quinta-feira, 31 de março de 2011

VARIAR É PRECISO....É PRECISO VARIAR....

Vamos combinar: quem aguenta comer todo santo dia a mesma coisa? E não me venha falar em partos coloridos,porque ver as mesmas cores todos os dias também enjoa...rs...Na corrida é  a mesma coisa. Tem condições acordar todo santo dia, colocar o mesmo tênis, correr pelo mesmo percurso, a mesmíssima distãncia? Duvido...Não dá. Aliás, não pode.

Conheço muita gente que começou a correr empolgadíssimo e depois parou alegando monotonia no esporte. Claro que não. Muito pelo contrário, a corrid não é nem um pouco monótona, haja vista a diversificação de exercícios e treinos ue englobam o esporte.

E diversificar é a palvra correta. da monotonia, mas o principal mesmo, é para obter resultados. Eu custei a aprender isso. Passei pelo menos uns 14 anos da minha vida, fazendo o memso treino. Corria, 10, 12, às vezes 2 horas e meia sem parar. Qual a meta? Nenhuma. Obviamente muita gente corre por prazer e aí, variar é preciso somente para conhecer novos ares, novos caminhos, novas pessoas.

No entanto pra gente que curte uma provinha, curte baixar tempo, curte quebrar recordes pessoais  romper limites variar o treino e o percurso é mais do que necessário, é primordial.

Tem gente que ama correr no asfalto e diz que pela areia nem pensar. Aliás, foge de provas de areia. Até que pinta aquela provinha que todo mundo fala que é muito bacana e resolve se inscrever. O percurso tem areia. Aí...o que acontece? Sofre e sofre muito e jura d epés juntos que nunca mais vai se meter numa roubada dessas.

Mesma coisa com subidas...Não treina em alives porque dói joelho, falta o ar...Aí o pessoal da academia vem com uma conversa que vai ter uma prom São Paulo e que as subidinhas são muito tranquilas.... O cara vai ...bobinho, acredita w o que acontece? Se lasca inteiro,porque correr subidas em São Paulo ou em qualquer lugar do mundo sem um mínimo de preparo até Capitão Nascimento pediria pra sair...

Então, o negócio é mesmo variar. E é bacana viu...Hoje mesmo...Corri leve pela areia...Tava fofa, por conta da chuva da madrugada. Então, aproveitei para voltar pelo asfalto. Conclusão...um treininho básico de velocidade. Fechei a ida pra 25:32 e  a volta para 22:12. Quando eu saí da areia fiquei levinha...Claro que se eu faço o contrário, vou sofrer um pouquinho mais, todavia nas competições você verá resultados.

Como treinar em subidas. Eu odeio. Odeio mesmo. Mas quando há umaprova em que u estou visando um bom resultado como a de maio (ano passado por menos de 1 minuto não entro na elite c), então as corridas são de suma importãncia. Trabalha muito o sistema cardiovascular...Claro não vai querer começar subindo um morro de 1km direto...Vai devagar...Pequenos arranques de 1 minuto, descendo a mesma distãnciano trotinho, só pra recuperar a respiraçaõ. Com o tempo, vai dando pra aumentar tanto a distãncia quanto o tempo do arranque e com certeza quando corre rno asfalto também irá sentir uma diferençã de rirmo absurda.

Outra coisa legal, é pegar um percurso de 8kma 10km e ir dando pequenos tirinhos...correr forte 2 minutos e na boa 5, correr forte 2 minutos e na boa 5...Claro que no final suas pernas vão estar mais cansadas do que de costume, mas você nem sentirá o tempo passar e fará um treino de qualidade e variado.

Quer ver...Aqui na baixada tem mitas provas que mesclam areia e asfalto. Provas de 5km de 10km. É legal participar, até para ver qual a diferença de tempo entr um e outro. Dia 16 de junho haverá a 1a edição da Jovem Pan night run aqui em Santos e eu provavelmente vá...Serão 10km sendo 5km pelo asfalto e 5km pela areia...Interessante e diferente por ser prova noturna...com temperatura amena...dá pra puxar um puco, mas tem que treinar...

Eu s´baixei meu tempo dos 55 min para a casa dos 46 depois de variar o treino. Nada de ficar só no longão achando que isso fará voc|~e adquirir resistência. Pode até adquirir, mas não o fará ter velocidade e se você quer quebrar marcas, é preciso velocidade. Faça pequenos testes.

Esta semana farei o seguinte: pel menos 2 vezes na semana, orrerei em estado de exaustão até onde eu suportar...Não importa de só 5 minutos ou 40. Será um treino de explosão. Pra que Pra suportar sofrimento numa prova, pra adquirir resistência física e força muscular as quais são coisas totamente diferentes....Aí vou ver s emelhoro...O ne´gocio é testar...

Dia 17 começa o Campeonato Santista. Certamente a 1a prova não irei muito bem...Geralmente é assim. Ainda estou fria, a competição ainda não tá muito na veia...Depois vai melhorando, o tempo baixa...Já na outra semana é a 2a etapa do Circuito das praias. Aquela prova de rvezamento de 5km que eu cheguei toda torta....rs...mais m motivo pra acostumar a sofrer....rs..sei que vai ser pedreira....E assim vai...Eu tenho algumas metas pra esse ano eportanto acho que meus treinos devam ser mais exaustivos. A tendência são posts carregados de insatisfação comigo mesma, críticas, vontade de desistir...mas sempre terminando do jeito que eu gosto...mito feliz por ter alcançado os resultados prtendidos....vamos ver....

Então...mãos a obra.. quer dizer...tênis a obra e bora variar....


2 comentários:

DricaPeixoto disse...

Menina do céu, só agora fui notar o quanto a competição te motiva. Eu não tenho esse bichinho dentro de mim, mas confesso que vez ou outra fico pilhada para diminuir o tempo. Mas aí lembro que tenho joelho de lego (operado) e sossego no meu cantinho.
Bons treinos para vc, concordo que tenhamos que variar o terreno e a intensidade ... sem isso não existe avanço.

Beijos
Drica - RJ

Marco Ribas disse...

Olá Luciane, tudo bem?

Muito legal o seu blog e suas marcas. Correr por 17 anos não é brincadeira, não é pra qualquer um! Gostei muito do seu post que fala sobre as ladeiras de São Paulo, realmente não é moleza, estou treinando em Pinheiros e Vila Madalena e tem horas que parece que a lingua vai pular fora de tanto cansado com as subidas.

Olha, admiro muito os corredores que além de correr, divulgam através do blog para incentivar mais pessoas a praticar o esporte! Show!

Luciane, gostaria de me apresentar e, se você permitir, falar um pouquinho sobre o meu blog. Meu nome é Marco, e depois de alguns anos correndo provas de 10K, 12K e meias, decidi encarar o desafio da maratona pela primeira vez e estou registrando tudo em um blog, com a intenção de quem sabe inspirar outras pessoas a começar a correr também. Para o pontapé inicial na distância, escolhi a Maratona de São Francisco, nos EUA, em 31/07/2011.

O endereço é http://acordarparacorrer.com.br. Agradeço se puder dar uma passada por lá e deixar algumas dicas e recomendações. Se gostar do blog, fique à vontade para adicioná-lo nas indicações do seu site, e irei adicionar o seu também com o maior prazer!!

Um abraço,

Marco
http://acordarparacorrer.com.br