segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PAPO DE MULHER: DÁ PRA CORRER MENSTRUADA?



Dor de cabeça, inchaço, cólicas uterinas e manifestações psicológicas, sem contar a irritação, a preguicite, a vontade de querer ficar debaixo da coberta comendo chocolate o dia inteiro sem ouvir a voz de ninguém, nem mesmo a do Tiago Lacerda......rs.... Esse são alguns sintomas básicos da menstruação – e da temida TPM (síndrome da tensão pré-menstrual).

No ciclo, uma coisa anda ao lado da outra, é quase impossível separá-las. Mas nem mesmo as restrições que o próprio corpo impõe à mulher devem servir de motivo para afastá-la da prática esportiva e aqui entende-se: corrida. Ao contrário, a corrida ajuda a aliviar alguns sintomas.

Eu mesma não paro. Antigamente eu sofria com cólicas e assim que descia a menstruação nem pensava em treinar...No entanto, após uma conversa com minha médica, ela mesma me disse que correr nesse período aliviaria essas cólicas terríveis. Não é que deu certo? Mas hoje tive problemas mesmo..aliás, venho sentindo problemas há um bom tempo....Ando muito inchada, retendo muito líquido e quando estou nesses dias, não consigo fazer o mesmo treino... sei lá, me sinto um pouco pesada, sonolenta...Hoje mesmo não conseguí correr os 10k leves...corri uns 7km me arrastando. Talvez pelo sol, sei lá...O bom é que e isso tem uma explicação:

A performance nesse período é reduzida em até 30% do primeiro ao sétimo dia, porque a mulher perde muito sangue. E a perda de glóbulos vermelhos, os responsáveis pelo transporte das moléculas de oxigênio, está diretamente ligada ao desempenho. Em 24 horas, é normal perder até 450 ml de sangue.Daí aquela piadinha que os homens adoram: Como a gente pode confiar em alguém que sangra 7 dias seguidos e não morre? kkkkkkkkkkk.......sem graça...

Além disso, há o desconforto da dor de cabeça e do edema, nome médico para o inchaço. No período pré-menstrual, a produção de hormônios que retêm líquido, especialmente o cortisol, pode aumentar o peso corporal em até 2 kg. Esse inchaço causa desconforto, uma sensação tão grande de peso, que a mulher pode desistir de sair de casa para correr...mas não deve fazer isso não.

Segundo a revista O2, dá sim pra correr nesses dias, alterando algumas coisinhas:

- Hidratação: em vez de tomar 200 ml a cada 30 minutos, beba 100 ml a cada 15 minutos.

- Intensidade do exercício: o próprio corpo irá impor limites. Mas o ritmo da corrida deve ser leve e durar, no máximo, 40 minutos.


Correr libera endorfina e isso ajuda a amenizar os desconfortos ocasionados por correr menstruada. Quando a gente começa é um terror..Me sinto com 2 pesos de 2k em cada canela..mas depois, o corpo vai acostumando e a gente vai se sentindo mais confortável, muito embora hoje a coisa ficou mesmo muito feia.

Mas sabem, acho que estou entrando naquela fase de que o metabolismo começa a desacelerar. Antes dos 30, corria 1 hora e mantinha a forma facilmente. Hoje vejpo que a coisa tá meio complicada. Até fiz exame de tireóide pra ver se tinha alguma coisa errada. Ganhei 1k e não consigo perder mais nem por decreto do Papa...

Também tem o lance da temperatura corporal. Fora o aumento do peso, aumenta também a temperatura corporal em até 1ºC. Por causa disso, os ginecologistas e fisiologistas fazem um alerta especial sobre a ingestão de líquido - no treinamento, além de tomar água a cada 15 minutos, é importante ainda molhar algumas partes do corpo como cabeça, testa, lábios, colo e nuca - todo cuidado é essencial para regular a temperatura, que já vai estar alta e aumenta ainda mais durante o exercício.

Hoje memso parando no chuveirinho da praia e me enfiando debaixo da águia gelada, não consegui fazer meu treino direito...que raiva!E o pior tive que terminar os 3km que faltavam caminhando, o que eu acho que é a morte! Dói tudo...

Eu sei o quanto é difícil você acreditar em mim e sair correndo por aí mesmo com cólica, mesmo com todos os sintomas chatérrimos, até porque só quem já teve sabe o quanto é horrível sentí-las.... Cólica é sinal de contração uterina, de que o endométrio está descamando porque não houve fecundação. E aí entra mais uma vez a ação da corrida que libera endorfina, uma alegria para o corpo. E ajuda, inclusive, a diminuir essas indesejáveis cólicas e a dar uma levantada no astral. O pequeno aumento no fluxo menstrual durante a prática da corrida, é normal, devido o aumento da circulação sangüínea e uma pressão maior sobre a musculatura do abdômen.

Ginecologistas e fisiologistas afirmam que não há nenhum impedimento de a mulher correr menstruada, mas, para evitar a preocupação com vazamentos, eles dão a dica de usar um absorvente interno e ainda um absorvente externo. Assim o risco de sujar a roupa é mínimo.

Quanto à roupa, algumas corredoras preferem usar o short mais apertado para sentir que o absorvente está mais seguro. Tanto os mais colados, quanto os mais larguinhos, podem ser usados tranqüilamente.

E por falar em roupas, ainda pra piorar, resolvi correr com um top tomara que caia, por causa do sol. Não queria ficar com marca de top e aí.. acabei escolhendo um tomara que caia que realmente quase caiu mesmo, pois estava um pouco larguinho. Conclusão.. além da decepção d enão estar treinando como eu queria, ainda tive que passar o percurso inteiro levantando o talzinho...pra não dar show na praia...rs...

De toda forma, o negócio é tentar treinar...afinal menstuar não é mais desculpinha para não treinar. Faz assim vai... Corre, chega em casa, tome um bahão morninho e aí sim... caia de boca na panela de brigadeiro...sem culpa...

6 comentários:

Fabiana disse...

Otimo post o que mais me incomoda e o inchaço aff minha pança fica enorme,nesses dias dá atá vergonha de sair de casa. Top tomara que caia e triste viu fica caindo mesmo.

Bons Kms

misturacult disse...

Muito legal o assunto postado. Me sinto muito lenta nesses dias e por isso gostei da explicação técnica.

bons treinos!!

Clau

Anônimo disse...

Muito interessantes seus posts, parabéns... Convido você a visitar nosso Portal ASSESSOCOR e também deixo o mesmo aberto a divulgação de seus artigos caso tenha interesse. www.assessocor.com.br

CORREDOR SANTOS 40 disse...

Nessas horas como agradeço em ser HOMEM , rsrrsrs...

Mas a força da mulher está em tds os sentidos , foi por isso que foram escolhidas para dar a Luz.

Temos q ter alguma vantagem , né/

Sexo frágil é o HOMEM e ñ Vcs, MULHERES..

Bjss...

Que venha o Santista Luciane......

Anônimo disse...

Luciane, eu comentei aqui ontem e nada ainda???

tá me excluindo pq ñ sou do seu time (mulheres)?

rsrsrsr..

Falando sério, nessas horas é a única vez q o homem leva vantagem sobre vcs mulheres.

Pelo menos isso ao nosso favor...

Nos veremos no Santista...

Bj..

Yara disse...

Fiz uma busca no GOOGLE e encontrei teu blog. Vou tomar coragem. Valeu.