quarta-feira, 4 de julho de 2012

A ESCOLHA É SUA...




É o que eu sempre digo: Cada corredor tem um método de treinamento. Cada corredor tem uma planilha. Cada corredor tem um jeitinho para dar um chega pra lá naqueles dias de preguiça. Ok...isso é a regra, mas há muitas exceçõespor aí.

Eu particularmente conheço muita gente que precisa ter alguém pegando no pé...isso traduz-se pra mim como contratar uma assessoria esportiva. Na verdade acho muito importante um corredor ter um profissional que o acompanhe desde o início, já que possibilita conhecer a fundo o que realmente aquele corredor objetiva, se quer correr para baixar tempo, se quer correr para perder peso, enfim...quão realmente é a importância da corrida na vida daquele atleta.

E não pensem que um profissional serve apenas para iniciantes.É bem verdade que aqueles que estão dando os primeiros passos na corrida, necessitam muito mais dos conselhos e orientações de um técnico, já que muita gente começa a correr hoje achando que amanhã já estará um palitinho de tão magro, ou pior, acaba exagerando nos treinos sem seguir nenhum parâmetro e consequentemente enfrentando uma lesão precoce, que muitas vezes poderia nunca ter sido experimentada.

Todavia, porém, entretanto, um profissional capacitado não tem menos importância quando se trata de atletas veteranos. Aliás, muito pelo contrário. Muitas vezes, porque corremos há muitos anos, acabamos achando que sabemos tudo, mas não é bem assim. Aumentar a rodagem, achar que está pronto para enfrentar sua 1a maratona ou quaquer outro desafio, dar tiros com distâncias maiores, tudo isso leva tempo e nem sempre sabemos o momento ideal para colocar isso em prática.

A assessoria esportiva, é bem bacana principalmente para quem precisa de estímulo, já que os treinos muitas vezes são feitos com vários corredores em uma pista. Eu sei que é bem chato mitas vezes a gente acordar ir correr e só ver pombinhas na rua. Há quem volte pra casa nos primeiros quilômetros. Tem que ter determinação. Contratanto uma assessoria, assim que você chega pra treinar, já recebe um UP e dá a motivação que você precisa.

No entanto, devo dizer: Pra tudo tem prós e contras. Não nasci para ter um técnico me dizendo a todo instante o que devo fazer. Há algum tempo atrás, quando voltei pra musculação depois d emuito tempo afastada, a primeira coisa que ouvi do meu professor, tão logo eu disssesse que sou corredora, foi: "Toma esse telefone. Ele vai te acompanhar direitinho". O telefone era de um treinador. Peguei o telefone, mas confesso que desde o primeiro momento a intençõ era de não ligar...rs...e não liguei mesmo.

Muita gente sabe aqui que corro há mais de 17anos. Volto a dizer.... não sabemos tudo, mas nos conhecemos o suficiente. O bom, é que toda a minha opinião é baseada em fatos vividos por mim. Certa vez, abandonei a planilha que um técnico havia  me passado. Ele era técnico de um blogueiro e conversando com ele sobre o tempo que eu gostaria de alcançar nos 10km ele me passou uma planilha. Realmente, a planilha era milagrosa. Cheguei nos 46min tão logo eu começasse a colocá-la em prática....mas me lesionei. A planilha era porreta, mas o corpo não aguentou e foi quando me lesionei. Ok, era uma planilha, sem acompanhamento técnico, mas ainda assim, uma planilha, cujos treinos foram baseados nas minahs informações. Agora a tática é outra. Abandonei a planilha e fiz a minha própria planilha, com muitos dias de rodagens (pra pegar resistência), treinos de tiros de 400m (força e resistência), treinos progressivos e apenas 2 dias de musculação, sendo que a musculação entra exatamenteno 5º dia de treino...ou seja.. corro 4 dias e no 5º... faço um trabalho de força muscular. Tá certo? Não sei, mas o corpo está respondendo bem e o melhor, alcançando os mesmos objetivos.

Nessa brincadeira perdi 1,5 kg, perceptíveis a todo mundo, minhas pernas parecem dois troncos de tão duras e minha resistência está tinindo. Vai funcionar? Não sei. É uma experiência para a prova do dia 26 e 27 de julho, nas provas de 5km e 7km.. Meu professor de musculação não concordou, achou que estou treinando mais do que devia e inserindo pouca musculação. Talvez. Mas ainda não acho isso.

