em determinadas condições de prova não são possíveis em esteira, tais como corrida com muitas subidas, em determinados horários com muito calor ou muito frio e claro, com chuva. Pelo menos uma vez por semana esses treinamentos devem ser feitos com a real condição para adaptar o organismo à prova. Não dá para simular na esteira.

Uma atitude que também não dá certo é correr na esteira com pesinho na mão. O gasto a mais de energia não compensa o prejuízo da biomecânica.


Claro que tem algumas vantagens em correr na esteira, mas eu vejo mais desvantagens...Eu até achei uma listinha:

1) Pode ser monótono.
2) A possibilidade de perda de líquidos é maior se o local não for bem arejado.
3) Não dá para simular corrida em declive e nem totalmente plano porque todas têm uma leve inclinação para facilitar o funcionamento do motor.
4) Requer deslocamento até a academia/clube e o pagamento de mensalidade.
5) Para quem quer correr em casa haverá necessidade de comprar uma esteira
6) As caseiras muito baratas quebram logo, por isso as melhores precisam justificar o uso. Se usar pouco não compensa.
7) Pode viciar e diminuir os reflexos próprios da corrida na rua.
8) Em casa, usando ou não, precisa fazer manutenção periódica.
9) A pessoa precisa ser muito determinada para treinar na esteira em casa
10) Se a esteira deixar de ser usada, vira um trambolho ocupando espaço.

Na prova de domingo eu ainda não sei se a musculação e os treinos de subida na esteira surtirão lgum efeito, até porque wm provas com mais de20.000 atletas, senta e chora e reza pra que nenhuma turma resolva correr em paredão na tua frente....mas acho que dá pra gente tirar uns segundinhos ...vmos ver....


ps.: QUEM TREINA EM ESTEIRA NÃO SE SINTA TRISTE...EU TAMBÉM TE CONSIDERO CORREDOR....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

FONTE: COPACABANA RUNNERS

Nenhum comentário: