quarta-feira, 11 de maio de 2011

PSICOPATAS TEM UM ALVO...



Uma das coisas que sempre procuro frizar aqui no blog é sobre "ter metas". Ter metas bem estabelecidas na cabeça, caso a intenção seja melhorar o tempo na distância, bater um recorde pessoal ou simplesmente encarar um novo desafio.É sempre muito importante saber o que se quer atingir para só então poder traçar um treino direcionado e alcançar a pretensão. É preciso ter um alvo e se preparar para atingí-lo

Falo isso porque vejo muita gente atirando pra tudo quanto é lado sem nem sequer saber oque está fazendo direito. Eu por exemplo estou tendo dificuldades em provas de 10km pois minha meta é diminuir o meu tempo nos 5km do Circuito de Revezamento do qual estou participando na categoria dupla mista....Obviamnete direciono meus treinos visando a velocidade em pequenas distãncias e consequentemente acabo perdendo um pouco o condicionamento nos 10km...Mas é uma opção minha. Agora se você não tem pretensões, ainda assim deve organizar a semana com treinos diferentes mesclando velocidade, força física, resistência até para trabalhar diferentes músculos e sair da monotonia de um treino sempre igual e sem resultados.

Como eu disse, a meta é muito importante, porém, em algumas pessoas....rs...a meta os torta PSICOPATAS...rs...(termo que eu uso para quem ficou totalmente bitolado no resultado). Ontem à noite, entrei no site da th5eventos, organizadora do Circuito dasPraias. Verifiquei então que eu e Clayton estamos em 2º lugar, o que pde mudar a aqualquer momento posto que ainda estamos na 2a etapa das 6.

Então, eis que psicopata que existe dentro de mim aparece. Tracei um perfil das duplas que estão do 1º ao 5º lugar, incluindo eu e clayton. Tempos que fizeram na 1a etapa, tempos que fizeram na 2a etapa, quem melhou, quem piorou, quanto subiu, quanto desceu...uma loucura, admito. Após, enviei esses dados para o meu parceiro Clayton traçando uma estratégia para a proxima etapa,de modo que ele diminuísse 30 segundos em seu tempo e eu 40 segundos. Também não vou largar em 2ºlugar..Dessa vez abrirei os primeiros 5km e deixarei para Clayton a responsabilidade de correr atrás do prejuízo de mais ou menos 1 minuto entre eu e a 1a colocada.

Ok, muitos podem ler isso e achar que é coisa de doido. Pode até ser. Mas aqui devo fazre uma pequena observação: quando voce é uma pessoa focada em resultado, nem tente, aliás, nunca mesmo...fazer dupla com alguém que não seja igual a você. Clayton é exageradamente competitivo. Eu...acho que nem preciso dizer.Ambos treinam visando fazer uma execelente prova, obviamente respeitando o limte de cada um. É claro que na 1a etapa, quando eu estava me sentindo mal, a vontade que eu tinha era parar por ali mesmo...mas o fato de estar correndo em dupla acabou por me pressionar a não desistir e a chegar naquele estado lastimável. Sei que Clayton faria o mesmo. Nãodá pra voce colocar a perder o que o seu parceiro fez tão bonitinho...rs...

Mas apesar dessas "psicopatices" nossas de ficar analisando tuuuuuuuuuuuuuuuuudo sobre os adversários...somos uma ótima dupla. E digo mais, essafoi a 1a vez em que participo de provas em dupla. Está sendo uma grande motivação pra mim. Sentir a adrenalina de ver o parceiro vindo na tua direção, oácido láctico queimando tuas pernas dando a sensação que vai saltar os olhos pra fora o rosto quente, a respiração ...opa.. que respiração.???? nãodá nem tempo de respirar e lá se foram os 5km percorridos...Muita gente pode não entender, mas é isso que me move ainda...o que eu naõ andava sentindo nos 10km...

E hoje treinei pensando nisso...metas, metas e mais metas...sair de casa todos os dias debaixo de chuva e frio na intenção de baixar míseros segundos no tempo final. Aí perguntam: "Baixou 2 segundos?Mas isso não é nada!"...è...é muita coisa...é fruto de esforço...de muitas escolhas: treinar ou não treinar, sentir dor ou não sentir dor, tanta coisa que só aqueles que tem metas ou já as alcançou é que me entende...

Na verdade, acho que isso que me move....E eu me sinto muito feliz por correr há mais de 17 anos e ainda manter a motivação dentro de mim...porque vamos combinar...não é nada fácil!!!!

3 comentários:

Ingrid disse...

Sabe Lu, sou bem franco atiradora. Não corro á muito tempo e ainda estou tentando entender onde me encaixo de fato nesse meio corrístico.
Ás vezes me vejo numa constante de erros e poucos acertos. Procurar um profissional talvez seja a solução, mas não pra agora ( e nem pra mim...eheh).
Gosto disso na corrida, usar as ferramentas que temos em mãos, e fazer do limão, uma limonada.
Admiro toda tua força.
Sucesso no domingo!
Bjo.. Ingrid

Marcus,Realaengo disse...

Eu sou seu admirador por causa dessa sua competitividade, me identifico muito. Na última de 5Km falei que vc ia fazer 21;45, chegou perto, na próxima fará 21;30. É "simples": sair forte, manter forte no meio do percurso e aumentar no final, só isso. rsrsrsrsrsrsr. Boa sorte e bons treinos.

Marcus,Realengo disse...

Oi, tô voltando a fazer esse comentário pq o outro que fiz sumiu. Gosto muito de ler seu blog pq adoro sua competitividade, tem que ter uma meta: melhorar otempo, perder peso e por aí vai, mas tem que ter uma meta. Da outra vez falei que vc ia fazer 21;45 nos 5km, agora com esses treinos acho que dá 21;30. Bons treinos e boa sorte.