Uma amiga minha, Patrícia, também não curtiu uma assessoria aqui de Santos. Acho até que talvez tenha infelizmente pegado um profisisonal não tão capacitado. Certa vez, reclamando de dores na virilha, ela pediu ao orientador que não treinasse mais pelo asfalto e ele, apenas disse, que as dores eram reflexos dos treinos bem executados (já começou errado, porque na minha opinião não é normal sentir dor, se sentiu, exagerou e se exagerou não tá correto o treino). Conclusão: foi diagnosticada com uma lesão no púbis e ficou parada por 2 meses. Saiu da assessoria, passou a treinar sozinha e nunca mais teve nada.

Também andei observando uma outra amiga. Óbvio que não falei nada pra ela. Mas percebí que podam muito o potencial dela. Ela pode mais e está preparada pra o "mais", porém, a incluíram num grupo, daqueles que terminam a prova todos juntos, praticamente de mãozinhas dadas e aí, o resultado é tempo alto para alguém que poderia fazer bem abaixo. Enfim...

A idéia é sempre correr de forma saudável. E não pensem que participar de uma ssessoria esportiva lhe dá garantias de que tudo saia bem sempre. Há técnicos e não são poucos, que não respeitam a vontade dos alunos. O atleta diz que não se sente preparadao para enfrentar determinada prova e ele insiste dizendo que sim, que está. O atleta não quer desenvolver sua capacidade para a competição e o técnico acha que ele será um talento desperdiçado fazendo o acreditar a todo momento que poderá vencer um queniano....Também não é assim. Voce tem o direito de escolher se quer virar um Super-Homem ou continuar um Clark Kent....rs....O profissional deve respeitar os anseios de quem procura uma ajuda.

Nem sempre quem começa a correr quer participar de provas....eles estão ali muitas vezes porque simplesmente querem emagrecer, querem praticar uma atividade física por recomendação médica....É claro que também há casos que o atleta entra com um objetivo e mais tarde desperta para o mundo de provas e tempos e paranóias peculiares da corrida....rs...mas se não antecer, o técnico tem que entender e respeitar a vontade....

Como eu digo há prós e contras. E se falarmos de preços então, acho que muitos desistiriam. Custa caro minha gente, custa muito caro.
O que quero dizer é que cada corredor deve analisar o que é bom pra você. Se o melhor é uma assessoria para que um profissional lhe diga bonitinho o que deve fazer, com deve correr, o quanto deve corer, o que deve comer....ótimo....Em contrapartida, se voce achar que pode treinar sozinho, obviamente com toda responsabilidade que o esporte requer (fazer exames periódicos, aumenatr a carga dos treinos devagarinho e saber ouvir o corpo quando dá sinais para parar), ótimo também... siga em frente.

Como eu disse,  não consigo ter ninguém me dizendo o que fazer e como fazer. Não que eu saiba o que fazer e quando fazer sempre, mas acho que talvez consiga entender a linguagem do meu corpo....pelo menos por enquanto....e isso, pra mim, é o mais importante....

5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com vc. Acho que cada pessoa é uma pessoa....as planilhas precisam ser analisadas sob a ótica de vários fatores. O que essa pessoa de fato quer? O que ela espera, como ela reage. Isso me lembra muito o tratamento homeopático onde o médico começa com uma graduação e vai ajustando de acordo com o que o paciente responde. Não é diferente aqui. Uma planilha não pode ser como uma roupa P/M/G, tem que ser muito bem elaborada, caso não seja, pode levar o atleta a se desestimular, ou pior, sofrer lesões...Quanto aos custos, tudo aquilo que vira uma certa "moda", acaba sendo hiper-custoso....É isso. Abs

Edgar

Anônimo disse...

sara.... vc é chataaaaaa

Dayana disse...

Gostei muito do seu post e acredito que vc tem razão. Tem pouco tempo que "inventei" de correr e como não tenho grana disponível para assessoria, treino sozinha, "pego" planilhas da internet (O2) e adapto para mim, por enquanto tá dando certo. Bjs.

Unknown disse...

ANõnimo....estava com saudades sua...cheguei a imaginar que vc naum estava mais perdendo seu "precioso tempo" lendo meus posts...rsrsrs...que bom que voltou! kkkkkkkkkkkkkkkkk...abraços!

Ps>: Estou orando por vc, anônimo que naum se cansa de ler meus posts!

Unknown disse...

ANõnimo....estava com saudades sua...cheguei a imaginar que vc naum estava mais perdendo seu "precioso tempo" lendo meus posts...rsrsrs...que bom que voltou! kkkkkkkkkkkkkkkkk...abraços!

Ps>: Estou orando por vc, anônimo que naum se cansa de ler meus posts!