segunda-feira, 9 de maio de 2011

EU CONFESSO:  NÃO VIVO  SEM ELE....



Eu até tentei, mas não conseguí. Aliás, vou além: tentei, não conseguí e estou colocando a cabeça no travesseiro tranquila pelo meu fracasso. E quer saber...fracasso porra nenhuma...consciência de que corredor que é corredor não consegue se alimentar se saladinha, peixinho e tudo em quantidade inha e gostinho muito mais ou menos.

Sexta-feira começou a derradeira...rs..Manda aí 2 mini pizzas de atum. Sábado pizza Portuguesa. E volto a dizer, sem peso nenhum na consciência, mas um prazer imenso na alma. Isso porque eu estava a semana interia na base da salada, peixe, bife..dale gelatina...salada, peixe e carne..dale banana.. Ninguém merece! Em que pese eu não estivesse me sentindo fraca, confesso que não estava me sentindo era nem um pouco feliz. E vamos combinar, comer é um prazer!

Corredor precisa de sustância...VIVA OS CARBOIDRATOS!!!!!! Outro VIVA!!!!! E mais um VIVA! Tá bom, chega, mas isso é pra terem noção do que exatemente tenar baní-lo de nossas vidas.

Não é difícil entender o por quê eles são tão importantes (além de gostosérrimos...rs). A maior necessidade de carboidratos deve-se ao fato destes nutrientes proporcionarem aos músculos energia de forma mais rápida. Os carboidratos podem ser simples como a glicose e a frutose ou complexos e de estrutura alongada como o amido. Nosso organismo consegue armazenar pequena quantidade de glicogênio. Assim, os estoques são consumidos rapidamente com uma hora de atividade. Por isto, a reposição é fundamental.

Corredores precisam de 5 a 10 gramas de carboidratos por quilo de peso diariamente. Nos períodos de competição o limite de consumo superior é o recomendado. E eu, tava comendo quanto mesmo? Ah, nem dá pra comentar....

A maior parte desses carboidratos precisa ser rica em fibras, como cereais integrais, frutas e verduras. Já antes e depois de competições, carboidratos de fácil absorção são mais recomendados (exemplos: arroz branco, banana, suco e macarrão). Ai, meu amadao macarrão!!!!!!!!!!!!!! Esse merece mais um VIVAAAAA!!!!!!

Correr requer cuidado especial com alimentação, não tem jeito....Tipo a proteína...não pode ficar de fora de jeito nenhum...A corrida aumenta a necessidade de proteína a fim de reparar os danos musculares e repor os aminoácidos perdidos durante a atividade. O corredor precisa entre 1,5 e 1,8 grama de proteína por quilo de peso diariamente. Antes do treino ou prova, um pouquinho de proteína poupa a musculatura e ainda acelera a recuperação. Por isto, acompanhe seu carboidrato com uma proteína como ricota, queijo branco ou cream cheese light, por exemplo. Na boa.. eu dispenso qualquer coisa light...Me nego terminantemente a correr feito louca, derrubar litros e litros de suor, para ficar comendo coisa light que no final de tudo nem é tudo isso não....Só a coca que tem que ser zero...

Alimentos interessantes para o pós-treino: ovo, soja, semente de girassol, couve-flor, leite, espinafre, carnes e arroz integral. ( eu vou pro arroz normal mesmo).

Até gordura tem lá sua importância. As gorduras são combustível fundamental para o funcionamento do organismo mesmo quando a atividade física é moderada ou leve. Uma refeição com uma pequena quantidade de gordura poupa a reserva de glicogênio muscular.

Dietas extremamente pobres em gorduras podem aumentar a incidência de fraturas por estresse. Priorize as gorduras saudáveis provenientes de alimentos como a linhaça, salmão e castanha-do-pará. Salmão...isso sim....!!!!!!

A atividade física é uma fonte de prazer e bem estar, porém conforme a intensidade do exercício aumenta, mais radicais livres são produzidos, o que pode gerar fadiga crônica, inflamação impactos negativos no sistema imune e envelhecimento precoce. Nem me venha com esse papo de que correr não envelhece...porque envelhece sim...porém com mais felicidade...rs....A dieta do corredor deve ser, portanto, rica em antioxidantes capazes de contrabalancear os efeitos negativos da atividade.

E na boa...tenho que terminar esse post com mais um VIVA OS CARBOIDRATOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

Ingrid disse...

Lu,
No começo não comia nada, vivia na dieta restritiva.
Depois comecei a ler e a entender que para correr bem, tem que comer bem.
Hoje como massa integral "todo dia". Como muito melhor hoje do que antes quando não praticava atividade física.
Pão, arroz, grão de bico e aveia fazem parte da minha base alimentar, sempre nas fibras integrais.
Pra dizer a verdade, já pulo da cama comendo duas bananas e é só a largada do dia.
Não passo fome mesmo, apenas escolho os alimentos corretos.
E ainda dá pra dar uma escapadinha no final de semana em prol do longão do domingo..ehehe.
Bjooo!

Tiago Antunes disse...

Eu estava cortando os carbos afu, daí me liguei que tava ficando fraco e sem vontade de treinar dai voltei e comer carbo, porém agora to com um pouco de excesso de carbo e estou ajustando novamente hehehe e vamo que vamo! Inverno é assim mesmo Lu!